segunda-feira, agosto 31, 2015

Ciao!!!


Ai... ai... ai.... aiii... Tá chegando a hora!!!
Bienal já vem raiando meu bem...

... E eu não vou...



Sim, era a minha meta estar na Bienal Rio 2015, mas houve algumas reviravoltas nos últimos meses. Por questões orçamentárias-financeiras, terei que ficar em casa.
Aguando.
Chorando.
Lamentando.


Por isso, drama à parte, quero que todo mundo que lê o Literatura de Mulherzinha se divirta por mim se for encarar o paraíso das leitoras compulsivas e blogueiras surtadas nos 10 dias de evento.
Para ajudar, elaborei a listinha das coisas que eu faria se voltasse à Bienal (estive em 2013)

1. Roupas e tênis confortáveis.
Esqueça o bonito se não for confortável. Você ficará horas (sem perceber) andando. E não vai querer interromper porque a roupa não ajudou ou escolheu o sapato errado que está machucando os pés. Eu fui com o meu Adidas mais confortável para aguentar a maratona.

2. Bolsa da Mary Poppins
Sim, escolha a melhor “bolsa tudo cabe”. Ou mala. Carrinho de feira também vale. Porque se você for como eu, não vai sair de lá com só um livro. Verifique rodinhas e se aguenta peso. Evita acidentes.

3. Lanchinhos
Maratona de compras com fome, ninguém merece. Claro que tem lanchonete lá, mas pra facilitar, prepare uma merendeira para beliscar ao longo do dia.

4. Lista dos principais objetivos.
“Ai, meu Deus!, eu quero esse”, “Quero aquele”, “NÃO A-CRE-DI-TO!”. Bienal é o paraíso do consumo de leitores, leitores compulsivos e blogueiros apaixonados. Se você gosta de emoção (especialmente orçamentária), vá com o espírito desarmado, a bolsa vazia e a carteira cheia. 
No entanto, como a vida anda difícil, o que mais falam nas nossas cabeças é que o universo está em crise, então, a abordagem tem que ser um pouquinho mais razão e menos emoção. O ideal é ter estratégia. Defina os principais objetivos. Se possível por editora. Assim facilita o passeio. Pesquise os lançamentos, separe o que você ainda não tem e pode encontrar lá. Sabendo, é óbvio, que a lista tem grandes chances de sofrer acréscimos de última hora (promoções são lindas e bem-vindas).

5. Vá em bando
Especialmente se o bando for de amigos que amem leitura. É mais divertido. Fotos. Trocam opiniões sobre os livros a serem comprados. Ajudam nas dúvidas. Compartilham malinhas e conversas na fila para entrar no stand, pra conseguir autógrafos, pra tirar fotos...

6. Autores Internacionais
As editoras estão caprichando na programação. Julia Quinn. Colleen Hoover. Colleen Houck. Sophie Kinsella. Joseph DelaneyRaymond E. Feist

7. Prestigie os autores nacionais.
Sim, vai ter sessão de autógrafo com o Maurício de Souza, para você que lê Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem, Chico Bento Moço e as Grafics Novels.


8. Compre algo para uma criança.
(Tá, vale a SUA criança interior)
Sim, temos que incentivar a próxima geração de loucos leitores. Transforme a compra em uma aventura, se a criança escolhida for contigo. Livros são um tesouro. Por isso que tenho sempre por perto. E eu comecei pequena, então sou a prova de que o incentivo funciona.

9. Lembre-se: não vai ser um mar de rosas
Vai ter fila. Muita fila. Em alguns casos, você nem vai entrar nos locais que queria (em 2013, eu não consegui entrar no stand da Record e no outro que tinha mangás porque a fila era a perder de vista). Mantenha educação e paciência. Nem todo mundo vai ter – infelizmente. Faça a sua parte. Você vai se sentir melhor.

10. É para se divertir
Sério. Ninguém abre mão de um fim de semana, de um feriado ou de horas de folga para passar raiva ou estresse. Lembre-se que você estará alimentando o amor pela leitura. Será cansativo, puxado e desgasante. Especialmente se você for como eu, que fiz viagem bate-e-volta. Aproveite, não se estresse, compre o que te agradar, divirtam-se por mim e a gente se encontra na Bienal de 2017!


Bacci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. Querida Beta!

    Saudades da Bienal de 2013! Foi maravilhoso curtir a maratona com você, a #madrehooligan e a querida Tonks! Desta vez vou com três pré adolescentes pra me fazer perder o juízo de vez! kkkkkk Não basta ser tia, tem que levar à Bienal junto com as amigas! kkkkk

    Vou torcer muito para tudo dar certo e você vir para a próxima Bienal e a gente ficar com o maxilar doendo de novo de tanto rir!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Uma bienal seria um programa muito ótimo, mas eu não saberia sobre ela este ano se não fosse por sua postagem: eu tenho andado tão atarefada em três lugares diferentes todo dia que cheguei ao ponto de não ter visto notícias sobre ela em lugar algum ! Mas eu não poderia fazer uma visitinha de um dia inteiro pelo menos a ela graças aos tais três lugares repletos de tarefas. Mas eu irei algum dia em alguma bienal certamente !

    ResponderExcluir