quarta-feira, abril 12, 2017

Ciao!!!

  
Desde os tempos de escola, sempre tive problemas com poesia. Não significa que eu não goste de ler. E de vez em quando, é bom sair do habitual.
E foi o que houve com estes Telegramas que recebi, gentilmente, da Editora Benvirá.

Telegramas - Lucão – Benvirá
(2016)

Telegramas é o segundo livro do publicitário Lucas Brandão. O primeiro reúne as colunas escritas para um jornal de Goiânia. Neste segundo, ele constrói as suas palavras em poemas dentro do conceito do telegrama. Provavelmente, muitas pessoas nem devem saber ou se lembrar do que é isso, neste mundo de troca de mensagens por celular, onde o SMS soa datado em meio a tantos aplicativos com finalidade semelhante.


Os Telegramas eram para algo importante: felicitar por um casamento, um nascimento, um aniversário. Uma notícia urgente. Poucas palavras – porque custava caro – e todo um mundo de significados.

E neste formato que Lucão constrói os seus Telegramas. Sobre amor. Sobre saudade. Para si mesmo ou para os poetas. Alguns que se perderam. Dentro destes temas, ele brinca com as palavras. Com significados. Com sentimentos e sensações que desperta em quem lê.

E quando penso
Que fiz poesia,
Um passarinho pousa
Na minha janela
E pia.

O formato do livro e a delicadeza na elaboração do projeto visual – as ilustrações de Lucas Paulucci são maravilhosas e combinam com as poesias – tornam a leitura ainda mais deliciosa. 

Ela flui, sem encalhar em nenhum obstáculo do caminho e cumpre a missão de despertar algum sentimento, alguma lembrança ao passar por você. É um presente singelo, delicado, profundo – como as palavras são – bem escrito e bem cuidado. Agradeço ao Lucão por compartilhá-lo com os leitores e por permitir uma pausa diferente e poética na minha rotina.


- Links: Goodreads site e Instagram do autor; Skoob.

Bacci!!!


Beta
Reações:

14 comentários :

  1. Que projeto interessante! Adoro coisas diferenciadas na literatura! Não conhecia o autor e fiquei bem curiosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que livro fantástico! Apesar de não gostar muito de poesias achei esse livro muito amorzinho! Vou procurar mais sobre ele aqui.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Menina que livro mais amorzinho é esse?
    Com toda certeza já quero ler, principalmente porque adoro livros ilustrados e sou apaixonada, gosto muito de poesia e sei que seria uma ótima pedida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a obra, mas estou encantada.
    A parte gráfica está linda e o conteúdo parece ser um amor só.
    Dica anotadíssima. Quero ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beta!
    Eu adorei esse livro!
    Nossa, amei todo o sentimento que senti durante a leitura, foi algo bem diferente do que costumo ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei sua resenha, esse livro é realmente lindo e além de conter poesias no estilo de telegrama que me deixaram muito curiosa para ler, também contém ilustrações belíssimas. Dica anotada, e espero ter a oportunidade de ler um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Achei a obra bem fofa e fiquei tentada a ler!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    primeiro, eu só sei o que é um telegrama porque já recebi um, há uns seis anos hahaha (e quem enviou foram os próprios Correios), sobre a obra, não sou fã de poemas, aplaudo quem os faz, mas definitivamente não são meus favoritos. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Adorei a capa, mas não é o tipo de livro que chama a minha atenção! Irei com certeza indicar para um amigo, esse com certeza ira gostar da leitura! Eu por enquanto passo a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Beta! Que livro lindo <3
    Diferente de você, sempre gostei de livros assim. Aliás, escrevia alguns poemas e poesias, quando pequena.
    Enfim, a delicadeza dessa obra está representada em um todo e eu quero muito ler <3

    ResponderExcluir
  11. Heiii, tudo bem?
    Ah sempre é bom conhecer novas obras.
    Eu nao sou mto de ler poemas e poesias, mas esses achei a arte tao linda.
    Gostei da dica e do que falou, acho que vou tentar um dia ler mais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem?

    Lembro quando chegava telegramas em casa, geralmente eram para noticias urgentes. E nunca imaginei que me depararia com um livro nesse formato.
    Muito legal conhecer.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que gosto de ler uma poesia perdida aqui, outra ali, mas não tenho o costume de ler um livro de poesias... Ainda assim, achei bacana, por você ressaltar a questão de nos fazer recordar e tal. Acho que preciso encarar um leitura de um livro completo de poesias, porque né, enfim... Acho que devo isso a minha pessoa.
    Valeu pela indicação!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro e assim como você, não sou muito das poesias, mas eu tenho curiosidade em ler mais e mais obras do genero, Acho que o mais interessante desse é a diagramação. Dá um toque a mais e um animo para ler.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir