domingo, agosto 13, 2006

Pois é, já diz o ditado: "Coruja que gava o toco, pau nela", mas depois de ler vários livros com protagonistas chamadas Sarah, Anna, Elizabeth, Margareth, Laura, Caroline, Ruth, Rachel, Mary... é meio susto e muita alegria quando encontro um livro onde a mocinha chama Roberta. Afinal de contas, é um nome forte, de origem anglo-saxônica, que significa: "Nascida para a fama e a glória."
Loiras, morenas, ruivas... Então, aqui estão as Robertas que eu achei. Se alguém souber de mais algum, é só me avisar...

*
Saga da Família Crighton:
Um plano de sedução - Penny Jordan - Sabrina edição comemorativa
(The perfect seduction - 1997 - Silhouette books, Harlequin)
personagens: Bobbie Miller e Luke Crighton

Uma história mal contada de família levou as gêmeas Roberta "Bobbie" e Samantha Miller a planejarem uma vingança. Problemas de última hora deixaram a execução a cargo de Bobbie, que deveria se infiltrar na família Crighton, na Inglaterra. Luke Crighton não confiou na americana alta, mas sentiu-se atraído por ela... E quando percebeu que a família estava ameaçada fez o possível para defendê-la...

* O destino mora ao lado - Debbie Macomber - Bianca 562
(Father's day - 1992 - Mills & Boon)
personagens: Roberta Masterson e Cole Camden

A mãe viúva Roberta não resistiu ao desejo do filho Jeff, ter um cachorro. No entanto, eles tinham acabado de se mudar para a casa nova e ela não sabia quando poderia atender ao pedido. No dia seguinte, havia um labrador preto na casa deles. Jeff nem teve tempo de comemorar, porque o dono, Cole, veio logo atrás. O novo vizinho era mau humorado e pouco disposto a fazer amizades... Mas isso é só o começo...

* A arte de amar - Barbara Cartland - série Barbara Cartland 455
(Love comes west - 1996 - Barbara Cartland)
personagens: lady Roberta Worth e Adam G.

A esfuziante lady Roberta Worth fugiu de casa para encontrar o pai em Paris e, dali, foi com ele para a África. No entanto, uma febre a deixou órfã. Como não podia voltar para os entediantes parentes aristocráticos na Inglaterra, foi em busca de uma tia nos Estados Unidos. Agora, teria que deixar para trás o título e aprender a se virar em um ambiente hostil. Até que em outra fuga conheceu o pintor Adam... e percebeu que a sua aventura estava apenas começando...
Curiosidade:
- A capa desse livro é a mesma de Veludo Azul, Clássico Histórico, de Catherine Archer.
ps.: Esse deve ser um dos poucos livros da Barbara Cartland que eu tenho hehehe

* Escrava do amor - Michelle Reid - Bianca Especial de Férias 33 (triplo)
(Slave to love - 1995 - Silhouette)
personagens: Roberta Chandler e Solomon "Mac"Maclaine

"A atual loira burra do papai"... Um namorado que era um ex-marido e pai de uma adolescente que fazia o possível para espezinhá-la e humilhá-la. Calma que ainda tem mais: Mac era o chefe de Roberta. E bem que ela queria tentar se livrar dele, ainda mais depois da última humilhação de Lulu. No entanto, Mac não pretendia deixá-la ir embora, mas Roberta não ficaria com ele a menos que ele esclarecesse algumas coisinhas importantes com a antiga família.
Curiosidades:
- Coelhinha? Odeio apelidos assim...

* Arizona Ardente - Jennifer Greene - Desejo 81
(Arizona heat - 1995 - Silhouette)
personagens: Roberta McClellan e Paxton Moore

Roberta saiu de Minnesota atrás do meio irmão, que estava desaparecida no Arizona. E entrou como um furacão na vida de Pax, que prezava a tranqüilidade e era a última coisa que ele encontrava ao lado dela. Ela precisava da ajuda dele, mesmo que se recusasse a admitir em muitos momentos. E como diz o resumo do livro: "Ele simplesmente não pôde resistir a ela..." Uma protagonista imprevisível e dedicada meio exótica e com pavor irrestrito de aranhas, um herói contra a vontade e honrado... era para aumentar a temperatura, que já não era baixa no Arizona...
Curiosidade:
- Esse foi o primeiro livro que eu encontrei que a protagonista chamada Roberta! Estava chateada com algumas coisas e uma visita à banca de jornal encontrei o livro. Foi comprado no dia 04/07/96, custou 3 reais. Ainda não trabalhava, pedi o dinheiro à minha mãe e mergulhei na leitura dele. Foi ótimo. O livro ajudou a me colocar no prumo, a lembrar que, depois das piores tempestades, sempre aparece um arco-íris.
- Eu também tenho horror a aranhas, baratas e insetos em geral...

