domingo, março 22, 2009

Sim, o que disse há alguns posts é verdade: Crepúsculo quase saiu voando pela minha janela...
Com alguma demora, resolvi esclarecer por quê. E antes que você (especialmente os e as Crepusculettes - defensores apaixonados da série) pensem em me atirar de uma janela, leiam tudo para chegar a uma conclusão...

Sendo detalhista, não é a primeira vez que esta série é mencionada no LITERATURA DE MULHERZINHA. Na maratona de posts do final do ano passado, um deles falava da minha curiosidade sobre a série.

Pois bem, pra curiosidade não matar a gata aqui (adoro felinos) pedi à minha prima Ludmila (pronto, agora você está famosa \o/) o livro emprestado. E ganhei de quebra um resumo da história, bem detalhado, quase quase ela me contou o final (e mais tarde eu pensei se ela não deveria ter feito isso, mas deixa esse assunto para depois), deu um monte de conselhos e opiniões...

E vamos lá, aos meus comentários:

Crepúsculo - Stephenie Meyer - Editora Intrínseca
(Twilight - 2005)
personagens: Isabella "Bella" Swan e Edward Cullen

É sério que precisa de resumo? Vamos lá:

Por motivos pessoais (o segundo casamento da mãe) Bella resolve se mudar da escaldante Phoenix para a enevoada Forks, onde mora o pai. Ela não imaginava que esta decisão transformaria sua vida para sempre: por ser "novidade" se tornaria celebridade na escola, mas acabaria atraída por Edward, a única pessoa que deu mostras de antipatia extrema a primeira vista. Por um tanto de teimosia, outro de orgulho ferido e mesmo insensatez, ela esmiuçou até descobrir que ele tinha motivo sério para isso: era um vampiro. E como humana, estar atraída por um vampiro não parecia lógico e esperto, mas sentimentos não costumam ser lógicos. Muito menos as consequencias da atração entre eles...

Comentários:

- Primeiro de tudo, que ficará claro ao longo deste texto: eu não sou a Bella. Nunca conseguiria ser a Bella. Mas tenho pontos em comum com a heroína da série e vocês vão se divertir descobrindo quantos eu confessei ou não neste post XD

- Se Edward está esperando alguém que descubra o que ele é e saia correndo enlouquecidamente, era só me achar! A Bella tem uma alta tolerância às situações que outras pessoas menos corajosas (como eu) considerariam apavorantes, bizarras, malucas bla bla bla Tipo o fato do meu sangue exercer uma atração maior que eu para meu namorado não me anima muito, não *risos*

- É fácil de entender que Bella tem um sério problema de auto-estima. Primeiro, não está acostumada com tanta atenção (e se estressa fácil ao se tornar a rainha do balacobaco da escola em Forks), não basta ser a "forasteira", a "novata", tinha que ser também a que "fez Edward agir de forma mais esquisita que o normal". Segundo, já repararam como tudo ou quase tudo nela é pior que os outros - e em especial, muito pior que o Edward? O cabelo é esquisito, o rosto não é padrão de beleza, a letra é horrorosa... Affe, já estava pensando em mandá-la para a terapia.

- Se primeiras impressões fossem mesmo as que ficam, acho que nunca mais dirigiria meio olhar ao Edward, por mais bonito, atraente, irresistível que ele fosse (sei que parece impossível, mas escorpianos são criaturas muito teimosas e, quando cismam com algo, levam até o fim). Primeiro, ele age todo bizarro e depois como se nada tivesse acontecido. Tem manicômio em Forks? Devia...

- Como comentei com a minha prima, a acentuada tendência de Bella ao desastre conseguiu me fazer uma bailarina. No entanto, acho que ela tem uma rival à altura na Holly de Um amor de Detetive.

- Sim, a atração/paixão/amor entre Edward e Bella é realmente escrita de forma convincente: se eu abrir uma lista de candidatas a Bella, acho que rivaliza com as candidatas a Eve Dallas.

- Os amigos de La Push se esqueceram do óbvio: quanto mais você diz que algo é proibido ou ruim, mais você atiça a pessoa na direção onde ela não deveria ir. E quando esta direção leva ao Edward, a Bella vai correndo (seguida por muita gente...)

- Se Bella já era um para-raio natural de problemas, depois que se envolveu com o Edward e com a família Cullen parece que ganhou um GPS ultra-moderno para confusão. Se cair um meteoro na terra, vai ser em cima dela. Se os zumbis, Curupira, Caapora, Frankenstein, múmias, alienígenas invadirem Forks, será atrás dela. Se houver um caso de bala perdida em Forks (o mais improvável do improvável porque o lugar é uma caaaaaaaaaaaaaaaaalma), a acertará com certeza. Ainda não concluí se ela precisa de um seguro de vida, um banho de arruda e sal grosso ou um curso de primeiros-socorros.

