terça-feira, fevereiro 28, 2012

Ciao!!!

Espero que seja a última vez que eu escreva sobre isso, embora possa ter certeza de que (infelizmente) não será. Recentemente observei alguns episódios na blogosfera que me chatearam, chocaram e irritaram, não necessariamente nesta ordem. Embora envolvessem uma causa que pode ser considerada nobre - a qualidade dos blogs -, o que incomodou foi a forma como se manifestaram sobre o assunto. Vamos aos tópicos:

1) Comentários isentos: vou falar algo com todas as letras - não existe postagem ou resenha (dê o nome que quiser) isenta. Nem venham com "oooh, novidade". Os comentários nada mais são que opinião pessoal sobre um livro. Opinião essa que sofre uma série de influências: humor, TPM, simpatias e antipatias prévias (pela autora, pelo estilo de história, local onde se passa e, pasme, até nome de personagem). No entanto,  quem lê e - principalmente - quem escreve precisam se dar conta de uma única coisa: não se trata de uma opinião absoluta e irrevogável, nem aqui no Literatura de Mulherzinha, nem em lugar nenhum.
Portanto, caros e caras, cuidado ao generalizar.

2) Parcerias: Seguindo o bonde, citarei um episódio recente (me perdoem por apenas narrar o milagre, sem mencionar os nomes dos santos relacionados):  um blog expôs a opinião negativa a respeito de um livro que tinha recebido várias resenhas positivas de outros blogs. O blog considerou que isso (as várias resenhas positivas) estava condicionado à parceria (e à política da boa vizinhança ou, no popular, fazer bonito) com a editora do tal livro.
Ok, não sou candidata ao título de Pollyanna menina e sei que esse comportamento pode acontecer - cada cabeça, uma sentença. Não posso falar pelos outros, apenas por mim. E eu gostei do livro. Gostei muito, diga-se de passagem. E não acho um crime nem que deva ser presa por isso. O comentário me magoou por causa da acusação generalizada. Quer dizer que meu direito de gostar/ não gostar e de expressar isso será colocado em xeque por causa das parcerias que o blog possui? Então, olhem aí do lado. Caso não tenham notado, o Literatura de Mulherzinha só possui uma parceria: Harlequin Brasil. E eles sabem que eu escrevo o que sinto a respeito dos livros - já fiz elogios, comentários, críticas e até dei pedradas, tudo quando considerei necessário. Por isso, para ficar bem claro: as opiniões no Literatura de Mulherzinha não são ditadas por parcerias, editoras, autoras bla bla bla. Se fosse, nem investiria tanto do meu tempo lendo os livros e pensando no que escrever. Se quem estiver lendo aqui não acredita nisso, obrigada pela visita ao LdM e não precisa voltar.

3) Boom de blogs literários: Realmente houve um boom de blogs relacionados a livros. Sei disso porque cuido de um dos mais antigos dedicados ao tema. E tem para todos os gostos. Volto a bater na tecla de que é necessário conteúdo: não adianta ser arrasa-quarteirão e não ter o que dizer (incluindo aí o "saber como dizer"). Tem que tomar cuidado com o Português, óbvio! E não adianta estratégias de promoção: sem conteúdo, não sobrevive porque não cativa ninguém para frequentar o blog e ser lembrado como uma referência.
E claro que percebo a luta por parcerias seja com editoras e outros blogs, o clima de patrulha e a competitividade negativa. Considero uma bobagem: não vou promover o meu blog debochando dos erros alheios, nem vou ficar me desesperando se não sou recordista de acessos e de seguidores. A situação é muito simples: não faltam livros (novos e antigos, de banca e de livraria) para serem lidos e comentados. Ou seja, trabalho de sobra pra quem quer entrar a bordo. Tive um chefe muito querido que me disse uma vez: "não me preocupo com os outros. Minha preocupação é a gente. Se o nosso trabalho for bem feito, não temos com o que preocupar". Se cada um cuidar do seu, todos ficam mais fortes.
Claro que não vou entrar no mérito do plágio, que é o suprassumo da falta do que fazer. E falo de cadeira, porque já tive resenha minha adotada por aí e "desadotada" quando botei a boca no trombone.

