sexta-feira, setembro 11, 2009

Ciao!

O que me impressionou em Curitiba:

* o sistema de transporte. É incrível ver algo funcionando. Tentaram implantar o mesmo sistema na minha cidade - que é de porte médio, portanto menor que a capital paranaense - e deu errado, daí!

* (não só a mim, mas a todo o grupo) foi o preço do táxi. A gente se hospedou no Centro e a Universidade onde o Intercom aconteceu foi em um bairro um tanto distante (pelo menos, para os nossos padrões mineiros, uai) e os valores não eram altos - e o táxi chegava rápido, talvez porque o trânsito funciona na cidade - ao contrário dos engarrafamentos de hora marcada que os moradores de minha cidade já são obrigados a engolir quase todo dia.

* Ah, sim, como eterna passageira (sem nervos suficientes para ser motorista), fiquei impressionada com a habilidade do motorista do ônibus articulado. Gente, todos eles guiavam aquele monstro como se fosse algo menor e fácil de conduzir...

* Como tem árvore e parques na cidade! Só contribui para causar ótimas impressões nos visitantes. - e eu não visitei o Jardim Botânico, não deu tempo e tive que ser chata porque a prioridade era o Intercom. O turismo poderia ficar para depois... Também não deu pra conhecer os estádios de futebol, só vi o campo do Paraná Clube, mesmo assim, da janela do ônibus (na ida) e do táxi (na volta).
* Adorei o Shopping Estação - o que é perceptível pela quantidade de fotos que tirei de lá. E uma idéia que pode ser aplicável em qualquer cidade: transformar um local que poderia estar largado em centro de compras, mas preservando características vitais de sua arquitetura.
* Sim, o tamanho do campus da Universidade Positivo é assustador. Nós andamos muito e nem vimos a metade. Só tivemos idéia da enormidade porque o ônibus contorna todo o campus antes de sair.
* Infraestrutura espetacular. Prédios bem cuidados (quis o destino que minha apresentação fosse em uma sala do bloco azul - sem comentários XD!), com direito a um teatro enorme (onde aconteceu a palestra de abertura com o teórico Dominique Wolton). Mas devo ser sincera, o meu lugar favorito quando estava esperando alguém do grupo ou fazendo hora para ir para a sala foi o lago. Adivinha o motivo? Patos e cisnes!!!! Siiiiiiiiiiiim, o Alerta Patófilo piscou feliz e alegre durante esses dias de viagem. Tirei taaaaaaaaanta foto que o pessoal fez piada que eu fui à Curitiba pra ver patos! XD
* Os funcionários do Hotel foram fenomenais. Gentis, solícitos e com uma paciência de Jó com aquela mineirada falante...
* Tirei várias fotos, da janela do ônibus e do táxi. Algumas já estão no Orkut, quem for meu amigo lá pode ver e comentar. E gostei de algumas fotos "acidentais" que tirei. Acho que ainda vou fazer um curso de fotografia para aperfeiçoar essa mania, já que, na medida do possível, gosto de viajar (na verdade, gosto de chegar nos lugares, seja ida ou volta - a jornada intermediária é o que me estressa).
O sol nascendo na segunda-feira, quando a gente se despediu de Curitiba
Na próxima postagem, os detalhes que faltam - as rápidas passagens pelo Rio de Janeiro, a volta de avião e a chegada em JF.

Bacci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. Nem tudo foi ruim, né?

    xD

    ResponderExcluir
  2. Claro que não! Especialmente quando não havia limite de tempo para desfrutar :)

    ResponderExcluir