sábado, dezembro 17, 2005

Para quem tiver com preguiça... Aqui tem meus resuminhos e comentários sobre cada livro Chicklit que coloquei no LITERATURA DE MULHERZINHA nas últimas semanas!!!!!

* A MULHERZINHA-MOR!!!

O DIÁRIO DE BRIDGET JONES é o livro-referência para todos os lançamentos e comentários sobre essa área. É o mais conhecido de todos os livros que vão ser citados aqui.

# ONDE GANHA: Tem situações altamente identificáveis, desde a lista de promessas de início de ano (atire a pedra quem nunca fez algo assim) aos pequenos e grandes problemas do dia-a-dia (tirando o exagero)...

# ONDE IRRITA: Tem horas que a Bridget é tão sem noção, mas tão sem noção, que você se pergunta se algumas muitas doses de um remedinho tarja preta não seria conveniente...

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Daniel Cleaver, é o típico homem-armadilha. Só a tonta da Bridget não percebe...
Pam Jones, a mãe da Bridget. Vocês não têm idéia do que esta criatura é capaz!

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: Mark Darcy. Advogado, divorciado, um dos solteiros mais cobiçados da Inglaterra. Apesar de não parecer para Bridget, é a encarnação do príncipe encantado, um porto seguro sensato para a atrapalhada Bridget, com o lembrete de que os meninos bonzinhos não são necessariamente santos entre quatro paredes.
Colin Jones. Agüentar Pam e Bridget na mesma família é quase um martírio!

# MOMENTO INACREDITÁVEL: Não duvide dos talentos de Bridget Jones na cozinha. Ela pode surpreender você!

* A MULHERZINHA-MOR VOLTOU!!!

Será que existe vida após o "... E eles foram felizes para sempre?" É o que vamos descobrir em BRIDGET JONES: NO LIMITE DA RAZÃO. E, nunca um título justificou tão bem a história - tem horas que você não sabe se Bridget é louca e insana ou se a sua paciência, enquanto leitora, agüenta até o ponto final.

# ONDE GANHA: mostrar o cotidiano do namoro - apesar da gente acompanhar os melhores e piores momentos pela ótica deturpada de Bridget.

# ONDE IRRITA: Bridget tem um talento nato para fazer bobagens e piorar situações inacreditáveis. Tem hora que cansa.

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Rebecca, com uma "amiga" assim ninguém precisa de inimigos.
Bridget Jones entrevistando Colin Firth. Fã é fã, mas tem que ser profissional... Eu morri de vergonha por ela.

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: Mark Darcy. Tem horas que eu acho que ele é o único ser humano próximo do normal nesta história. Apesar de ninguém merecer aquela cozinha da casa dele...

* A INDECISA...

Libby achava que não estava pronta para se relacionar com alguém, embora quisesse um desesperadamente. E foi neste ponto que ela esbarrou, primeiro, em Nick, depois, em Ed. Dois homens absolutamente diferentes, como a água e o vinho, o dia e a noite. Todos os amigos, parentes e conhecidos dão palpite. Para saber com quem ela fica, só lendo OS PRÍNCIPES ENCANTADOS DE LIBBY MANSON.

# ONDE GANHA: O livro me ganhou ao folheá-lo ainda na livraria e li a primeira frase: "Nick jamais deveria ser o príncipe encantado, pelo amor de Deus". Foi o que bastou para atiçar a curiosidade - que
foi satisfeita no meu aniversário em 2001...

# ONDE IRRITA: Talvez seja frescura minha, mas o infinito número de menções em curto espaço de tempo à badalada bolsa Gucci já estava me dando nos nervos.

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Amanda Baker, aspirante a atriz que participa de um programa matutino de TV - e uma das clientes de Libby. Se eu falar os motivos, estraga a leitura, mas ela é inacreditável...

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: eu. Se tivesse algo parecido com a primeira noite de Nick e Libby... De preferência, com o Mac...

* GENTE COMO A GENTE:

TASHA HARRIS ABRE O JOGO está entre os meus livros favoritos (ok, vou parar de repetir isso). Pela simpatia, pelo humor sarcástico, pelas dúvidas e decisões. Ela é uma garota como as outras. Toma as dores das amigas, quer ser amada, se faz de durona, tem fama de devoradora de homens, mas é uma garota legal que teve o coração pisado por alguém que ela achou que amava. E apenas um homem percebeu isso... e nem queiram saber o que Tasha fez. Por ser tão humana e tão falível, ela está entre as minhas heroínas preferidas.

