sábado, junho 07, 2014

Ciao!



Chegamos à metade da série, no livro que se dedica a apresentar o personagem que quer vingança de todos os Corretti por nunca tê-lo reconhecido como um deles. E a missão da leitora é tentar entender a mente tortuosa do protagonista e reconhecer se ele tem ou não salvação...

Herança de desonra – Kate Hewitt – Paixão Sagas 15 (Os Corretti da Sicilia 2/4)
(Na inheritance of shame – 2013 – MB Sicilian Scandals 2013)
Personagens: Lucia Anturri e Angelo Corretti

Angelo tinha sido o menino rejeitado por todos, pelo pai biológico, pela família do pai biológico, pela mãe, pelos avós, pela comunidade onde os Corretti eram tratados como integrantes da realeza. Apenas uma garota, desde sempre, se preocupou com ele, Lucia. E mesmo ela, ele fez sofrer. Sete anos depois, eles se reencontram. Não foi fácil para nenhum dos dois, ainda mais com as verdades que precisavam ser ditas e encaradas. E as decisões que Angelo precisaria tomar se quisesse realmente ser feliz.

Comentários:

- Passei o livro inteiro elogiando Lucia e tentando me decidir o que sentir a respeito de Angelo. Os dois amigos de infância cresceram e se tornaram pessoas marcadas pelo sofrimento. No entanto, Lucia soube não deixar a vida ficar presa a isso, ainda mais porque ela não tinha outra opção. A dor pela perda (e tudo que ela representava) sempre existiria. Angelo viveu a rejeição em todos os sentidos e se tornou um homem obcecado em destruir a família que não o assumiu. E esta meta de vida o impediu de levar em conta os próprios sentimentos não assumidos (era apenas um garotinho querendo amor) e os da única pessoa que o amou, Lucia. Nem conseguindo concretizar algumas metas, ele conseguiu a sensação de se sentir pleno e não conseguia entender o motivo disso.

- Lucia é uma personagem de se admirar. A forma como ela se posiciona, sofrendo com as consequências deste amor não correspondido, lidando com o julgamento social da aldeia onde vivia. E quando Angelo voltou e quis vê-la como mais uma das conquistas, justamente por amá-lo, a resposta dela foi o que sempre quis ver em várias outras protagonistas de livros que se sujeitam a “vida de capacho” por amor. Lucia consegue cumprir um jornada que desperta o respeito de quem lê. Nós queremos que ela seja feliz.

- E isso passa pela “tomada de juízo” do protagonista. Angelo precisa deixar de ser o “filho ilegítimo chatinho de doer com sangue nos olhos” visto nos livros anteriores e mesmo nesse aqui. A diferença é que agora vamos entender um pouco mais da personalidade do personagem e notar o quanto a rejeição o moldou e, mesmo agora, quando conseguiu mais sucesso que os meio-irmãos e primos que nunca o aceitaram, isso ainda o limita e restringe. Ao ser confrontado com o fato de que, sim, uma pessoa o amou e sofreu por isso, ele ainda se debate entre o que acha que precisa fazer e entre o que tem agora a liberdade para fazer. Sim, houve momentos em que tive vontade de que alguém desse muita porrada nele por mim. Sim, houve momentos em que o entendia e em que tive pena dele (aí, logo em seguida, ele aprontava alguma coisa que me deixava irada). Ainda bem que é a Kate Hewitt escrevendo, se fossem outras autoras, talvez eu estivesse aqui escrevendo para vocês ignorarem este livro. Pelo contrário, vale a pena ler e perceber o quanto Lucia foi capaz de honrar o nome e trazer luz à vida de Angelo.

Série Os Corretti da Sicília

Prequel: Uncovering the Correttis  – Carol Marinelli – não foi lançado (Emily Hyslop e Anton Sorrano)
Legado de Silêncio  – Carol Marinelli – Paixão Sagas 14 (Os Corretti da Sicilia 1/4) - Ella e Santo Corretti
Convite ao pecado – Sarah Morgan – Paixão Sagas 14 (Os Corretti da Sicilia 1/4) – Taylor Carmichael e Luca Corretti
Sombra de culpa – Abby Green – Paixão Sagas 15 (Os Corretti da Sicilia 2/4) – Valentina Ferranti e Gio Corretti
Herança de desonra – Kate Hewitt – Paixão Sagas 15 (Os Corretti da Sicilia 2/4) – Lucia Anturri e Angelo Corretti
Sussurros de tragédia – Sharon Kendrick – Paixão Sagas 16 (Os Corretti da Sicilia 3/4) – Rosa Corretti e sheik Kulal
Frágil fachada – Lynn Raye Harrsus – Paixão Sagas 16 (Os Corretti da Sicilia 3/4) - Lia Corretti e Zach Scott
Notícias escandalosas – Caitlin Crews – Paixão Sagas 17 (Os Corretti da Sicilia 4/4) – Elena e Alessandro Corretti
Fome pelo proibido – Maisey Yates – Paixão Sagas 17 (Os Corretti da Sicilia 4/4) – Alessia Battaglia e Matteo Corretti

- Links: Harlequin Store e blog (onde algumas autoras falaram sobre o trabalho delas na série); texto da editora assistente Pippa Roscoe sobre os bastidores da série; Goodreads série, livro e autora; site da autora; outros livros dela no Literatura de Mulherzinha.

Bacci!!!

Beta 
Reações:

Um comentário :

  1. Oh, esse homem deveria ser um toco de raíz profunda em terra ressequida para arrancar, mas convenhamos: seria muito, muito, muito improvável que ele não fosse um poço profundo de amargura, raiva, vingança após ser rejeitado cruelmente reiteradamente por todos que deveriam ser sua família !!! Será que sequer Vovó Teresa foi uma exceção ? Porque eu lembro de ter-se dito que todos amavam Vovó Teresa nessa guerrilha !!!

    ResponderExcluir