sábado, agosto 06, 2016

Ciao!!!



O Projeto Rosie foi um dos livros com protagonista mais surpreendente que já li. Como é repetido à exaustão, Don Tillman possui um jeito não muito convencional de entender e lidar com as coisas.
Mas tive problemas porque, infelizmente, tem gente demais atrapalhando o protagonista.

O Efeito Rosie – Graeme Simsion – Editora Record
(The Rosie Effect – 2014)
Personagens: Don Tillman, Rosie Jarman e “Projeto Bebê”

Don e Rosie se mudaram para os Estados Unidos, onde ela está fazendo Doutorado e a Faculdade de Medicina e ele é professor de Genética na Universidade de Columbia. Don está se adaptando à vida de casado quando se vê às voltas com uma emergência – o fim do casamento de Gene, seu melhor amigo e a necessidade dele de se afastar um tempo da Austrália – e uma “bomba”: a gravidez de Rosie. Às voltas com o complicado processo de entender a paternidade, tentando seguir todo tipo de conselho e não estressar a companheira, Don pode não se dar conta a tempo de que o casamento dele está indo por água abaixo...

Comentários:

- Sabe quando você fica triste porque tinha uma expectativa que não se concretizou? Foi meu caso com este livro. Minha lembrança afetiva de O Projeto Rosie é de surpresa e mutios risos porque Don Tillman é um protagonista absolutamente inesperado, com uma jornada única. E me lembro de que na época achei que a Rosie não o merecia.

- Pois bem, aqui confirmei esta expectativa. Rosie sabia muito bem como o marido possui um processo de apreender e entender a realidade diferente do comum. Por isso, é um pouco demais querer que ele reaja como as demais pessoas quando ele é extreamente único. Ele gosta de tudo planejado e esquematizado, para compreender causas e efeitos e perceber o que precisa buscar informações para entender. O que a Rosie faz? Fica grávida (detalhe: paira a dúvida de que foi uma decisão dela e não deles) e quer que Don praticamente leia a mente dela.

- E como tudo que está complicado pode piorar um pouco mais, Don vai se metendo em várias confusões por seguir os conselhos alheios sobre como agir com uma esposa grávida e até mesmo para ativar o processo mental dele sobre paternidade. Ele mesmo diz que parece que nunca haverá fim para os conselhos sobre filhos. Além disso, é alvo do pré-julgamento de uma pessoa que cismou que ele é uma ameaça que deveria ser monitorada para não colocar Rosie em risco.

- Então, me digam, como achar graça nisso? Na verdade, tive três dias extremamente agoniados sofrendo com o personagem que passa de confusão em confusão, conselho em conselho só porque está em busca de ser o pai para o filho de Rosie. Neste meio tempo, ele se envolve com um monte de gente “normal” tão complicada e confusa – e com seu modo claro e analítico, tenta ajudar a resolver tudo. 

- No entanto, não há solução para o egoísmo e a imaturidade de Rosie. Enquanto tudo e todos fazem Don pensar e se convencer ao longo do livro de que não é suficiente para ela, eu passei o livro inteiro com a certeza de que ele é muita areia para o caminhãozinho de brinquedo dela, que não é digna da forma como Don a ama. Juro que queria ter gostado mais. No fim das contas, Don é a única coisa que se salva no livro. Mas, infelizmente, não consegue evitar o meu sentimento de decepção com os demais personagens desta história. Principalmente a criatura que batiza o livro.

Don Tillman
2 – The Rosie Effect – O Efeito Rosie


Bacci!!!


Beta
Reações:

15 comentários :

  1. Oie Beta,
    Eu não me interessei por esse livro e ainda bem q não perdi tempo lendo.
    O primeiro achei legal.
    Adorei, como sempre, sua resenha.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é muito chato quando a gente antipatiza com um personagem desse jeito, realmente estraga o livro. E, olha, acho que vou ficar igual a você com essa Rosie, então melhor passar o livro

    ResponderExcluir
  3. Não tive muita curiosidade em ler O projeto, então esse volume tbm não me chamou atenção... o pouco que falou sobre o personagem ja sei que vou passar raiva, então, já sei que não é um livro pra mim.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Estou louca para ler esse livro, justamente porque amei o primeiro e fiquei muito encantada com o casal. Pretendo comprar meu exemplar em breve e espero me divertir tanto quando você. Adorei sua resenha!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá Beta, tudo bem?

    Eu lembro que O Projeto Rosie foi um dos livros mais aclamados quando houve seu lançamento, mas a divulgação deste segundo já não seguiu o mesmo padrão, não é mesmo? Nem ao pouco conhecia a continuação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar neste livro, e que sorte né. Além do mais, este não é o tipo de livro que me agrada. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Beta, tudo bem?

    Adorei sua resenha. Gosto demais quando leio opiniões sinceras e realistas sobre a obra, com embasamento pra que a gente saiba de fato o que esperar.

    Parabéns!

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  8. Oi, esse tipo de livro não me agradou tanto igual eu pensei que agradaria, ainda bem que nem pensei em compra-lo.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já faz um bom tempo que quero ler a obra e entender um pouco mais sobre o processo de entender que Don tem que é diferente do comum e como Rosie se porta diante de tal.
    Uma pena que suas expectativas não foram supridas, mas adorei saber suas impressões.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho interesse em ler o primeiro livro, pois sempre vejo resenhas positivas, mas em contradição essa continuação... Ai só leio resenhas que como a tua criticam a tal Rose e realmente lendo a sua resenha que explica tudo, admito que sinto que eu também não iria gostar de uma personagem que engravida sabendo que o marido precisa se adaptar antes a situação, sem contar que isso tinha que ter sido uma decisão mutua.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    O Projeto Rosie é um dos livros que mais gosto e fiquei muito animada quando soube do lançamento da sequência mas essa animação foi por água abaixo quando começaram a surgir as resenhas e eu vi que todas as opiniões refletiam o que você também achou sobre o livro. É uma pena que a continuação tenha momentos tão desastrosos e que Don, aparentemente, não tenha muitos momentos felizes na trama pois foi justamente por esse personagem que eu gostei tanto do livro. Pretendo ler esse segundo livro um dia, mas já não tenho mais tanta urgência pra realizar essa leitura.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Pelas suas impressões do livro, a história é bastante confusa. Os personagens centrais são muito loucos, e confesso que não aguentaria essa agonia como você aguentou. Por isso passo essa dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já li outras resenhas sobre esse livro e sempre tive muito interesse em conferir essa série, mas todo mundo que ler falou que tinhas altas expectativas sobre esse volume e todo mundo acabou se decepcionando. Adorei saber a sua opinião e ainda pretendo ler, só não sei se seria nesse momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Estou de olho nesse livro desde que foi relançado com capas novas, mas acho que agora fiquei um pouco desanimada. Ficar decepcionada com continuação é ruim demais. Passarei a dica porque não gosto também de ficar agoniada. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não gostei dessas capas, apesar desse fundo azul ! Eu lembro-me de que eu não gostei daquele primeiro volume por causa de Don mesmo, então não comprei e não li. Mas eu confesso que eu senti muito dó dele por conta dessa resenha. Mas eu julgo que quem leu esse primeiro romance deveria ler sua continuação porque cada leitor tem uma impressão diferente, portanto um sentir diferente, apesar de tudo.

    ResponderExcluir