* Uma nova esperança - Heather Graham - SuperSabrina 01
(Queen of Hearts - 1997 - Kensington)
personagens: Roberta Collins e Kevin Whellen

A morte de pessoas queridas uniu os destinos da dona de casa Roberta e do congressista Kevin. Ele tentou, mas não impediu o desfecho trágico de um seqüestro de um avião por terroristas. A noiva dele estava no avião, que caiu na rua onde moravam o marido e os dois filhos de Roberta. Ela passou anos responsabilizando ele pelo final da família. Até que um cruzeiro pela Bahamas, a hostess Roberta se vê frente a frente com Kevin, que está determinado a mostrar para ela que corações partidos poderiam ser recuperados. Mas o perigo está por perto e faz parte das aventuras que eles vão ter que enfrentar.
Curiosidade:
- Esse é um dos poucos livros da Kensington que eu tenho...

* Menções honrosas - o nome Roberta também citado nas histórias:

- SÉRIE ESCRITO NAS ESTRELAS:

A Força do Destino - Suzanne Carey - Julia Escrito nas Estrelas 03
(Baby Swap - 1992 - Silhouette)
personagens: Margo Rourke e Seth Danner

A nova babá, Margo, escondia um segredo. Seth pôde perceber isso. Só não sabia que o que ela escondia era suficiente para mudar para sempre a vida dele e da filha... E Margo não queria enganar Seth, só descobrir a verdade. E pode ser que as duas coisas estejam ligadas.
- Roberta é a irmã da ex-esposa de Seth, brevemente mencionada.

- SÉRIE CASA DAS NOIVAS
Um sonho de amor - Daphne Clair - volume 04
(Wilde Heart - 1996 - Harlequin)
personagens: Natasha Pallas e Ryder Blake
cenário: A Casa das Noivas da Austrália

O impacto da separação de Grace e Jeffrey foram sentidos até em Sidney, onde o diretor da filial australiana, Ryder Blake, amigo de longa data de Gabriel, também tentava entender o que havia acontecido. No entanto, ele se vê às voltas com a organização de uma exposição das famosas jóias DeWilde. E a repórter de tevê Natasha Pallas quer ter acesso a coleção para fazer a grande reportagem de sua vida. Para isso, ela precisa ganhar a confiança de Ryder. A investigação sobre as jóias roubadas também vai para a Austrália, desta vez, até com a participação de Jeffrey. Será que o amor pode fazer uma pessoa abrir mão do segredo de família?
Roberta é a amiga que divide apartamento com a mocinha da história, brevemente mencionada.

- Para sempre a teu lado - JoAnn Ross - Sabrina 1165
(1-800-Hero - 1998 - Harlequin)
personagens: Grace Fairfield e Lucas Kincaid

Roberta Grace é uma famosa autora de best sellers. No entanto, ela não existia. A separação do ex-marido ameaçava o futuro de Grace, que queria manter os direitos pela história que ela escrevia, mas que ele divulgava. Para piorar, Grace foi ameaçada de morte e teve que arrumar um guarda-costas. E aí que entra Lucas Kincaid, solitário, independente, lindo, sedutor e irresistível. Era hora de Grace parar de pensar e escrever cenas e passar para a prática!

- Vamos fazer de conta? - Gail Martin - Sabrina 1265
(Let's pretend - 2002 - Silhouette)
personagens: Jessamy "Jess" Cosette e Derek Randolph

O irmão mais novo, Derek, da melhor amiga tinha sido o pesadelo na adolescência de Jess. Quando eles se reencontram, 10 anos depois, não é que o pesadelo tinha virado sonho? Os dois estavam diferentes, bonitos aparentemente, mas escondiam a insegurança de mostrar que tinham superado o trauma da adolescência. E agora Derek precisava da ajuda dela: para conseguir uma promoção, precisava parecer que era comprometido. O problema era que o repórter bonitão queria que o compromisso fosse real.
- Roberta "Bobbi" Kelly junto com Janet Pardo são duas amigas de escola de Jess, que estão bem interessadas no relacionamento dela com Derek.

* Atualizado em 13/08/05

Sugestão da Denise, que me encaminhou via comunidade ADORO ROMANCES, no Orkut:

- ENFIM, O AMOR!
Amanda Carpenter - Julia 393

Como uma chama muito tênue, o desejo surgiu insinuante, indefinido. O homem de quem Roberta aprendera a gostar como de um irmão, o amigo para quem não tinha segredos, de repente lhe provocava sensações desconhecidas e intensas com um simples olhar!
Maldizia o ciúme que a dominava quando o via com outra mulher. Que direito tinha de agir como esposa traída? Ele era apenas seu amigo. Um homem que a vira crescer.... e agora despertar para o amor.

