terça-feira, outubro 30, 2012

Ciao!!!



Esse é outro do Baú da Beta. E eu amo essa história. Mais uma da série “li emprestada e depois comprei pra mim”. No comentário do editor (eu comprei meu livro em 1996) diz que “é um desses livros que a gente jamais esquece. Um livro para ser lido com a alma e guardado para sempre em nosso coração”. Tanto que ele já esteve em um post aqui – sobre os dois livros da mesma autora que receberam no Brasil o mesmo título “A Senhora do Castelo”. Peguei o resumo e vou me estender nos comentários.

A Senhora do Castelo - Lynda Trent - Clássicos Históricos 44
(Thornbeck - 1994 - Harlequin)
Personagem: Damáris Fleetwood e Gavin Rutledge

Damáris vivia feliz e amada pelo pai na ilha onde ficava o castelo da família. Todos sabiam que ela tinha o dom, afinal, havia nascido do mar, da tempestade e da magia. Com a invasão do castelo por um parente ganancioso, ela dependeu de um pretendente rejeitado para salvá-la. E Damáris teve motivos para se arrepender da decisão: Gavin era bonito, leal, valente, corajoso e iria defendê-la, até a rainha determinar o futuro marido dela. O problema era que os dois se apaixonaram e estavam dispostos a correr riscos para triunfarem sobre a ameaça e a decisão da rainha...

Comentários:

- O prólogo deste livro é um daqueles que você lê em um respiro. Acompanhamos um parto difícil, o medo de mais uma perda e uma decisão dura, que só uma mãe é capaz de tomar: pedir aos deuses - no caso, à Virgem Sibilante, uma divindade pagã que existe na ilha de Thornbeck – para poupar a vida da filha e levá-la no lugar. Assim temos o fim de uma família feliz e a promessa de que o pai iria amar e proteger a filha.

- Vinte anos depois, a preocupação de Owen é encontrar um marido que amasse Damáris, como ela merecia ser amada. A filha tinha se tornado uma moça linda, integrada à comunidade e com o mesmo dom da mãe: de ver o futuro nas águas derramadas em uma bacia de cobre. O pai até encontra um pretendente que pensa estar à altura do que ele queria para a filha, Gavin, o filho caçula de um amigo da corte. No entanto, Damáris o recusa e parece que a história vai terminar aí...

- Só que, o irmão mais velho de Owen, William, que tinha sido deserdado por manifestar opiniões contrárias à decisão do rei Henrique VIII (sim, aquele que divorciou e saiu matando esposa a esmo – resumo tosco de um homem cuja vida virou até seriado), tinha sido acolhido pela Escócia e, em nome do país, invadiu e reivindicou Thornbeck. Com o pai morto, Damáris estava presa pelo tio e sujeita aos caprichos dele. Ela ainda foi inteligente em armar uma estratégia de contra-ataque, mas precisaria de ajuda. E a rainha escolheu justamente o ex-futuro-possível-noivo para o resgate e para ser guardião do local até que a soberana decidisse com qual nobre Damáris se casaria para que Thornbeck ficasse protegida. E ao finalmente se conhecerem, Gavin e Damáris se estranham, se repelem e se gostam, tudo ao mesmo tempo. E a teimosia dela – resultado da forma como foi criada – e a determinação dele vão se bater durante boa tarde. Afinal de contas, não bastava estar segura, Damáris quer vingança pela morte do pai. E o perigo não foi totalmente afastado. Ou seja, muita coisa em uma história bem escrita que prende a atenção até o fim.

- Eu me apaixonei por este livro na primeira vez que li. Damáris age motivada por uma paixão que faz falta em muitas outras personagens. Ela toma decisões certas e decisões erradas. Gavin fica encantado, irritado, enlouquecido e completamente apaixonado. Acredito que não haja forma de torcer contra eles. Ainda mais sabendo que se eles não forem separados pela ganância do tio, devem ser pela decisão da rainha. É muitas batalhas para serem vencidas e nem Damáris nem Gavin vão fraquejar.

- Linkitos: tem informações no Fiction DB; no site da Barnes & Noble; no Fantastic Fiction tem página da autora e do livro e, claro, no Goodreads.

Bacci!!!

Beta
Reações:

Um comentário :

  1. Oh, como eu adoro esses romances em que uma rainha ou um rei resolve casar outros sem pedir consentimento ou pemissão !!! Eu tenho esses dois romances de Lynda Trent !!! ^^

    ResponderExcluir