4) Leio romance, sim! E daí?: Até a 8a. série eu estava convicta de que seria professora de Português. Aí aconteceu um problema - a minha incompatibilidade com livros de Machado de Assis. Só gostei de Dom Casmurro. Como que eu teria coragem de mandar alguém ler o que não gosto? Credibilidade zero. Fui caçar outra profissão, aceitei a dica da minha mãe e me tornei jornalista. Moral da história - se não quis ditar o que as pessoas deviam ler de forma profssional, vou mandar como amadora? Fala sério! Quer ler clássicos? Leia! Quer ler auto-ajuda? Leia! Quer ler livros religiosos? Leia! Quer ler só autores brasileiros? Leia! Quer ler os bestsellers? Leia! Quer ler livro de banca? Leia. O importante é ler! Já comentei antes: quem lê se expressa falando e escrevendo melhor, instiga a imaginação e aprende mais. Não sou tapada em achar que um milionário italiano, espanhol ou escocês vai aparecer aqui na minha casa declarando amor eterno - já falei antes sobre isso - e as vezes que tenho que explicar por que leio sempre terminam em um episódio que causa irritação ou vergonha alheia. Estou sem paciência com esse povo que empoleira no altar da dignidade e fica piando certezas lá de cima. Em um país onde as pessoas não são educadas a tratar os livros como amigos e a maioria aonda o vê como algo chato, atitudes esnobes só atraem mais antipatia à causa "vamos formar leitores". Então ignore os preconceitos (os seus e os alheios) e leia! Aprenda a ouvir o "você lê isso???" e dar a resposta adequada à situação, educada ou não, a gosto do freguês. Portanto, hoje, como estou em dia escorpiano malcriado, a quem possa interessar, não vou pedir desculpas por ler romance. Leio sim, quantos quiser, como quiser e a hora que quiser. A vida é minha. O dinheiro é meu. O tempo é meu. Os incomodados que se mudem.

Bacci!!!

Beta

*** Ps.: Para quem não entendeu o motivo do título do post - uma referência à quem se acha superior, veja aqui.
Reações:

5 comentários :

