segunda-feira, fevereiro 08, 2010




A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui:


As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

* O Literatura de Mulherzinha já enfrentou situação semelhante, quando o post sobre o livro Casamento em Risco, de Anne Avery foi copiado integralmente, apenas retirando o meu nome, em outro blog. Eu descobri por acidente e perguntei na comu Adoro Romances do Yahoo - e o post e o blog desapareceram. Por isso, Literatura de Mulherzinha apóia a campanha "Não ao Plágio"!
Reações:

3 comentários :

  1. Apoio totalmente a blogagem coletiva, achei ridículo e quem perde mesmo é quem faz o plágio
    :*

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem. Tem selinho pra ti no blog

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo! Total repúdio ao plágio! Tem que denunciar para constranger esse pessoal cara-de-pau que quer pegar carona no talento dos outros!blyxod

    ResponderExcluir