segunda-feira, dezembro 31, 2007

(ou porque eu gosto dos livros da Julia James)

Desde que eu li o primeiro livro da Julia James, reparei que ela adora o tema vingança, ou reparação da honra e tem uma mão boa para escrever sobre Italianos e Gregos. Isso tudo já seria suficiente para atrair a minha atenção.
Para melhorar, ela tem a esperteza de não escrever mocinhas abnegadas e sofredoras. São mulheres que sabem lutar, mesmo quando são derrotadas e que sabem que o mundo não é cor de rosa. Por isso, gostei da maioria dos livros dela que li. Eis que o LITERATURA DE MULHERZINHA abre espaço para mais um trabalho desta autora...

Beijo fatal - Julia James - Jessica 50
(Purchased for revenge - 2006 - Mills & Boon)
personagens: Eve Hawkwood e Alexei Constantin

Vingança. Era esse o sentimento que movia Alexei. Queria destruir o império Hawkwood, como uma forma de acertar as contas com Giles, poderoso empresário, capaz de tudo para evitar a derrota. Até mesmo oferecer os favores da filha, Eve, que é descrita impiedosamente pelos boatos como a versão feminina do pai. Apesar da atração por Eve, ampliada por um beijo compartilhado ao luar, Alexei não se detém e cumpre sua palavra. No entanto, Eve quer algo que agora pertence a Alexei. E ele quer uma noite com ela para pensar se deve ceder... O problema é que o preço desta noite pode se revelar muito mais alto do que os dois podem pagar.
Curiosidades:
- Apesar do nome, Alexei não é grego. É da Dalaczia, um país nos Bálcãs. E sim, isso faz toda a diferença na história.

Comentários:
Já li alguns livros da Julia James. Tanto que já deu para determinar o "modus operandi" dela: -mocinho se julga dono da verdade
-mocinho acredita que mocinha está errada
-mocinho faz algo para ter a mocinha a mercê dele
-mocinha tenta se fazer ouvir
-as convicções de mocinho começam a ir por água abaixo
-mocinho não dá o braço a torcer
-mais verdade é esfregada na cara de mocinho
-ele começa a duvidar
-a verdade estoura
-mocinha perde as estribeiras e manda mocinho catar coquinho embaixo de vulcão em atividade no Havaí
-mocinho quer ser perdoado
-mocinha ainda quer vê-lo triturado
-mocinho pede desculpas de forma convicente e decente
-mocinha perdoa
-e eles são felizes para sempre.
(salvo algumas diferenças de livro para livro, a trama base se encaixa nisso)

Esse aqui não deveria ser nenhuma surpresa para mim. Mas foi. Porque há duas reviravoltas na história - a tal noite-pagamento e a hora que vem à tona a verdade sobre Eve (não o que Alexei julgava ser "a verdade" sobre ela). Julia James foi esperta ao esconder o segredo até o máximo possível para a bomba estourar - e você - que descobre tudo pelo ponto de vista de Alexei - perde o chão, como ele. No contexto inicial pós-choque, tudo indica que não há forma de resolver de forma positiva a situação. E sim, apesar de saber que o happy end é quase obrigatório neste tipo de livro, eu achei que esse casal fosse terminar separado, porque garota nenhuma perdoaria o que Alexei fez. E quando você descobre o histórico de Alexei - leia-se o motivo da vingança - você fica perdida como Eve, tentando entendê-lo.
Porque este livro se resume a uma palavra: escolhas. As escolhas que os personagens fazem não são pelos motivos que aparentam. E isso a gente pode aprender e usar na vida real antes de sair atirando pedra em telhados de vidros alheios...
Eu recomendo Beijo fatal, sabendo que nem todas as pessoas vão gostar dele. Como disse, foi um livro que me surpreendeu. Onde as boas escolhas e as más escolhas trazem conseqüências inesperadas e até doídas. E só o perdão, que está em algum lugar do "modus operandi" da autora, pode fazer as coisas continuarem a sua jornada...
ps.: As más escolhas de Alexei colocam qualquer avassalador ou cowboy de Jacobsville no chinelo. Os resultados disso também. Talvez dona Diana devesse mandar um e-mail à dona Julia sugerindo uma "tempestade cerebral" antes de escrever a próxima história dos moradores da cidade onde tudo acontece no Texas...