  1. oLÁ,
    eU NÃO SOU UMA PESSOA IMPORTANTE. pARA COMPLETAR, NÃO ENXERGO UM PALMO DIANTE DO NARIZ. nÃO ENTENDO DE BLOGS DE ROMANCES. aPENAS QUIS MONTAR UM PARA QUE AS PESSOAS LESSEM TUDO AQUILO O QUE EU PUDESSE PEGAR NA NET. nÃO ENTENDO MUITO SOBRE O QUE VOCÊ ESCREVEU ACIMA, NÃO SEI O QUE SIGNIFICA PARCERIAS E NEM COMO UMA BLOGUEIRA DE eBOOKS ESTÁ EM ACORDO COM AS EDITORAS. eNTRETANTO, VOLTA E MEIA, MEUS LIVROS VÃO PARA O ESPAÇO E, MAIS UMA VEZ, ACABAM DE SER DETONADOS., DESSA VEZ DO MEDIAFIRE. jÁ ESTIVE NO ESNIPS, NO 4SHARED E SEMPRE DANÇO. e NEM MESMO CONSIGO DESCOBRIR POR QUE SOU BANIDA DOS SITES DE DOWNLOADS.
    mAS ISSO NÃO IMPORTA MAIS JÁ QUE MEU VERDADEIRO OBJETIVO NÃO ERA O DE TER UM BLOG PARA QUE TODOS BAIXASSEM ROMANCES. aO CRIAR AQUELE BLOG PARA DOWNLOADS DE LIVROS, QUERIA MESMO QUE AS PESSOAS, EM MEIO AO DE nORA rOBERTS E dIANA pALMER, ACABASSEM BAIXANDO OS LIVROS QUE ESCREVO E QUEM SABE, ATÉ GOSTASSEM DELES.
    tODAVIA, ISSO NÃO ACONTECEU. pEDI A TODAS AS GAROTAS QUE POSSUIAM UM BLOG NO GÊNERO QUE FALASSE ALGUMA COISA SOBRE OS LIVROS QUE ESCREVI MAS SEMPRE FUI IGNORADA. tOTALMENTE UM ZERO A ESQUERDA PARA TODAS ELAS.
    tUDO BEM. NÃO QUERO MAIS FAZER OUTRO BLOG POIS PARA MIM, QUE NÃO ENXERGO E NÃO TENHO QUEM ME AJUDE, FICA MUITO COMPLICADO. ALÉM DISSO, NÃO ENTENDO BULIFAS DE INTERNET E DESCONHEÇO A MAIORIA DOS TERMOS QUE ELES USAM PARA QUE SE POSSA MELHORAR UMA PÁGINA.
    sÓ QUERIA MESMO DESABAFAR UM POUCO, EMBORA SAIBA QUE VOCÊ E TODAS AS OUTRAS GAROTAS ESTÃO SE LIXANDO PARA MIM E PARA O MEU DESEJO DE ME TORNAR UMA ESCRITORA DE ROMANCES RECONHECIDA, AO MENOS NO MUNDO DA INTERNET.
    bEM, UM ABRAÇO PARA VOCÊ E CONCORDO COM O FATO DE QUE HAVERIA MESMO ESPAÇO PARA TODAS AS BLOGEIRAS. mAS ACHO QUE ALGUMAS MENINAS ACABAM AJUDANDO A DETONAR OUTRAS. nÃO É O MEU CASO POIS NÃO ACHO NADA ENGRALADO SACANEAR ALGUÉM MAS TENHO CERTEZA DE QUE É ISSO O QUE ACONTECE COM ALGUMAS MOCINHAS E NEM SEI O POR QUE. sEI TAMBÉM QUE ESSE N~´AO É O SEU CASO POIS O SEU BLOG EXISTE HÁ MUITO TEMPO E EU SEMPRE BAIXEI MUITOS EBOOKS DE VOCÊ ALÉM DE LER SEUS COMENTÁRIOS SOBRE OS LIVROS QUE ACHO INTERESSANTE.
    bEM, AO PERDER A VISÇAO EM 2002, PASSEI A LER COMPULSIVAMENTE E ACREDITE QUE LEIO MAIS DE UM LIVRO POR DIA. mAS SE ESSA CENSURA CONTINUAR, VOU PRECISAR DE UM NOVO MÉTODO PARA CONTINUAR A LER. cpODERIA COMPRAR UM LIVRO E ESCANEÁ-LO, MAS ISSO É BASTANTE COMPICADO PARA MIM.
    bEM, PERDOE O DESABAFO. vOU DEIXAR MEU BLOG EM ABERTO. nÃO VOU PERDER MEU TEMPO TENTANDO FAZER TIDO OUTRA VEZ. sE UM DIA SE INTERESSAR, LEIA UM DOS MEUS LIVROS. eLES JÁ ESTÃO INSCRITOS NA BIBLIOTECA NACIONAL MAS ACREDITE EM MIM. uM DIA DENUNCIARAM O MEU PRIMEIRO LIVRO COMO VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. nÃO SEI SE FOI POR CAUSA DO TITULO, MAS TIVE QUE ENVIAR PARA O SITE UM DOCUMENTO PROVANDO QUE O LIVRO ERA DE MINHA AUTORIA E QUE ESTAVA DEVIDAMENTE REGISTRADO. pODE?
    uM ABRAÇO E MAIS UMA VEZ DESCULPE0ME PELO DESABAFO
    CLARICE MASCENA
    PS. AS LETRINHAS TORTAS VÃO ME DAR MUITO TRABALHO! iSSO PARA QUEM TEM VISÃO SUBNORMAL É O FIM DO MUNDO!

    ResponderExcluir
  2. Oi Beta!

    Confesso que fico abismada com as coisas que acontecem nesse nosso mundo de blogs.

