quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Ciao!!!



Achei este livro na Saraiva em Fortaleza, numa visita guiada pela Suzana e pela Lili. O título me chamou a atenção, assim como a capa simples e fofa e o resumo sobre o primeiro encontro de uma garota com dois garotos... Foi um dos meus presentes de aniversário :) E como amanhã é o dia dos namorados em parte do mundo, se tornou a leitura ideal para a minha Maratona Feliz Desaniversário de Fevereiro!!!
A propósito, é um livro para adolescente narrado em TERCEIRA pessoa (e com pontos de vista diversos).

Canções para Paula – Blue Jeans – Rai Editora
(Canciones para Paula – Editora Everest – 2012)
Personagens: Paula García, suas amigas, família e três jovens que a amam

Faltando poucos dias para o aniversário de 17 anos de Paula, ela está passando por momentos emocionantes: finalmente conheceu o rapaz com quem se correspondia pela internet e por quem estava apaixonada... Mas antes disso encontrou outro rapaz, por acaso, que nada tinha a ver com a história exceto pelo fato de ambos estarem lendo o mesmo livro. As amigas se empolgam com o romance dela, embora tenham seus próprios problemas, sendo que a prova de Matemática é o principal deles e, logo em seguida, descobrir de quem gosta o irmão de uma delas...

Comentários:

- Para que outras pessoas não sofrerem como eu sofri, um aviso: é o primeiro de uma trilogia. Portanto, não espere final aqui. Nada se fecha, na verdade, fica tudo escancarado para a sequência. (percebe-se que fiquei com cara de tacho no fim e pensando “pooooooooooooooooooxa”).

- O livro começa com um casal que se encontrou pela internet marcando o primeiro encontro real deles e, como se reconheceriam, já que nunca se viram antes. No local marcado, Paula, 16 quase 17 anos, esperando o namorado virtual a quem já ama de paixão. Acaba conversando com um jovem, que também não conhecia, mas que ficou encantado com a beleza da garota e o fato de ambos estarem lendo o mesmo livro: Desculpa se te chamo de amor, de Federico Moccia. Enquanto isso, Ángel – quem Paula está esperando – está enrolado em um compromisso de trabalho: tinha que entrevistar Katia, a cantora do momento, que o deixou esperando. Enquanto isso, na cafeteria, antes de ir embora, o rapaz troca os livros, para que Paula fique com o dele, onde tem o endereço do MSN e ela possa localizá-lo. Paula e Ángel acabam se encontrando, com uma grande ajuda da cantora, em uma cena digna de comédia romântica e começam a namorar de verdade...

- Não, não contei o livro inteiro. Isso é apenas o início. Porque estes fatos se entrelaçam entre si e com outros, criando uma história longa, com personagens que veem suas certezas se tornarem dúvidas. Acompanhamos a rotina de Ángel como jornalista de uma revista de música (e imagina se eu não gostei disso kkk), de Álex (o outro rapaz que Paula conheceu na cafeteria) tentando se tornar um escritor e usando uma forma criativa e romântica de divulgar a história que está escrevendo (e imagina se eu também não gostei disso) e tendo que lidar com uma meia-irmã sexy, sensual e muito intrometida. E, claro, Paula, a protagonista, às voltas com o primeiro amor, os sentimentos confusos por Álex, que o acaso colocou em sua vida, as dificuldades na escola – a prova de Matemática que vai enlouquecer a todos, as confidências com as amigas Cris, Miriam e Diana, as Sugus, coloridas como as balas e difíceis de engolir (apelido colocado por um professor), os preparativos para o aniversário... E Paula nem sabia que Mario, o irmão de Miriam, era secretamente apaixonado por ela há anos...

- Em algumas resenhas que li sobre o livro antes de escrever a minha, vi algumas críticas que teve gente que não gostou do fato do livro ser muito grande (495 páginas) para contar “um amor adolescente”. Eu não achei isso – por ter muito diálogos, tive a sensação de que a história andou até bem. Outra coisa que incomodou foi o fato de Paula ser linda, bonita, quase perfeita (ela não está se dedicando aos estudos) e atrair TODOS os meninos para ela, sem a intenção de fazer isso (ainda mais porque na história tem uma personagem que serve de contraponto – gosta de exercitar o poder de sedução com qualquer representante do sexo masculino que tiver por perto). Como eu conheci pessoas assim, não irei dizer que o autor inventou uma pessoa que não existe... Além disso, teve quem reclamou que era muito irreal o fato de Paula e Ángel se “amarem tão profundamente à primeira vista”. No entanto, esqueceram que a gente começa na hsitória com alguns meses de atraso, não acompanhamos quando eles se conheceram e começaram a namorar pela internet. E embora não tenha sido muito tempo, a história é de personagens intensos, românticos que tomam atitudes impulsivas e extremas... Para mim, funcionou bem dentro do universo criado pelo autor. Agora, se existe gente assim na vida real e se o destino delas se cruza como acontece no livro, confesso que não tenho a menor ideia...

