quinta-feira, abril 24, 2014


Casa da tia:
- Que livros são esses? – perguntei para minha prima.
- Romances.
- ... Posso ler?
- Vou perguntar à sua mãe. Se ela deixar, eu te empresto.
(...)
- Ela deixou. Escolhe um, quando terminar, você pode pegar outro.

E no sebo:
- Olha, mãe, compra pra mim!
- Que livro é esse?
- É parte de uma série que sobre um clã da Escócia que vive na fronteira com a Inglaterra. Eu li o 1º e o 3º, mas não consegui o 2º. É esse, a irmã que é raptada e levada para a Inglaterra. Por favor! Por favor! Por favor! Por favor! Por favor! Por favor!
- Ok, leva!

E na sala de aula 1:
Grupinho reunido em torno da mesa, acompanhando a leitura muda da primeira vez do casal protagonista do romance da vez.
- Oh...
- Então...
- Gente...
*risinhos tolos*
- O QUE É ISSO QUE VOCÊS ESTÃO LENDO AÍ?
- Sai daqui!
- Seus idiotas, vão dar susto em outro lugar!
E livro convenientemente escondido na mochila para evitar os adolescentes abelhudos. E meninas querendo continuar a leitura em segurança em outro horário.

E na sala de aula 2:

Apresentação de trabalho sobre a China.
- A revolta dos Boxers foi um momento marcante no combate à influência estrangeira. O nosso livro de História nos dá a versão do Ocidente, mas eu li um livro muito bom, que demonstra outros aspectos deste movimento e que os estrangeiros e os locais pagaram muito caro por ele.

# Pensamento aleatório da vez.

- É isso, quero me casar com o Piers MontemorencyNão, quero o Geoffrey de Burgh. Ah, pode ser o Alessandro di Montefiore.
- Ok, e vai fazer vestibular para quê?
- Pensei em Direito, mas não vou conseguir nunca ser a advogada que imagino... Talvez Letras, mas como vou ter coragem de mandar alguém ler Machado de Assis se eu tenho problemas com os livros dele... Não sei.
- Devia fazer Jornalismo. Você gosta de ler e escrever como uma lunática. Já é um bom começo.
- É...

Primeira vez que leu Lynne Graham:
- AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!  TEM QUE MATAR ESSE #$%¨&#%@#%#%#%#¨#%#%# NÃO ACREDITO QUE ELA VAI PERDOAR ELE?!?!!?!?! SOCORRO! NÃO CONSIGO ACREDITAR NISSO!!!

No sebo:
- Ei, você sabia que esse livro faz parte de uma série?
Consulta no caderno.
- Não. Qual série?
- São todos irmãos de família italiana. A série é uma delícia de ler. Só não identificaram.
- Ih, pode se acostumar. Existem vários assim.

Por aí:
- Mas é sério que você lê esses livros?
- Aham.
- Pensei que você fosse uma garota inteligente.
- E eu pensei que você fosse uma pessoa menos tapada.
- Não sabia que você era tão grossa.
- Proporcional à sua burrice. E como eu leio muito, conheço muito mais argumentos educados ou nem tanto se quiser continuar essa discussão.

Em casa, sábado à noite.

No sebo.
- Você já leu Diana Palmer?
- Não, por quê?
- Devia. Ela tem uma série enorme sobre mercenários. Olha só. – mostra as páginas no caderno.
- GENTE. Nem pensar. Me dá calafrio cogitar correr atrás de todos estes livros. 
- Ah, mas você devia ler esses aqui, algumas clientes chamam de Família Biscoito. São fazendeiros, irmãos, as histórias são ótimas.
- Hum... OK. Vou levar pra ver no que vai dar...

Em casa:
- Mãe, você devia voltar a ler.
- Ah, não sei...
- Agora que você fez a cirurgia de catarata, está com a visão nova em folha. Tem um monte de história legal aqui, se quiser separo algumas para você

- EU NÃO ACREDITO QUE ESSA MULHER VAI PERDOAR ELE!
- Ih, mãe, você pegou um Lynne Graham...

- Mãe, sua pilha. Minha pilha. Livros diferentes. Não mistura pelo amor de Deus!
(cinco segundos depois)
- Por que este livro está na SUA pilha e não na MINHA?
- Mãe...

Livro terminado. Próximo já esperando em cima da cama enquanto vou à cozinha. Quando volto...
- Ei, parece legal este livro aqui... – mãe, de novo, ignorando a pilha dela e atacando os meus.
Pego outro na pilha.

