sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Ciao!!!

Já vi que vou querer ler este livro por 2 motivos: o óbvio, Harry Potter e o interessante, foi escrito por uma fã que tinha um portal na internet. Qualquer coincidência é mera semelhança... Ou vice-versa!

Bacci!!!

Beta

***

Fonte: Folha de São Paulo

23/02/2011 - 12h58


Fã retrata a paixão dos leitores por "Harry Potter"

da Livraria da Folha



Um dos fenômenos gerados pela série de livros "Harry Potter" é o número de fãs apaixonados pela saga. Grupos que se reuniam fantasiados nas livrarias à espera do novo volume ou fazendo fila nos cinemas para ver o filme.

Esta paixão pela história também foi refletida no mundo virtual. Muitos dos leitores uniram-se em sites para discutir a obra e compartilhar novidades. Um deles, "The Leaky Caldron", chamou a atenção da editora norte-americana e da própria J.K. Rowling.

A responsável pela página, Melissa Arnelli, conseguiu algumas façanhas, como uma entrevista com Rowling que fez inveja em jornalistas do mundo todo por sua extensão. Assim, ela ganhou créditos para assinar o livro "Harry e Seus Fãs", que conta com um prefácio escrito pela própria criadora do bruxinho.

No livro, Melissa traz informações detalhadas sobre a febre, contando um pouco da sua experiência pessoal. Ela descobriu os livros quando estava na faculdade, em dúvida sobre qual carreira seguir. A paixão pela saga acabou direcionando seu caminho.

"Harry e Seus Fãs" faz um retrato do público que foi fisgado pela magia da escrita de Rowling. A própria escritora diz, no prefácio, que se trata da "história de uma comunidade, escrita por uma conhecedora, e eu o achei inspirador, comovente, divertido e, em certas ocasiões, francamente assustador (...) A história do fandom online é tão extraordinária quanto a do próprio Harry, e me deixou com um sentimento de reverência respeitosa e gratidão."

Paralelamente, é possível observar o crescimento das redes sociais e a utilização dessa ferramenta para reunir pessoas de gostos iguais. Para quem não faz parte deste grupo é uma oportunidade de conhecer e entender esta paixão. Quem viveu este momento pode relembrar a época neste registro de fã.

*
Harry e Seus Fãs
Autor: Melissa Arnelli
Editora: Rocco
Páginas: 368
Quanto: R$ 29,50

Bacci!!!

Beta
Reações:

3 comentários :

  1. Apesar de não ser uma fã de Harry Potter, fiquei interressada em ler este livro da Melissa Arnelli, pois faço parte de uma outra comunidade de fãs onde encontrei pessoas fantásticas que transformaram minha vida e mostraram facetas de mim que eu desconhecia existirem.Esta é uma das maravilhas da internet e suas redes sociais, desde que você saiba desfrutá-las.
    Parabéns pelo blog. Já estou te seguindo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não estar na faixa etaria do publico do Harry Potter, acho essa série muito legal. E achei ainda mais interessante eles abordarem agora os leitores.

    Bjos,
    Andrea
    http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Interessante com certeza !!! ^^


    Um beijo !!!


    Sil de Polaris


    http://sildepolaris.blogspot.com


    (para não destoar !!! hihihi ...)

    ResponderExcluir