Segundo Denise, a história é linda! Eu ainda não li, mas vou caçar por aqui!

Bjs!

* Atualizado em 03/09/05

- Falei dele ali em cima e olha só:

Enfim, o amor! - Amanda Carpenter - Julia 393
(Waking up - 1986 - Mills & Boon)
personagens: Roberta Fisher e Jason Morrow

Roberta e Jason cresceram juntos, brincavam juntos... até que ele foi para a faculdade e ela ficou. Seis anos depois, ela está de volta e as coisas não são as mesmas. Há algo diferente no ar, mas Roberta não consegue compreender o que é. Ele está presente o tempo todo e isso a deixa perturbada... Até que Robbie começa a desconfiar que a amizade poderia ter virado amor. Mas será que Jason a amaria também?
Curiosidade:
- Ganhei esse livro de presente da Denise! (Obrigada!!!!!!!) Eu nem sabia que ele existia. Para quem gosta de histórias de "melhores amigos" que se apaixonam, é um prato cheio!

Menção honrosa

Será que é amor? - Bobby Hutchinson - Bianca 827
(Running wild - 2005 - Kensington)
personagens: Maddie Bertusso e John Fisher

Francine era a estranha no ninho na família Bertusso: o pai, a mãe e a irmã mais velha, Maddie, trabalhavam em profissões relacionadas com a lei. Por isso, foi um choque total quando Francine apareceu namorando Sebastian, que estava sendo acusado de ser um ladrão que roubava e agredia idosas! Para piorar, ao investigar Sebastian, Maddie conheceu John, o irmão responsável, certinho, totalmente o oposto de Sebastian e que precisava da ajuda dela para livrar o irmão da acusação... A princípio, ela pretendia sabotar qualquer apoio que Sebastian pudesse ter, mas Maddie ficou em dúvida se ele era mesmo culpado.. E já era tarde demais para consertar decisões tomadas com base em preconceitos.
- Roberta é uma amiga da avó de Maddie e Francine citada na história (Thelma quer apresentar o neto de Roberta à Maddie...)
ps.: Gente, é um dos novos da Nova Cultural que vale a pena!!! Só comprei porque essa autora, Bobby Hutchinson, costuma escrever sobre canadenses e eu achei que o livro se passava no Canadá, mas a história acontece em Seattle...

*** Atualizado em 14/01/2006:

Mais dois livrinhos, da turma da velharia, que achei depois de exaustiva garimpagem no sebo:

O guerrilheiro das montanhas - Sophie Weston - Julia Especial de Férias
(Beyond ransom - 1986 - Mills & Boon)
personagens: Roberta Lennox e Rafael Madariaga

Roberta era a executiva de uma empresa que queria um contrato com o governo de Oaxacan, país da América Latina. No clima de instabilidade política, após uma festa em Alto Rio, ela foi seqüestrada e levada para um cativeiro nas montanhas. E se viu tentando entender a situação e os sentimentos pelo líder do grupo, Rafael Madariaga. O famoso advogado articulava uma saída democrática para o impasse político que conturbava a nação. Ele também não entendia os sentimentos pela refém... E isso era suficiente para colocar os dois em perigo.
Curiosidade:
- Imaginem a minha cara de felicidade quando encontrei um livro da Sophie Weston - uma das minhas escritoras favoritas - com a protagonista chamada Roberta... Gostei muito da história, embora tenha uma ressalva quanto a uma situação mal explicada no final... mas é chatice minha, nada que estrague a história
- Roberta Lennox é escocesa de nascimento, mas trabalha em Nova York e fala castelhano fluentemente.
- pra minha raiva, alguma dona anterior do livro não soube conservá-lo direito. Por isso, não sei o número da edição brasileira.

Fascínio em Nova York - Maura Seger - Momentos Íntimos 173
(Night and day - 1988 - Silhouette)
personagens: Roberta Harrington e Mark Sabatini

Mark salvou Roberta do ataque de marginais no Central Park. Foi assim que a garota rica se aproximou do policial de família italiana. E o relacionamento que começou com o salvamento vai se fortalecendo. Mas a violência, que também faz parte de Nova York, pode afastar Roberta e Mark. O amor conseguiria fazê-los superar os riscos e vencer o medo?
Curiosidade:
- É o primeiro de todos os livros com personagens chamada Roberta que faz uma menção direta a algo da minha história pessoal: a famosa música de Peppino di Capri:
"Alguém lembrou que Roberta era um nomem muito comum na Itália, sendo até título de uma canção famosa." (p.93)
O motivo: é que meus pais me batizaram por causa desta música. Segundo reza a lenda, Peppino di Capri a compôs para tentar reatar com uma namorada com quem tinha "pisado na bola". Não funcionou, mas a música se tornou um sucesso obrigatório nos shows dele, especialmente no Brasil.
Para quem quiser matar a curiosidade, seguem a letra e a tradução...