# ONDE GANHA: O livro me ganhou no relato da contracapa: "Eu não devia estar solteira aos 30 anos. Eu deveria ser como minha mãe, não é? Casada, com filhos, uma casa com Colefax e papel de parede Fowler e um marido com carro esporte e uma ou duas amantes... Não que eu não tenha tido relacionamentos... E para sua informação, não sou gorda, feia nem socialmente desajustada... Eu adoraria lhe contar toda a minha vida. Venha, então, sente-se, tire os sapatos e não se preocupe, é um apartamento de fumantes. Cerveja ou Chardonnay, o que você prefere?"

# ONDE IRRITA: Irritar é pouco. Você vai ficar possessa com a "besteira de Tasha" - quando ela resolveu errar, errou feio!

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Simon, Daniel, Andrew - valorosos representantes da confraria dos "homens que não prestam".

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: Adam. Por ser quem é, por ser fofo, legal, apaixonado, interessado e (repetindo a pergunta feita no livro): onde será que ele aprendeu a ser tão gostoso?

* A CONSUMIDORA COMPULSIVA:

Não ter controle sobre o próprio dinheiro é um problema comum neste mundo de valorização do TENHA, COMPRE, GASTE, CONSUMA. Mas não deixa de ser irônico que uma jornalista econômica especializada em mercado financeiro perca a razão quando vê qualquer roupa, sapato ou acessório que "praticamente implora para ser levado para casa". Esta é Becky Bloom, a quem acompanhamos na jornada para ter a conta no azul...

# ONDE GANHA: Protagonista facilmente identificável - e provável que você conheça alguém com características da Becky ou que tenham feito coisas malucas que ela fez...

# ONDE IRRITA: A expressão "chegar ao fundo do poço" não é meramente ilustrativa. Demora até Becky se mancar e, cada vez que ela afunda, conseguiu deixar os meus nervos em frangalhos.

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Becky Bloom, a caminho da auto-destruição financeira;
Luke Brandon, por contribuir para isso (embora, ao mesmo tempo, ele tenha uma participação importante na "virada" de Becky)

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: Derek Smeath, o gerente do banco de Becky. Entrada garantida no céu é pouco - ele vai ter direito à nuvem VIP com atendimento angelical exclusivo e prioritário.

* JORNALISTA ESTABANADA x POLICIAL DURÃO = GARGALHADAS

A jornalista Holly Colshannon é promovida à repórter policial - cargo que todos odeiam. Ela acaba envolvida no projeto de escrever um diário, resultado do acompanhamento da rotina de um detetive. Na verdade, o sargento-detetive James Sabine, que não gostou muito da idéia, mas não teve escolha. A história que começa no ódio à primeira vista ganha contornos surpreendentes e hilários em UM AMOR DE DETETIVE.

# ONDE GANHA: Nos protagonistas. É impossível não torcer pela Holly, para que a coluna dê certo e o James passe a tratá-la bem. Na verdade, o livro me ganhou na "propaganda" que a Thalita fez no ADORO ROMANCES - Yahoo e também quando eu li a primeira página... Digamos que a autora começa numa situação totalmente inusitada, que você não deseja para ninguém. Eu adoro histórias bem humoradas, por isso, vou recomendar esse livro para todo mundo que me pedir conselho.

# ONDE IRRITA: Não irrita. A menos que você não goste de rir tanto.

# CARA DE PAAAAAAAAU!!!: Joe, o editor de Holly. E a própria Holly - afinal de contas, basta lembrar de Buntam para entender porque ela merece o título.

# ENTRADA GARANTIDA NO CÉU: Dr. Kirkpatrick. Por ser uma versão real de George Clooney (ai meu Deeeeeeeuus!!!). Por ter bom humor. Por não estranhar as aparições constantes de Holly na emergência pelos motivos mais loucos. E que pena que não é real...

À medida que eu for lendo outros livros, acrescento aqui!!!

Bacci!!!
Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário