sábado, agosto 22, 2015

Ciao!!!




Neste fim de semana, vamos ter dois livros da editora nVersos no Literatura de Mulherzinha. Fui convidada a conhecer dois lançamentos e dizer o que achei deles. O primeiro que aparece foi o segundo que li (sério, não tentem entender. Há horas que nem eu me entendo) é um romance que me trouxe algumas dificuldades – não por ser ruim, mas por ser um estilo que, em semanas ruins (como infelizmente coincidiu), não me agrada.

Finalmente você – Daisy Prescott – nVersos
(Geoducks are for lovers)
Personagens: Maggie Marion e Gil Morrow (com apoio dos amigos)

Depois de 20 anos, Maggie reencontraria os amigos de faculdade. Após um período complicado, marcado por perdas e por morar na ilha Whidbey, no Estado de Washington, praticamente isolada. Agora, o artista Quinn Dayton, a professora universitária e escritora de romances eróticos Selah Elmore e o casal perfeito desde sempre Ben e Jo. Para surpresa, o reencontro ganhou um convidado extra inesperado: o professor Gil Morrow. Todos os amigos tinham certeza de que havia algo mais entre eles, que não funcionou antes. Será que eles teriam uma segunda chance?

Comentários:

- No meu dia bem-humorado, eu disse que o livro me remetia à novela Sete Vidas, da autora Lícia Manzo. Não há vilões a serem combatidos. Apenas as consequências das escolhas feitas 20 anos antes e dos fatos da vida que ocorreram neste período. Na época em que estudaram na Faculdade Evergreen e moraram juntos, desenvolveram uma amizade e uma dinâmica de um conhecer bem demais o outro. E todos sabiam que havia algo pairando entre Maggie e Gil.

- Mas após algo inexplicado em um verão, Maggie foi para a França com Lizzie, outra integrante do grupo, em um intercâmbio e voltou de lá casada com Julien, um chef de cozinha. Por conta da inspiração que ele causou, ela passou a escrever artigos sobre gastronomia. Os amigos tiveram seus rumos definidos, em partes diferentes do país: Ben e Jo se casaram. Quinn continuou fazendo arte, namorando muito. Selah também teve sua cota de romances reais e fictícios. Gil se casou e se tornou professor. Ao longo do tempo, eles mantiveram contato (mesmo com a recusa de alguns em aderir ao mundo insano das redes sociais e celulares) e se reencontraram parcialmente por motivos tristes: a morte de Lizzie e depois do pai e da mãe de Maggie aproximou alguns. Mas Gil não a procurou.

- Agora 20 anos depois da formatura, faltando poucos meses para um reencontro de todo a turma de faculdade, eles decidiram passar um fim de semana prolongado visitando Maggie. Quinn e Selah, audaciosos e ousados, decidiram bancar os cupidos e colocar Gil e Maggie juntos. Ambos passaram pelas agruras do casamento desfeito e do divórcio e podem finalmente resolver aquilo que ficou pendente anos antes.

- Se você gosta de livros com diálogos, muitos diálogos, situações dissecadas meio a fórceps (um dos envolvidos é de uma teimosia de fazer mula empacada desistir), com o óbvio diante dos olhoe e mesmo assim negados, é para você. A dinâmica e a amizade entre o grupo é um ponto alto. Eles compartilham aquele arsenal de histórias típicos de quem se conhece há muito tempo, sabem onde provocar, onde atiçar. Ao mesmo tempo, não são mais os jovens universitários. São adultos com contas a pagar, (em alguns casos) filhos a criar e relacionamentos a assumir. O reencontro naquela ilha tão afastada do mundo acelerado e exigente serve como uma pausa da rotina e um espaço para constatar o quanto eles cresceram, quais as escolhas que foram necessárias, do que abriram mão, se houve algum arrependimento e o que podem construir depois da tempestade nas vidas pessoais de alguns.

- Mas se você tiver em semana estressada (como eu estava), a indecisão de Maggie pode te deixar irritada. A morte dos pais, especialmente da mãe, mais recente, ainda era algo doído. Após o fim do casamento, ela se esforçou para cuidar da mãe. Agora, sem a mãe, ela tinha o emprego para se contentar. Ou como destacaram: usou o emprego para se isolar na ilha, praticamente como o molusco encontrado nas praias da ilha, os Geoducks, famosos pelo sabor, além de, em determinado momento de suas vidas, se enterrarem bem fundo e viverem lá por décadas e bem... vejam e tirem suas conclusões sobre o título original do livro (Geoducks are for lovers). O problema é que, para os amigos mais próximos, ela se escondeu da vida e da decisão sobre Gil. Tê-lo de volta tão maduro e bonito e declaradamente interessado nela causou confusa. A encrenca para os leitores estressados e irritantes (como eu estava) era que essa indecisão dura páginas. E mais páginas. E mais páginas. Todo mundo dizendo pra ela o óbvio e ela lá agindo como se não entendesse. Não foi à toa que vim cantando Djavan enquanto lia o livro no ônibus voltando para casa...

Mas você adora um ‘se’...
Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um

Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge, por favor, me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não”...

Entre corridas na praia, passeio com o cachorro, algumas receitas de dar água na boca, compras que chamam a atenção das vizinhas fofoqueiras, explicações sobre o vizinho “lenhador” gato, jogo de palavras cruzadas só com termos sexuais, conversas, lembranças, conversas, cobranças, conversas, arrependimentos, conversas, palavras não ditas, beijos, empurrões e provocações dos amigos... Não perca a fé, em algum momento, Maggie vai decidir.

Modern Love Story

- Links: Goodreads livro, série e autora; site da autora; site da editora.

Bacci!!!

Beta
Reações:

Um comentário :

  1. Eu não tenho mesmo paciência com personagens confusos e indecisos, sejam homens ou mulheres ! Assim como eu sinto muita insatisfação e muita irritação com boatos e fofocas importando mais que fatos e verdades, não tendo qualquer tolerância para com vizinhos abelhudos. Eu amei essa ilha isolada, mas não fiquei agradada com nadinha de todo restante, a não ser pelo comentário sobre lenhador referindo-se ao professor.

    ResponderExcluir