Na blogosfera:
- Você não gosta mesmo de séries sobrenaturais?
- Não. Sou impressionável demais.
- Você gostaria dessa. Tem humor, personagens tudibão. Chama Senhores do Mundo Subterrâneo.
- Hum...
- A autora até colocou um teste no blog dela pra gente saber qual seria o nosso senhor.
- Ah, me manda o link! Adooooro esses testes...
(minutos depois)

Em casa
Tentando psicografar capítulo de teoria para a dissertação do Mestrado.
- HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
- Mãe, você não está ajudando.
- Mas você tem que ver o que a mulher faz com ele. HAHAHAHAHAHAHAHA É MUITO BOM! 
- ¬¬ Tenho sofrido ¬¬

(de madrugada)
- O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ACORDADA?!
Dou um pulo e, por pouco, muito pouco, não desmarco o livro.
- (ainda baratinada por ter sido arrancada do livro á fórceps) ... lendo...
- VAI DORMIR!
- Mas o Gideon... 
- DORMIR. AGORA. VOCÊ ACORDA CEDO PARA TRABALHAR AMANHÃ!

- Vamos pra Bienal!
- Hein?
- Bienal 2013. Vai ter Encontro das Queridas. E algumas meninas querem te conhecer...
- Eu? Por quê? (silêncio) O que você anda falando de mim aí?
- Eu? Nada! Alguns comentários pontuais... Coisinhas aqui e ali...

- VOCÊ!!!!
- EU!!!
*abraço apertado*
- É MADREHOOLIGAN!
- Sim!
*abraço apertado*
- Comentários pontuais, né? – resmungo vindo da cadeira ao lado.
- (se fazendo de surda)

- Como assim Avassalador é um dos mais pedidos? O que esse povo tem na cabeça?!
- Eu li esse? 
- Nem queira, mãe. Nem queira. Como diria Marlon Brando, é "o horror, o horror, o horror..."

Em casa:
- Esse eu já li?
- Já.
- Não lembro.
- Mãe, série MacGregor. Sabe, Daniel MacGregor, patriarca fofuxo e manipulador que estaria casando a 10ª geração a essa altura se a Nora tivesse continuado a escrever a série.
- (olha a contracapa) Não li esse livro.
- Claro que leu. Esse é o da Sybil, a chargista espevitada que vai gostar do vizinho ranzinza.
- Você escondeu esse livro de mim. Não li. (começa a folear)
- Você leu todos na ordem. Eu deixei na sua pilha.
- Não li. Tenho certeza.
(meia hora depois)
- Ah li sim.

- JESUS AMADO! O LITERATURA DE MULHERZINHA VAI FAZER NOVE ANOS! PRECISO BOLAR ALGO LEGAL PRO ABRIL IMPERDÍVEL!

- Que livro é esse?
- Doce Tentação. O último da série dos sheiks da Alexandra Sellers.
- Que série é essa?
- Vou falar sobre ela no Abril Imperdível. Deixei na sua pilha.  
- Ah.

Nas redes sociais:
“Gente, acaba de entrar no ar o post sobre a festa dos 9 anos do Literatura deMulherzinha. Espero que vocês gostem e se divirtam!”

Nesta semana:
- Como é que lê o nome dele?
- De quem, mãe?
- Desse sheik aqui?
(tira o olho do futuro post, estica o pescoço e olha o livro) – Ashraf. Ou algo parecido.
- Ashraf?
- É. Deve ser. (voltando pro texto)
- O sheik Ashraf gosta de tabule. (sorrindo).

Horas depois, livro de sheik que gosta de tabule terminado. Posts programados e adiantados. Hora de dormir. Amanhã vai ser outro dia, de outro sheik para mãe e de trabalho e livros para a filha.
E a vida segue...

Bacci!!!


Beta
Reações:

6 comentários :

  1. A.D.O.R.E.I este post, sua história... quem dera eu tivesse memória para escrever uma e tivesse tanta inspiração também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk... Adorei.. eu e minha mãe somos iguais a vocês...
    Parabéns ao blog e pra Harlquin ♥ Que publica minha tia Didi

    ResponderExcluir
  3. A.D.O.R.E.I este post²

    Ri, achei fofo e invejei vc!!!!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que tudooo!!!! Foi como viajar no tempo com vc, hehe!!! E, oh, eu estava presente em alguns momentos, êêêê!!!!! ^__^

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Beta, não sei se já cheguei a comentar com vc, mas o seu blog foi o primeiro que acessei atrás de uma resenha sobre um magnata grego da Lucy Monroe. E desde então, virou meu conselheiro para romances Harlequianos.

    E nossos gostos são tão parecidos que até me assustam!

    E antes que eu esqueça, até então, resenhas não tinham muito atrativo para mim, mas depois de ler as suas, não só me viciei como comecei a resenhar também.

    Obrigada por nos presentear com a sua criatividade, talento e perseverança.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oh, eu adorei essa postagem !!! Uma postagem ótima !!! Tudo carinhoso, engraçado, interessante, querido, visceral !!! Ora, sua mãe e você são uma dupla dinâmica excelente em sua disputa familiar e pessoal pelos livros de suas pilhas respectivas !!!

    ResponderExcluir