terça-feira, setembro 06, 2016

Ciao!!!



E o Especial Brasil de hoje é uma promessa cumprida! Conheci a Patricia Barboza na Bienal de Juiz de Fora e comentei com ela que já tinha ouvido falar sobre a série “As MAIS”, mas ainda não tinha lido porque queria pegar a série do início. Pois bem, consegui o #1!

As MAIS – Patricia Barboza – Verus Editora
(2012)
Personagens: Maria Rita, Ana Paula, Ingrid e Susana, as MAIS.

Mari, Aninha, Ingrid e Susana são quatro amigas que estudam no Centro Educacional Machado. Aos 14 anos, compartilham as experiências, dúvidas e confusões da adolescência. Incentivadas pela professora de redação, decidem escrever um livro onde cada uma narra um trimestre do ano. A atrapalhada e decidida Mari vai descobrir a vocação artística; a intelectual Aninha foca no trabalho como presidente do grêmio estudantil; a romântica Ingrid finalmente vai viver um romance de verdade e Susana pode ver o maior sonho se realizar. Um ano bem intenso as aguarda e elas irão compartilhar tudo neste “diário coletivo”.

Comentários:

- Eu adoro estes livros que se passam em colégios. Talvez porque eu estudei a vida inteira no mesmo lugar, saindo direto para a faculdade. Então me lembro de histórias boas e ruins desta época.

- Através da amizade das meninas, são ressaltados os valores da família, mesmo quando há diferenças de pensamento; diferenças de famílias e de criação (um dos personagens não tem perfil em redes sociais porque a mãe não deixa; uma criança ganha celular de aniversário de tanto alegar que “só ela não tinha”, ou seja, histórias que você, com certeza, já viu por aí na “vida real”); a beleza de ter biótipos diferentes e interesses distintos. Quando estive nesta fase da vida, fui uma misutra de Aninha com Susana (a menina que tirava boas notas e que foi jogar vôlei, mesmo tendo uma coordenação motora que não é uma maravilha #dnadebolinhadepinball).

- As meninas passam por desafios e dilemas típicos da idade: como se aproximar dos meninos; os primeiros relacionamentos/namorados; definir objetivos e lutar por eles; descobrir vocações e motivações; dificuldades para aprender matérias da escola e conciliar compromissos; os relacionamentos familiares e com os irmãos e como ter uma amizade saudável onde elas se complementam, se zoam, se apoiam e comemoram as vitórias uma das outras. Elas compartilham característica que todas temos, em algum momento somos atrapalhados, desastrados, pagamos micos, nos interessamos por alguém, nos decepcionamos com as pessoas, encontramos novas pessoas, somos surpreendidas para bem e para mal, precisamos nos superar ou simplesmente nos reunimos com as pessoas que realmente amamos para jogar conversa fora e se divertir.

- A vantagem de “As MAIS” é ser um livro solar e positivo, do estilo que você pode pegar para relaxar e lembrar (se já tiver passado desta fase) ou se colocar no lugar (se for da mesma faixa etária das protagonistas). Cumpre bem a função de apresentar as meninas, que serão protagonistas dos próximos quatro livros, que já foram para a lista do desejos.

As MAIS
1 – As MAIS  
2 – As MAIS: Eu me mordo de ciúmes - Mari
3 – As MAIS: Andando nas nuveus - Aninha
4 – As MAIS: Toda forma de amor - Ingrid
5 – As MAIS: Sorte no jogo, sorte no amor - Susana


Bacci !!!

Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário