sexta-feira, junho 18, 2010

A Literatura está de luto. E, após indicação de um amigo no Twitter, reproduzo aqui a última entrada de Outros Cadernos de Saramago.


Pensar, pensar


Junho 18, 2010 por Fundação José Saramago

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008
Reações:

3 comentários :

  1. Olá linda, confiro seu blog a um tempão, curto muito suas idéias!! Deixei um selinho para vc!!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é uma pena
    Nunca li nenhum livro dele, mas vou procurar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Gente,

    Como disse o Fernando Meirelles em uma entrevista, "o mundo ficou mais burro". E mais triste, porque não teremos mais obras tão maravilhosas, que nos fazem refletir tão bem sobre a condição humana.

    Mas, ainda bem, antes de partir ele nos deixou um legado enorme, que vai nos acompanhar para sempre e aos nossos descendentes.

    Do livro "Levantado do Chão" partilho com vocês o seguinte trechinho genial:

    "Todos os dias tem a sua história, um só minuto levaria anos a contar, o mínimo gesto, o descasque miudinho duma palavra, duma sílaba, dum som, para já não falar dos pensamentos, que é coisa de muito estofo, pensar no que se pensa, ou pensou, ou se está pensando e que pensamento é esse que pensa outro pensamento, não acabaríamos nunca mais."

    É gente, cada dia é diferente do outro, tudo é importante, faz a diferença e nossos pensamentos, então, são tudo, pois nos faz ir prá frente, não acabam nunca!

    Beijos!

    ResponderExcluir