Roberta
Peppino Di Capri

lo sai, non e' vero,
che non ti voglio più
lo so,
non mi credi,
non hai fiducia in me
Roberta ascoltami,
ritorna ancor ti prego
con te
ogni istante
era felicità
ma io non capivo,
non t'ho saputo amar
Roberta, perdonami,
ritorna ancor vicino a me
Roberta ascoltami,
ritorna ancor ti prego
con te
ogni istante
era felicità
ma io non capivo,
non t'ho saputo amar
ascoltami, perdonami,
ritorna ancor vicino a me.

Roberta
Peppino di Capri

Sabe, não é verdade
Que não te quero mais
Sabe, não acredito
Não tem mais confiança em mim?
Roberta, escuta-me
Volta, mais uma vez te peço
Com você, cada instante
Era felicidade
Mas eu não entendo
Não soube te amar?
Roberta, me perdoa

Com você, cada instante
Era felicidade
Mas eu não entendo
Não soube te amar?
Escuta-me, perdoa me
Retorna mais uma vez, pertinho de mim

Aguardo comentários!!!

Bjs

Beta

*** Atualizado em 20/03/06:

Lançamento recente da Nova Cultural - ainda pode ser encontrado nas bancas (dependendo de onde você more)!!!

Paixão e Delírio - Ruby MacDonald - Sabrina Sensual 10
(Smooth Sailing - 1995 - Kensington)
personagens: Roberta Cicero e Erik Youngstrom

A vida de Roberta seguia dentro da normalidade, até o dia que um enfarte fulminante matou o marido, Peter. Então, ela teve que aprender a fazer tudo que ele nunca permitia, por achar que não era competência de uma mulher. Incentivada pelas amigas e pelos filhos, aprendeu a administrar a marina, a pilotar o iate, a ser independente. No entanto, essas não seriam as únicas mudanças - ou os portões - que ela teria que enfrentar: as decisões dos filhos, a indecisão sobre a proteção oferecida por um amigo e os medos de uma mulher que precisa recomeçar a vida. E todas as decisões se confrontam quando ela socorre um velejador numa enseada. Será que ela poderia aceitar a atração e o desejo por um rapaz simpático, charmoso e oito anos mais novo?

Beijos

Beta
*** Atualizado em 13/08/06:..
Mais uma menção honrosa para:

Paixão à primeira vista - Barbara McMahon - Julia 1246
(The sheik's proposal - 2002 - Harlequin)
personagens: Sara Kinsale e sheik Kharum bak Samin

Sara era a filha fracassada e sem talento da milionária família Kinsale, dona de empresa petrolífera. No entanto, uma trapalhada dela colocou uma negociação entre a empresa e o governo de Kamtansin em risco. Para evitar uma crise diplomática internacional, ela foi obrigada a ficar noiva e a subir no altar com sheik Kharum. O casamento teria futuro se os dois superassem o orgulho dele, a insegurança dela, a intriga política e a avaliação de um contrato milionário entre a empresa da família de Sara e o governo do sheik Kharum. Poderia uma garota que aparentemente tem acesso a tudo mas se sentia praticamente um zero a esquerda lidar com uma situação tão complicada e fazer essa união funcionar?
- ROBERTA é a mãe de Sara, a noiva trapalhona, que aparece em alguns momentos da trama conversando com a filha.
Beijos
Beta
Reações:

3 comentários :

  1. Anônimo10:24 PM

    Oi Roberta, tem um livro da Sharon Kendrick em que a heroína se chama Roberta, o livro se chama Acertando as contas - Julia 969, essa história é a minha favorita dela, no livro aparecem personagens de outros livros. A história é a seguinte: Eles se conhecem no dia do casamento dela e acabam no maior agarramento, depois ele descobre que ela vai casar com o amigo dele (detalhe: ele é o padrinho), depois do casamento ele vai embora e depois de uns 5 anos eles se reencontram, ela é viúva e ele vive maltratando ela, pois acha que ela é uma pilantra, um dia eles acabam dormindo juntos e ele descobre que ela ainda é virgem......
    Vale a pena ler.

    Cássia

    ResponderExcluir
  2. Scarlett Ohara Cavendish2:01 AM

    Parabéns Roberta, pois em meus 14 anos que leio meus romances sabem quantos li com o meu nome verdadeiro? 1 pois dois eram Letitia e Letizia.
    Se inveja matasse.
    PUFF
    morri..........
    Bjus e abraços

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:28 PM

    Enjoyed a lot! »

    ResponderExcluir