quinta-feira, julho 18, 2013

Ciao!!! 




Quando eu fiz (bem atrasada) o post sobre os lançamentos de junho da Editora Record disse que provavelmente um dos próximos desejos literários de todos nós estaria ali. Pois é, em meio a tanta coisa boa, fica difícil escolher. O desempate, no meu caso, foi feito pela curiosidade...

As Memórias Perdidas de Jane Austen – Syrie James – Record
(The lost memoirs of Jane Austen - 2007)
Personagens: uma versão romanceada da vida de Jane Austen

A partir de manuscritos encontrados em um baú guardado com muito cuidado e protegido de intempéries e de curiosos, foi encontrado uma espécie de diário da vida de Jane Austen. As dificuldades enfrentadas pela família para se manter e para viver e por ela mesma, para conseguir lapidar e publicar suas histórias. E a resposta de como a mulher que nunca se casou soube escrever grandes histórias de amor.

Comentários:

- Pausa: você acaba de se mudar de uma galáxia muito, muito, muito distante e não tem a menor ideia de quem é Jane Austen, leia esta minibiografia.

- Ok, se você conhece nada ou muito pouco sobre Jane Austen, este é o livro para você. Já quem conhece muito ou é fanática, depende da capacidade de se desarmar e se divertir.  Vou detalhar.

- A partir de um fato ficcional – o encontro de um baú de manuscritos de Jane Austen -, Syrie James imagina uma possível biografia e a escreve de forma romanceada, com narrativa em primeira pessoa. Sim, tem quem goste e quem não goste. Eu não tenho nada contra – ainda mais porque um dos meus livros favoritos (A vida secreta de Mona Lisa, de Pierre de la Mure) também é uma biografia romanceada.

- Porque eu disse que é um livro para quem conhece nada ou pouco sobre Jane Austen: porque te apresenta a autora sem parecer pedante, brincando com a forma como a vida real pode ter inspirado personagens e passagens de livros dela. Eu mesma, com meu pouco conhecimento (li Orgulho e Preconceito e Emma está na pilha, na alça de mira, esperando apenas que eu entre de férias) consegui fazer essas associações e me divertir com elas. É um livro muito gostoso de ler, remete ao estilo da autora, conta a história dela sem ser chato e prende sua atenção.

- E porque eu disse que quem conhece muito ou é fanática precisa se desarmar: porque quem conhece muito/fanática compartilha daquela referência com tanto gosto e prazer que qualquer coisa que não venha da autora já deixa todo mundo de pé atrás (eu estive bom tempo assim com Harry Potter – e é o motivo da minha birra com os dois primeiros filmes da cinessérie). Portanto, não deixe que o conhecimento atrapalhe esta leitura. Pode ser uma “hora do recreio” para identificar de qual livro há citações e também um resgate de alguma das obras que você não (re)leu recentemente. E o mais incrível, você pode dar de presente (podem acreditar: não há nada que faça um fanático mais feliz que a possibilidade de levar outras pessoas pelo caminho de paz, amor e alegria que o faz sentir tão bem) para quem ainda não tem intimidade com a autora ou viu que ela foi citada em outro livro (eu, por exemplo, me interessei após ler o Diário de Bridget Jones – que assume descaradamente a fonte de inspiração em Orgulho e Preconceito).  

- Eu gostei e, por isso recomendo. E pensar que escolhi a partir da curiosidade em saber mais sobre a vida da autora – sempre me disseram que há muitos pontos não documentados – e da delicadeza da capa. Não me arrependi. Cria uma história que nunca saberemos se foi possível ou não e, de certa forma, força a gente a imaginar nossa versão também... E só reforçou a minha necessidade de ler mais livros dela e sobre ela – Emma que me aguarde!
  
- Links: Jane Austen em Português; site da autora; entrevista com a autora para o site Jane Austen’s World; avaliações no Goodreads e o site da editora Record.  Outros posts sobre Jane Austen no Literatura de Mulherzinha.

Bacci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. A capa é linda... rsrs... já teria muitos bons motivos para ler esse livros e já começaria pela nome de Jane Austen, a capa e por ai vai... rsrs... adorei tua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Uma resenha deliciosa !!! Claro que "Memórias Perdidas de Jane Austen" está em minha alça de mira para compra e leitura, pois adoro Jane Austen mesmo !!!

    ResponderExcluir