terça-feira, novembro 12, 2013

Ciao!!!




Este é o primeiro livro da Bienal do Rio 2013 que entra no Literatura de Mulherzinha. Foi um presente da Record a todos os blogueiros parceiros que compareceram no estande da editora durante o evento. Confesso que, quando olhei a capa, fiquei meio assim: “peraí, só maluco me entrega um livro onde a protagonista é uma assassina!” (lembrem-se, eu estava em uma fase muito estressada e meu eu escorpiano adora algumas fantasias agressivas de vez em quando).

O Trono de Vidro – Sarah J. Maas – Galera Record
(Throne of Glass - 2012)
Personagem: Celaena Sardothien

Celaena é uma jovem incomum: era a melhor assassina de Alderlan, mas foi traída, capturada e condenada aos trabalhos forçados nas Minas de Sal de Endovier. Após um ano, o príncipe Dorian veio buscá-la com uma proposta irrecusável: representá-lo em um torneio contra outros assassinos. Se vencesse e se tornasse a campeã do rei, teria que trabalhar em missões por quatro anos e estaria livre. No entanto, para chegar lá, teria que lidar com as intrigas da corte, as estratégias dos outros concorrentes e uma série inexplicável de assassinatos de campeões, onde qualquer um – inclusive ela – poderia ser a próxima vítima.

Comentários:

- Como eu não li (e não pretendo ler, ao menos por enquanto) Jogos Vorazes, aguardo alguém comentar se há alguma semelhança no torneio dos campeões citado aqui com o que existe lá (e estou falando pelo que vi no trailer do filme). E pelo que vi, há quem comente sobre as semelhanças entre Trono de Vidro e Game of Thrones (que também ainda não li e não vi o seriado), apesar da autora já ter se manifestado que trabalha nesta história há 10 anos e não teria sido influenciada.

- A ideia é muito boa, embora seja um livro Young Adult – ou seja, voltado para uma determinada faixa etária e que exige que as pessoas mais velhas “embarquem” no que é proposto. Eu gostei do trabalho da autora: tem um universo próprio, com uma história onde você fica desconfiado de que nada seja o que pareça e o perigo está sempre por perto. E ainda há a dinâmica “bem x mal” (e onde os personagens malvados são mesmo malvados – do tipo que não tem redenção possível), coadjuvantes que devem ganhar força nas próximas partes (amei a princesa Nehemia) e triângulo amoroso entre a assassina, o capitão da guarda Chaol Westfall e o príncipe Dorian (antes que me perguntem, não escolhi lado ainda. Tenho suspeitas e quero ver o que vai acontecer antes de levantar bandeira por um ou por outro).

- Gostei de ter personagens femininas fortes (Celaena e Nehemia, além de Elena), que determinam o rumo da história – mesmo quando são julgadas como inferiores por alguns personagens masculinos. E o fato de estarem todas ali, no castelo, pode mudar os rumos de um mundo dominado por um homem que conquista tudo na força e violência, sem misericórdia contra aqueles que tentam desafiá-lo. Gostei de saber que é um universo onde o mal afastou a boa magia e de já começar a elaborar algumas suspeitas do que pode vir por aí. Não é um livro que eu escolheria habitualmente, mas adorei a possibilidade de poder lê-lo.

Fui pesquisar sobre a Série Trono de Vidro (ordem disponível no Goodreads) e levei um susto. A autora começou publicando a história em um fórum de ficção (Fiction Press). Então, imaginem a minha cara ao perceber que várias passagens mencionadas em Trono de Vidro, possuem histórias mais detalhadas? Sim, a sensação de “peguei o trem andando” só serve para aumentar a curiosidade!

Série Trono de Vidro (Throne of Glass):

Prequels:
The Assassin and the Healer 
The Assassin Blade - A lâmina da assassina (todas as prequels em uma edição)

1 - Trono de Vidro - Throne of Glass
2 – Coroa da meia-noiteCrown of Midnight (foi lançado lá fora em 2013 e aqui em 2014)
3 – Herdeira do Fogo Heir of Fire (lançado em 2014)
4 – Rainha das SombrasQueen of Shadows (lançamento em setembro de 2015)
– Ainda sem nome em Português - Empire of Storms (lançamento previsto para setembro de 2016 lá fora)

E estão previstos outros dois livros (segundo o Goodreads), ainda sem título

- links: Goodreads, Galera Record (livro e 1º capítulo). No Facebook da Galera Record tem o guia de pronúncia dos nomes de personagens e locais da série, Throne of Glass BR, site da autora (onde há booktrailer e todas as formas de segui-la em redes sociais).

Bacci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. Mas que surpresa interessantíssima !!! Muito agradável por sinal também !!! Um romance em série tendo uma assassina impiedosa como sua personagem principal em um mundo sem magia boa !!! Que pretendentes interessantes também !!!

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa, que eu amei! A história me parece muito legal e estou louca pra lê-lo logo, mas vai ficar na pilha de futuras leituras.

    Pryh (Lírios Ao Mar)

    ResponderExcluir