- Outro ponto: o livro é descaradamente inspirado em Desculpa se te chamo de amor, do Federico Moccia. O fato de ela ser adolescente e gostar de um cara mais velho (embora aqui, a diferença seja bem menor), o grupo de amigas com personalidades marcantes que se apoiam e interferem umas nas vidas das outras - no livro do Moccia eram as “onde” (ondas em italiano): Olly, Niki, a protagonista, Diletta, Erica; aqui são as Sugus: Paula, Diana, Cris e Miriam. E dois nomes que aparecem no DSTCA também estão em CPP: Álex (Alessandro e Alexandro/Alejandro possuem o mesmo apelido) e Erica (no livro italiano, amiga da protagonista; no livro espanhol, é a irmã caçula de Paula). E DSTCA é o livro que motiva as primeiras conversas entre Álex e Paula, e ele até manda a música da trilha do filme para ela.

- E gostei que o livro mostra um relacionamento saudável de adolescentes com os pais. Afinal de contas, chega de histórias de brigas em famílias. Claro que tem a insegurança deles diante do primeiro namorado da filha, as cobranças que todo pai e mãe fazem (sim, em algum momento, você vai reconhecer alguma, não importa a sua faixa etária).

- Links: Em Português, sobre o lançamento do livro, site da editora e um post no House of Chick. Em espanhol: Wikipedia; página no Facebook; no Goodreads e review no Mas que Vampiros, no Atrapada em la distancia, no Volando entre Páginas, Leyendo entre Letras, Juvenil Romántica e o “barulhento” e colorido site oficial.

1 - Canciones para Paula - Canção para Paula
2 - Sabes que te quiero - Sabia que te amo?
3 - Cállame com un beso
Enviei e-mail à Rai Editora perguntando quando os próximos seriam lançados. A resposta foi: "Lançaremos o segundo volume aproximadamente em março deste ano e o terceiro no final do ano."
E a avaliação da série no Goodreads e uma entrevista ao El Periodico de Aragón

E ainda tem vídeos! *Sim, a pesquisa rendeu!!! * Booktrailer; a entrevista com o autor Blue Jeans; vídeos de duas músicas Ilusionas mi corazón, maior sucesso da Katia e que tem papel fundamental no livro e também Grita que me quieres (duas versões – muda só a apresentação: 1 e 2)  que, eu acredito, deve aparecer nos próximos livros.

Bacci!!!

Beta

ps.: Pelo que entendi em uma destas leituras, CPP foi outro fenômeno das redes sociais – onde o autor divulgava os capítulos, até receber o convite de uma editora para publicar a história. Por isso, há a inscrição na capa: “o romance das redes sociais que vendeu mais de 50.000 cópias”.
Reações:

9 comentários :

  1. Parece ser um romance muito fofura, mas sinto dizer-lhe que não atraiu minha curiosidade embora tenha um roteiro interessante. Mas obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Sil

    É bem bonitinho. Leitura descompromissada. Se cair na sua mão, leia e me diga o que achou!!!

    Bacci!!!

    Beta

    ResponderExcluir
  3. Você tem minha palavra a respeito ! ^^

    ResponderExcluir
  4. Esperar até o final do ano pelo terceiro é de morrer, enquanto isso, acho que vou investir nesse Desculpe se te chamo de amor.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá. Vc sabe onde encontrar o segundo e o terceiro volumes?

    ResponderExcluir
  6. Ja estamos em 2014 e nada do terceiro livro!

    ResponderExcluir
  7. Sou louuuuuca pra ler esse livro.Esse livro têm cenas de sexo ou palavrões.Dá pra meninas novinhas lerem?
    brunadiana.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. eu esqueci de botar o ponto de interrogação na pergunta acima,desculpa:)

    ResponderExcluir
  9. Eu terminei de ler o primeiro livro, "Canções para Paula ", tô louca pra ler os outros.

    ResponderExcluir