Bacci

Beta
Reações:

5 comentários :

  1. "Comentários:
    Já li alguns livros da Julia James. Tanto que já deu para determinar o "modus operandi" dela"
    [Segue lista]
    Então, salvo algumas diferenças, Julia James tem um "quê" de Diana Palmer? Ou eu estou delirando? O.o Bem, essa minha conclusão depois desse "ps". Meu Deus, o Alexei escolheu errado? Será que ele deve entrar no rol "Concentre-se em ser bonito e burro e deixe o resto com a mocinha"? kkkkkkkkk
    Fora isso, eu adorei a parte do "-mocinha ainda quer vê-lo triturado". Ai, lá vou eu, caçar livros da Julia James! Oh, como eu sofro! lol

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:36 PM

    oi, Beta
    Sempre leio seu blog e gosto muito de suas opiniões. Já li este livro e fiquei chocada, por mais ficção que é, fiquei magoada com o Alexei, realmente impressionei, se fosse realidade colocaria Alexei na cadeira eletrica sem dó, mais como faz parte e é tudo divertimento, como gosto de romances a e tambem gosto da Julia James.
    Bjos.
    Lucilenegscampos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lidy,
    Na verdade, a trama-base é sempre a mesma - Lynne Graham, Michelle Reid, Diana Palmer e Julia James usam sempre esse plot da vingança. Mas o que me irrita em alguns livros - mocinhas abestalhadas que agüentam tudo e perdoam fácil - não acontece nos livros da Julia James, porque os mocinhos dobram um cortado (como dizem minhas tias) pra recuperar o respeito da mocinha. Na verdade, eu queria ver um livro da Diana à Julia. Só pra ver os cowboys penando LOL

    Lucilene, eu tb fiquei chocada com a atitude do Alexei. E a punição dele no livro foi exemplar. Além da consciência pesada e cobrando, a reação de Eve de não perdoá-lo fácil foi realista. Aliás, como eu disse, não achei que ele seria perdoado. Não achei mesmo. Mas como a maioria destes livros termina com happy end, esse dificilmente seria diferente.
    Obrigada pela visita e comente sempre!!!Bacci!!!

    ResponderExcluir
  4. hahaha
    Mocinha besta e que perdoa fácil também me irrita. As mocinhas da Diana já foram gente ruim. rs Tipo a Dani, de "Uma Estranha ao meu Lado" ou a Gretchen. hehehe
    De vez em quando, eu acho que a Diana tem preguiça de escrever, porque as histórias sempre são "mocinhas bestas que são apaixonadas há milhares de anos pelos mocinhos panacas; elas têm traumas sexuais e um pai malvado. Eles, um trauma amoroso e uma mãe ruim". Só o pano de fundo que muda. Claro que tem exceções, mas a maioria é isso aí.
    "eu queria ver um livro da Diana à Julia. Só pra ver os cowboys penando"
    Bem, Corrigan Hart pena um pouco pra ter a Dorie de volta. hehehe É aí que entra os irmãos Biscoito. xD
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler esse livro, pelo tanto de resenhas que li percebi que ele é o tipo, ou ame ou deixe. Mas seja qual foi o veredito, o livro sempre surpreender, e é isso que quero no momento.

    Uma coisa que me agradou é que pelo jeito ele realmente sofre!!! Isso é bom hahaha *risada maligna*

    Uma coisa chata nesses livros com vinganças é a motivação do mocinho! Que na maioria das vezes é no mínimo .... idiota!!! rsrsrsrs
    Bjsss

    Blog -
    Sarang Hamnida Dramas

    ResponderExcluir