- Melhor frase: não posso citar aqui, mas é o Edward quem diz e envolve ideias idiotas, vampiros sanguinários e agulhas XD

- Personagens xodós: de quase todos com quem conversei, Alice e meu especialmente, Jasper (o que rendeu uma pergunta chocada: "Ei você não leu o cap. 1 de Lua Nova, né?" e a resposta sincera: "Não." E a resposta-comentário esclarecedora: "Ahn")

E finalmente, por que Crepúsculo quase saiu voando pela minha janela, com grade, tela e tudo!?
POR CAUSA DA ÚLTIMA FRASE.
Cá entre nós, o livro tinha que ser arremessado na cabeça da autora, isso sim!
Não vou contar, pra quem não leu, mas é algo do tipo: "fulano me disse algo que eu nunca esquecerei." A parva aqui virou a página e cadê? NÃO TINHA NADA QUE CONCLUÍA O RACIOCÍNIO JOGADO AO VENTO.
Eu acabei de ler o livro às três horas e cinquenta e poucos minutos da tarde. Não estava com os outros dois aqui (burra, muito burra, eu sei - nem precisa dizer), não tinha chance de ir à casa da minha prima buscá-los e nem que eu tivesse fé ao quadrado conseguiria um motoboy para fazer o serviço por mim àquela hora.
Ou seja: TERIA QUE FICAR CURIOSA!
:(
Cá entre nós, até as Crepusculettes mais fanáticas, devem entender que eu tinha motivo para jogar o livro pela janela, com tela, grade e tudo!!! O que o salvou foi um fato simples: não era meu e eu tomo conta direitinho dos bens alheios sob meus cuidados!

Moral da história: apesar da irritante frase final, o livro é bom, vale a leitura e não tem nada daquilo que o rotularam "o novo Harry Potter"... Falta do que dizer. Cada macaco (bruxo, vampiro, como queiram) no seu galho...

Bem, dois dias e uma ligação telefônica irada depois, na segunda-feira, um motoboy resolveu o problema e me trouxe os dois livros que faltavam: Lua Nova e Eclipse.

Como tenho que voltar para a resenha da semana, deixo os dois para os próximos dias. Desta vez, prometo contar qual música grudou no meu cérebro enquanto eu lia Lua Nova e não saiu mais!

Bacci!!!

ps.: Pronto, Lidy, espero que isto sirva para te acalmar XP
Reações:

9 comentários :

  1. UFA! Vc demorou tanto pra postar que eu achei que vinha bomba por aí rsrsrs...
    Concordo com vc em vários pontos, como achar a Bella um porre quando se auto deprecia com tanta insistência, e na sua preferência por Alice e Jasper, e como boa escorpiana também cismei com alguém na saga...com o Edward!! Adoro Alice tb, mas dos personagens masculinos, Edward é quase imbatível (espere até Jacob crescer e aparecer em Lua Nova).
    Adorei tb pq foi uma das únicas que entendeu que Crepúsculo e HP não tem NADA A VER, que é ridículo comparar as duas séries por critérios como vendagem e apelo ao público jovem. As duas tramas são bem diferentes e seus públicos alvo iniciais (pq as duas séries acabaram abocanhando outras faixas etárias) também. Só marketing ou jornalistas mal informados tem coragem de comparar as duas séries.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beta!

    Como sempre, seus escritos têm um tom cômico muito forte e interessante... e essa resenha ficou óóótema!!! rsrs

    Indicaria o rascunho de "Midnight Sun" para que vc entenda as primeiras atitudes de Edward Cullen. Ele está disponível na internet e conta os fatos que ocorrem em Crepúsculo através da narração do Edward.

    Bjim! =)

    ResponderExcluir
  3. "Pronto, Lidy, espero que isto sirva para te acalmar XP"
    Obrigada! Acalmou, sim, não se preocupe!

    Bem, apesar de também achar o Jasper mara (mesmo quando a boca dele está aberta), ressalto uma coisa: ele é muito estranho. Até perdoei o deslize dele em LN, e já esperava por isso desde que ele foi apresentado como o "novo vegetariano da família" e depois de ler no site da SM que 'quanto mais sangue ingerido, mais intoxicado o vampiro ficava'. E cá entre nós, Jasper não é nenhum jovem.

    O amor da minha vida na série é o Carlisle. Tudo bem, Edward é maravilhoso (você vai entender isso quando ler "Midnight Sun" - que eu vou enviar hoje mesmo hihihi), mas o pai dos Cullen... ai ai Eu com um desses... Isso me faz pensar: por que o posto de saúde perto daqui não tem um médico como esse?

