segunda-feira, janeiro 24, 2011

Ciao!!!

Desculpe ocupar o tempo com outro post futebolístico, mas é porque o assunto me afeta diretamente.  Provavelmente vai causar sentimento semelhante em toda garota que gosta de futebol, porque faz parte do imaginário popular - e machista - sobre o futebol: mulher não sabe o que é impedimento.

Aconteceu no sábado passado, durante a transmissão do jogo Liverpool x Wolves pela Sky Sports na Inglaterra. Os apresentadores Andy Gray e Richard Keys fizeram comentários machistas sobre a bandeirinha Sian Massey, de 25 anos e a vice-presidente do West Ham (outro clube inglês), Karren Brady, que tinha escrito sobre discriminação que as mulheres sofrem em uma coluna de jornal. Ok, Daily Mail não é a fonte mais confiável - ajudou a "inventar" o caso Carbonero - mas foi um dos que melhor resumiu a confusão. Eu confesso que soube da polêmica pelo Kickette e também pelo Ontd_Football, que dedicou 1, 2 e 3 posts sobre o assunto. O fato é que eles soltaram o veneno quando imaginavam que os microfones estavam desligados. Pois é, não estavam. Pior ainda, GRAVARAM o que eles disseram (no fim do link do Daily Mail tem o áudio!)

Commenting on Ms Massey, Mr Keys said: ‘Somebody better get down there and explain offside to her.’
Comentando sobre (Sian) Massey, (Richard) Keys disse: "Melhor alguém descer lá e explicar impedimento para ela"
Mr Gray, a former Scottish international footballer, replied: ‘Can you believe that? A female linesman. Women don’t know the offside rule.’
(Andy) Gray, a ex-jogador da Escócia, replicou: "Dá para acreditar? Uma bandeirinha mulher. Mulheres não sabem a regra do impedimento."
Mr Keys replied: ‘Course they don’t. I can guarantee you there will be a big one today. Kenny (Liverpool manager Kenny Dalglish) will go potty. This isn’t the first time, is it? Didn’t we have one before?’
(Richard) Keys retrucou: "Claro que elas não sabem. Posso garantir que haverá um grande erro hoje. Kenny (Kenny Dalglish, técnico do Liverpool) vai reclamar. Não é a primeira vez, não é? Não tivemos um antes?"
Later in the exchange, Mr Keys said: ‘The game’s gone mad. Did you hear charming Karren Brady this morning complaining about sexism? Do me a favour, love.’
Mais tarde (eu acho que "In the exchange" pode ser traduzido como no "pós-jogo"), (Richard) Keys disse "O jogo ficou loouco. Você ouviu a encantadora Karren Brady esta manhã reclamando sobre discriminação? Dá um tempo, querida"
During the game, which Liverpool won 3-0, Ms Massey angered Wolves by refusing to rule Raul Meireles offside before he set up Liverpool’s first goal. The replay showed that she made the correct decision.
When The Mail on Sunday put the transcript to Mr Keys, he said: ‘I have no recollection of that. I have no idea what you are talking about. My recollection is that I wished the young lady all the best.’
When told a recording existed of the conversation, he said: ‘If you have a tape then you don’t need me to talk to you.’
Mr Gray could not be reached last night.

Durante o jogo, vencido pelo Liverpool por 3-0, (Sian) Massey irritou os jogadores do Wolves ao se recusar a marcar o impedimento de Raul Meireles antes de ele armar o primeiro gol do Liverpool. O replay mostrou que ela tomou a decisão correta.
Quando o "The Mail on Sunday" mostrou a transcrição a (Richard) Keys, ele disse: "Não me lembro disso. Não faço ideia sobre o que você está falando. Minha lembrança é que eu desejei à jovem lady toda sorte.
Quando soube que havia uma gravação da conversa, ele disse: "Se você tem uma gravação, então não precisa de mim para falar com você".
(Andy) Gray não foi localizado ontem à noite.

*** Um dos posts do Ontd_Football, o #3 eu acho, comenta que os apresentadores pediram desculpas, mas mesmo assim foram suspensos pela emissora da cobertura do jogo de hoje (sim, eles têm costume de partida na 2a. feira).
As reações foram ótimas. A filha do técnico do Liverpool, Kelly Cates, que trabalhou como apresentadora na Sky Sports News e atualmente é da ESPN, postou no Twitter a seguinte pérola: “Phew am exhausted,” “Just read about something called 'the offside rule’. Too much for my tiny brain."
"Ufa.. Estou exausta. Acabei de ler algo chamado 'regra do impedimento'. Muito para meu cérebro minúsculo."

E o pai dela, King Kenny (para os torcedores do Liverpool) perguntou ao jornalista da Sky Sports se ele não se sentia incomodado por ter uma jornalista na sala de coletiva. God bless you, King Kenny!

A propósito: O impedimento é quando o jogador do time que está atacando está localizado à frente da linha da bola quando recebe o passe e não há dois jogadores adversários entre ele e a linha de fundo. Se o jogador estiver atrás da linha da bola não haverá impedimento. A propósito, os homens estão tão preocupados com o conhecimento das mulheres sobre esta regra porque muitas vezes eles não entendem. Ou os bandeirinhas HOMENS acertariam isso tranquilamente em todas as vezes. O que não acontece. Seja no campeonato de várzea ou na Copa do Mundo.

Bacci!!!

Beta

ps.: Update em 25/01/11: De acordo com os meios de comunicação - e com atraso a notícia chegou ao site do Globoesporte, o Andy Gray foi demitido pela Sky Sports News. E sobrou punição para todos os machistas envolvidos no episódio:  Richard Keys ligou para se desculpar com a árbitra mas está suspenso por tempo indeterminado. E o repórter de campo, Andy Burton, saiu em defesa dos companheiros de transmissão e também foi suspenso. Segundo o site da ESPN Brasil, já a árbitra Sian Massey desistiu de trabalhar em um jogo hoje. Espero que tenha sido para esperar a maré baixar e fugir da polêmica e não por vergonha. Sei que ela nunca lerá isso, mas é conselho de quem já esteve em situação parecida, não é ela quem tem que ter vergonha da situação. E de certa forma, este desfecho é consolador: afinal de contas, sabendo ou não o impedimento, o público feminino merece respeito (ainda mais na Liga Inglesa, onde muitas mulheres frequentam os estádios e consomem produtos relativos aos clubes. Se a evolução não vem por educação, que venha onde pode doer muito nos machistas - no bolso!!!)
Reações:

2 comentários :

  1. Aqui em casa sou chamada de ESPN... Eu simplesmente amo futebol. Detesto essas coisas de machistas. Afff. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma mulher que não gosta de futebol e que não sabe sobre esta regra de impedimento. Aliás julgo impedimento uma bobagem que deveria ser retirada dessas regras ! Que cada time jogue ao ponto de não precisar dessa "marmelada" ! ^^ Meu sobrinho de doze anos explicou-me esta regra, mas eu mal e mal presto atenção a isso. Beta reexplicou acima mas eu não sinto interesse pelo assunto mesmo. Mas talvez eu não esqueça mais sobre impedimento agora ! ^^


    Parabéns à Beta pelo mestrado domado e vencido, mesmo que meus parabéns estejam muito atrasados. Você merece, tracinha faminta ! Viu como acertei ? Vi seu teste !


    Parabéns à Lidy pelo aniversário e que ela tenha muitos anos de vida, lendo muitos romances para distrair e tendo seus amigos e seus queridos à sua volta sempre !


    P.S.: Adorei essa postagem !!! ^^

    ResponderExcluir