terça-feira, setembro 22, 2015

Ciao!!!


Nesta semana, vamos ter visitas no Literatura de Mulherzinha. Como volta e meia, costumo dar uns pitacos nos blogs das amigas, decidi abusar da boa vontade convidá-las para escrever especialmente para ser publicado aqui :)

Hoje é a vez da Ana Carla, do Histórias Sem Fim, fala sobre "Por lugares incríveis", de Jennifer Niven.

A casa é sua, Ka!!!

***



Por lugares Incríveis
Jennifer Niven
Editora Seguinte
335 páginas

Por Lugares Incríveis escrito por Jennifer Niven é aquele típico livro que surpreende. Que é publicado no mercado brasileiro com uma capa singela, mas com um conteúdo emocionante e que mexe com os sentimentos dos leitores.

Theodore Finch é um jovem que vive diariamente entre altos e baixos. Conhecido no colégio como Theodore Aberração, o rapaz que tem comportamentos estranhos e bizarros, onde poucas pessoas se arriscam a iniciar uma amizade com ele. Finch conta seus dias “acordados”, sempre a pensar se é um dia bom para morrer. Ele não sabe o que acontece quando “apaga”, simplesmente os dias se vão, e ele “acorda” e logo começa a contar quantos dias se passarão até voltar a “apagar” novamente.

Violet Markey perdeu recentemente a irmã mais velha em um acidente, e tenta trazer em sua vestimenta, algo da irmã para não esquecê-la. Tenta agradar aos pais que apenas desejam que ela volte a ser uma garota normal, mas eles não entendem o quanto ela se culpa por não ter conseguido salvar a irmã.

Theodore conhece Violet em uma circunstância incomum: a jovem estava na torre do colégio, depressiva e quase acaba caindo. Simulando que Violet estava o salvando apenas para que todos os outros estudantes não descobrissem o que ela estava fazendo ali, os dois começam uma amizade. Através de um projeto do colégio, eles se juntam para descobrir lugares incomuns no estado onde moram. O que não imaginavam que é encontrariam a vontade de salvar um ao outro e a continuar a viver. Eles estavam escolhendo a morte, ao fim do sofrimento, mas juntos, descobrem a vontade de viver.

A autora foi de uma sensibilidade única ao tratar assuntos como suicídio, depressão e transtornos mentais. Inclusive, ela traz uma estatística alarmante para os Estados Unidos, que se aplica em todos os lugares. Milhões de pessoas que lutam com problemas emocionais, depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, e que acabam não buscando ajuda por medo ou vergonha.

Logo no início do livro, percebemos que os “apagões” de Finch vêm de uma depressão que nem ele mesmo percebeu que tem. Ele vai levando a vida, pensando qual é o melhor dia para morrer. Violet não sabe como lidar com a dor da perda, e logo percebe que está pensando em jogar a vida fora, apenas não levando para frente o ato para não entristecer ainda mais os pais.

Finch provoca Violet a deixar transparecer os sentimentos, a não guardar tudo, e voltar a sentir, viver, chorar e amar. E Violet faz com que Finch encontre forças para se manter “acordado”, sem se deixar abater por pensamentos e sentimentos negativos.

O livro é simplesmente incrível. Não tenho outras palavras para descrever uma história que emociona, que mexe com os sentimentos, que faz com que você fique a imaginar quantas pessoas estão ao seu redor com problemas parecidos e você nem liga. O livro já garantiu uma adaptação no cinema, onde será estrelado com a Elle Fanning. Já estou louquinha para conferir essa adaptação (risos).

Eu recebi a prova antecipada do livro, e posso dizer que a edição está perfeita. Simples e bela, tornando a publicação grandiosa com um enredo de destaque. Confesso que sou suspeita com os livros da Seguinte, já que as histórias me tocam de maneiras diferentes.

Não se enganem imaginando que Por Lugares Incríveis é mais um livrinho que traz um romance adolescente. É uma emocionante, que mostra a realidade nua e crua sobre os problemas emocionais, que vai fazer o leitor ver com outros olhos a depressão, o suicídio e os transtornos mentais.

- Links: Goodreads livro autorasite da autora.
Reações:

Um comentário :

  1. Eu tinha imaginado que este romance tratava sobre viagens alegres ou complicadas ou incríveis ou inesquecíveis ou turbulentas por lugares interessantes desse mundo afora. Eu não esperava por esse enredo sequer de longe ! Mas eu confesso que gostei muito desse enredo e dessa postagem, que trataram sobre uma história linda, que talvez toque-me profundamente devido a profissão. Parabéns, Ana Carla !!!

    ResponderExcluir