    Reconheço que Crepúsculo tem seus altos e baixos, como quando Bella faz besteira (essa tendência/mania dura até o fim da série, e pasme, é pior no último livro), ou quando ela fala milhares de vezes no mesmo capítulo o quanto Edward perfeito, ou ainda quando ela fica comparando Alice (meu projeto de melhor amiga) com uma fadinha. Sinceramente, nessas partes eu fiquei imaginando quando Jasper e Edward seriam deixados de lado. =D

    Senti falta de Emmett contando sua história - tem isso no Outtake que tá no site da SM.

    Espera pra vc ler LN. Dá vontade de pegar o Edward e - como eu sei que vi aqui uma vez - bate com gato morto até o gato miar em javanês do avesso.

    Bacci!

    PS: não sei se por influência da Bella, mas dois dias depois de ler Crepúsculo eu deixei o liquidificador daqui de casa quebrar. *rolando de rir*

    PS2: não sei se foi usada na versão brasileira, mas a fonte que fez o papel de caligrafia da Bella não é bonita mesmo. Parece a letra de uma criança de oito anos - já deu pra ter idéia da tragédia.

    PS3: Bella precisa é de um buraco pra se esconder, não de banho de sal grosso, curso de primeiros socorros e afins.

    PS4: agora você pode ler a série Nightalkers. *Imagino sua cara quando topar com o ciúme doentio do Defensor*

    ResponderExcluir
  4. Gente, mas tem que avisar a Beta que Midnight Sun está INCOMPLETO!
    Meyer tinha escrito 12 capitulos que vazaram na net, então ela ficou desmotivada e parou o projeto. Diz ela que não tem previsão de quando vai retomar a obra.

    Eu optei por não ler nem gosto que as pessoas comentem sobre ele perto de mim (eu saio correndo!! hihi), pelo seguinte: se um dia ela voltar a escrever, vou esperar e ler tudo de uma vez, completo, e se ela não retomar não quero ter o gosto de 12 capitulos entalado na garganta pra sempre, me perguntando o que poderia ter sido!

    ResponderExcluir
  5. Já avisei. Mas duvido que SM volte a escrever por dois motivos:
    - Ela ficou p da vida quando soube o que houve e jurou nunca mais tocar no assunto por pelo menos dois anos;
    - MS "vazado" é só um rascunho. Tem alguns erros de espaço e tempo nele. A sugestão só ficou mesmo pra Beta colocar na cabecinha dela por que o livro terminou com aquela frase ou, como Bella pensou, Edward e Alice tinham algum problema.

    Além de tudo, todo mundo sabe como o livro termina. O que muda é a visão do narrador. Gostei mais da visão de Edward que da Bella.

    Beta, não consigo parar de imaginar o que você vai fazer quando ler "Amanhecer" (Breaking Dawn).

    ResponderExcluir
  6. Lidy, eu acho que ela volta a escrever sim.
    Primeiro, ela com certeza tem um conrato a cumprir com a editora, que vai pressioná-la a lançar o livro algum dia (e não muito distante, já que pra editora o que importa é lucrar, e quanto mais demorar a lançar, maior é o risco de outra "febre" soterrar Forks e seus habitantes no coração dos fãs). E depois ela não vai deixar o projeto incompleto, ela sempre demonstra grande carinho pelos fãs e pelos personagens que criou e não vai querer desapontar nenhum dos lados.
    Eu tenho fé que ainda vou ter O sol da meia noite aqui na minha estante...

    ResponderExcluir
  7. Vc ganhou um selinho:

    http://ogatorisonho.blogspot.com/

    Parabéns pelo blog!

    Bjinhos, Rê.

    ResponderExcluir
  8. Fabi, o problema é que ela disse que está tão zangada e frustrada com a situação que poderia fazer diferente: matar os Cullen e deixar os vampiros nômades vencerem a batalha (ela confessou isso no site dela, no dia em que descobriu que os capítulos vazaram). Carinhosa ou não, SM ficou muito p*** com isso e já avisou que se - esse "se" é realmente por conta dela - voltar a escrever o livro, vai ser porque ela prometeu (a idéia surgiu a partir de uma entrevista, o contrato dela com a editora não especifica quais livros ela deve escrever) aos fãs e não quer deixar o projeto de lado, pois gostou de 'entrar na cabeça do Edward'.

    Mas eu também espero ter meu "Twilight by Edward" em casa, um dia.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Adorei o post! tbm adoro seu blog,suas indicações e seus comentários espirituosos, rsrs... mas gostaria de pedir uma ajudinha para matar minha mega curiosidade... estou com a versão traduzida de Crepúsculo comigo e fui no último capítulo procurar essa frase tão "trágica" que vc mencionou mas não achei :-/, será que por ser a versão brasileira eles mudaram o final?
    Pode me dizer que frase é essa? fiquei mega mega megaaa curiosa, rsrs

    Brigaduuu e super parabens pelo blog!

    Bjs

    ResponderExcluir