sábado, novembro 06, 2010

Aviso a quem ainda não saiba: sou tiete descarada da saga Harry Potter (fato comentado nos posts 28 Lembranças Literárias da Mulherzinha, no Carma da Mulherzinha e, mais recentemente, nos Delírios de uma Pottermaníaca). Portanto, presentes relacionados com a série costumam ser bem vindos. E minha irmã apostou nisso no meu aniversário do ano passado e trouxe o livro bem acompanhado pelo CD novo da Shakira. E durante as voltas ao trabalho, aproveitei pra lê-lo no ponto de ônibus (sim, contos de fadas ajudam a diminuir o estresse de esperar a condução pra ir pra casa). E aproveitando que a parte 1 do último filme da série estreia neste mês, eis o livro no Literatura de Mulherzinha!!!

Os Contos de Beedle, o Bardo – J.K. Rowling – Rocco
(The Tales of Beedle the Bard – 2007/2008 – Children’s High Level Group)

O livro traz cinco contos de fadas: O Bruxo e o Caldeirão Saltitante; A Fonte da Sorte; O Coração Peludo do Mago; Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante e o Conto dos Três Irmãos. Todos eles com ilustrações e lições de comportamento aceitáveis ou não para a sociedade bruxa (e trouxa). Como nos contos de fadas para trou-xas, as histórias têm heróis que lidam com dilemas e escolhas cujas conseqüências podem servir de inspi-ração para os leitores. Na edição, ainda há o charme das anotações do professor Alvo Dumbledore, explicando algumas linhas de abordagem dos contos com as crianças.

Eu confesso: tenho dois favoritos: A Fonte da Sorte e O Coração Peludo do Mago. O primeiro por ser a história de uma jornada rumo a um objetivo e as escolhas que são necessárias no caminho para se chegar à meta. E o segundo por parecer um conto de fadas tradicional até o final surpreendente.

Neste livro, de leitura rápida e fácil, os detalhes são ótimos de serem observados. A presente edição foi feita a partir dos trabalhos de tradução das runas antigas feito por Hermione Granger. ^^

Ah, sim, caso alguém ainda não saiba, o último conto – O Conto dos Três Irmãos – é citado no 7º livro da série – não vou dizer o motivo para não estragar as surpresas para quem ainda não leu...

E J.K. Rowling doou os direitos deste livro para uma organização chamada Children’s High Level Group arrecadar recursos. Então, a gente lê, se diverte e ainda faz caridade. Legal.

Bacci!!!

Beta
Reações:

Um comentário :