sábado, setembro 29, 2012

Ciao!!!


Alguém me explica essa capa? - Fantastic Fiction


Nada como ter fé no coração, né? Depois de longa espera, finalmente, vamos conhecer o final da saga Os Cupidos – justamente envolvendo as duas pessoas que moveram as histórias anteriores!

A Dança da Corte – Candace Camp – Rainhas do Romance Histórico 15 (Os Cupidos 4/4)
(The Courtship Dance – 2009 – HQN Books)
Personagens: lady Francesca Haughston e duque Sinclair de Rocheford

Para compensar uma injustiça cometida no passado, Francesca decidiu arrumar uma esposa perfeita para o ex-noivo e amigo Rocheford. Afinal de contas, ele precisava se casar e ter herdeiros. Ela, idiota, tinha perdido a chance e agora tinha tantos outros problemas para enfrentar. O fato de ele não ter pedido a ajuda dela era apenas detalhe. E não é que ele aceitou? O mais reticente ao casamento dos nobres estava disposto a subir ao altar, desde que com a pessoa certa – e só a casamenteira da corte poderia resolver esta missão.

Comentários.

- O livro é lindo, mas, confesso, fiquei um pouquinho frustrada. Primeiro porque, não houve o exorcismo da VAAAAACA, personagem odiada, causadora da intriga e da separação entre Francesca e Sinclair. No livro anterior, ela apronta pra caramba e sai impune. Não gostei. Queria um castigo exemplar para uma mulher egoísta que se dedicou a arruinar a vida alheia.

- Implicâncias e impunidades à parte, neste livro, temos o raio–X da casamenteira lady Francesca Haughston. Coisas que foram apresentadas aqui e ali nas histórias anteriores, desta vez, são detalhadas: a penúria em que vivia, porque o finado marido (que o inferno o tenha em péssimo lugar) era um gastador inverterado; como que a mulher que se esforçou para criar o amor entre casais não conheceu isso no próprio casamento. A insegurança e fragilidade da persona privada de Francesca foi uma surpresa para mim, afinal a gente a viu várias vezes antes descascando abacaxis sociais e demonstrando rapidez de raciocínio digna de inveja. Aqui a gente percebe que ela tinha uma fachada muito boa, que escondia todo o medo que sentia de perder o pouco que lhe restara: a casa e os empregados fieis.

- No entanto, a situação dela estava cada vez mais crítica e o pouco equilíbrio que restava é comprometido de vez diante da revelação de que tinha acreditado em uma mentira e, por causa disso, desfeito o noivado com Sinclair. Claro que o livro não ficaria apenas no “fazer as pazes com o passado”, tinha que aparecer um personagem para colocar tudo em risco, ameaçando deixar Francesca na rua e sem dinheiro. Essa Francesca frágil e confusa me causou muito estranhamento, mas quem, sob pressão semelhante e com tantos problemas na cabeça, não reagiria da mesma maneira?

- Temos também a chance de ver como Sinclair é um fofo (temos uma descoberta, mais para o fim da história que é de causar uma overdose de corações gigantes estilo cena de mangá em quem lê). Mas claro que, antes disso, resolve fazer a casamenteira provar do próprio veneno, ao aceitar que ela procure uma esposa para ele. Tem horas que dá vontade de colocar um carro de som (ok, exagero anacrônico) daqueles que passam pelos bairros vendendo pamonha, gás qualquer coisa: FRANCESCA, MINHA FILHA, RACIOCINA! Embora a escorpiana estressada em mim queria berrar com a lerdeza dela, um lado geminiano compassivo argumentou que é muito fácil enxergar o que acontece com os outros, mas não ver o que está debaixo do próprio nariz. Por isso, serão necessários sérios e graves problemas para que Sinclair e Francesca consigam finalmente aparar todas as arestas.

- Mas que eu fiquei frustrada pela falta de castigo e humilhação pública da vaca, fiquei...

- De acordo com o Romances in Pink, esta é a série Matchmakers (Os Cupidos), conhecida informalmente também como "casamenteiras":

1. The Marriage Wager (2007) - Aposta no Amor - Constance Woodley e lorde Leighton (Dominic).
2. The Bridal Quest (2008) (também conhecida como The Bridal Conquest)- Conquista do Amor - Lady Irene Wyngate e Conde de Radbourne (Gideon)
3. The Wedding Challenge(2008) –  Bodas de Desafios - Lady Calandra e o Conde de Bromwell.
4. The Courthship Dance (2009) - A Dança da Corte Lady Francesca Haughston e Sinclair, duque de Rochford

*Linkitos: A Tonks, do Romances in Pink já falou sobre ele. E em Inglês, reviews no The Romance Reader; All About Romance; Genre Go Round Review; Romance Reader at Heart; Rakehell; Kelsey’s Book Corner; no Goodreads. A autora tem site oficial e página para o livro. E fica o convite para ler outras dicas da Candace Camp no Literatura de Mulherzinha.

Bacci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. Uma quadrilogia a ficar completa assim que sua editora lembrar de enviar seu estoque para minha cidade !!! ^^

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade imutável sobre esta situação: consegui "Bodas de Desafio", dessa quadrilogia de "Cupidos", hoje somente !!! ¬¬

    ResponderExcluir