    Eu realmente aprecio os seus comentários, e é super positivo ver que podemos ter opiniões tão diferentes, e nos respeitarmos como leitoras e seres humanos.

    E apesar de ser de libra... tb tenho meus momentos escorpianos... talvez seja o ascendente...kkk

    Meu blog já ta caminhando pra dois anos e o considero um bebezinho ainda mal formado. Mas aprecio os momentos que divido minhas opiniões com as amigas que o frequentam.

    E vamos às resenhas.

    bjos
    MARA

    ResponderExcluir
  3. Sempre que sinto que vou começar a me revoltar ou a ficar chateada com situações criadas por blogueiros ou leitores... eu paro e penso no porquê criei o blog, como surgiu a idéia e qual meu objetivo...
    No meu caso, o blog foi criado para que eu escrevesse minhas opiniões sobre minhas leituras, para me servir de referência e controle... quando penso nisso, sinto que todo o resto é bobagem... amizades, seguidores, parcerias foram surgindo naturalmente, mas esse nunca foi meu foco (até porque eu nem imaginava como isso poderia ser grande)... depois que passei a encarar dessa forma, consigo ficar mais em paz comigo mesma porque o principal objetivo do meu blog está sendo realizado... eu escrevo sobre o que eu gosto, para mim... isso sem falar no quanto aprendi, cresci e me desenvolvi...
    Desabafos são sempre necessários... esse é o meu...
    Só espero que você nunca perca o ânimo e tenha sempre em mente qual é seu objetivo...

    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beta!

    Como sempre, estou boiando na motivação, mas quando vejo a consequência, entendo perfeitamente o que te moveu.

    Não li o tal post, sei lá aonde foi publicado, mas gente que se acha dono da verdade tem aos montes. Cada um deveria ficar preocupado com a própria vida e deixar o anjo da guarda dos outros em paz.

    No meu entendimento, quando a gente lê um post ou resenha, como preferirem, a gente está lendo a opinião pessoal de alguém e pode concordar ou não com ela.

    Blog não foi feito para ser isento: blog foi feito para expressar opiniões, se são contra ou a favor de algo, não importa!

    O que importa é o respeito mútuo, a apreciação pelo bom debate, dar a conhecer o que achamos para que as outras pessoas possam se colocar a respeito.

    Se quem acha que parceria gera obrigação de bajular, só posso lamentar bastante pela criatura pouco desenvolvida. Se eu acesso um blog que só bajula a editora e eu não sinto sinceridade no que foi escrito, não entro mais.

    O que eu quero, como seguidora de blogs, é ler uma opinião sincera, bem escrita, focada, como se estivéssemos tendo uma boa conversa, não importa aonde estejamos.

    Tenho um prazer enorme em entrar aqui, no blog da Mara, da Tonks, da Suelen, de tantas outras meninas que falam o que pensam sem medo de serem felizes!!!!

    E mais, como você disse "Portanto, hoje, como estou em dia escorpiano malcriado, a quem possa interessar, não vou pedir desculpas por ler romance. Leio sim, quantos quiser, como quiser e a hora que quiser. A vida é minha. O dinheiro é meu. O tempo é meu. Os incomodados que se mudem."

    É isso aí! Os incomodados que se mudem, não acessem e não encham o saco com discussões nada a ver.

    Beijos meninas, adoro vocês todas, blogueiras sérias e competentes,que fazem a alegria dos meus dias!

    ResponderExcluir
  5. Oh, uau, Lady Beta, você ficou brava mesmo ! Bem, apoio você, compreendo você, estimo você. ^^


    Sabem, eu sou blogueira também, mas meu blog é uma salada de temas, não de livros exclusivamente.


    Ceguinha, eu não conheço seu blog, mas gostaria de ler um de seus livros. Poderia ajudar-me ?


    Mara, eu tenho como descobrir se você tem ascendente escorpiano se contar-me data, hora, local de nascimento.


    Sil de Polaris (Sil.de.Polaris@hotmail.com)

    ResponderExcluir