sábado, junho 03, 2006

Ciao!!!



Mais um amado reencontro com o vasto passado de livros emprestados de minha vida... Algumas histórias são tão bem escritas, mas tão bem escritas, que você não as esquece mesmo anos depois. É meu caso com esta história da Susan Johnson. E para vocês terem idéia, eu cheguei a comprar esse livro... e ele sumiu! Só percebi a ausência dele recentemente. E graças à Tha - filha pródiga voltou com força total, que o encontrou em Sampa City - pude matar a minha vontade de reler a paixão de Stefan e Lise...

Estrela Dourada - Susan Johnson - Clássicos da Literatura Romântica
(Golden paradise - 1990 - Harlequin)
personagens: Stefan Bariatinsky e Lisaveta Lazaroff

Stefan voltava da guerra quando salvou uma mulher de ser capturada por turcos. A princípio, ela não despertou a menor atenção nele. Mas ao vê-la limpa e perfumada, Stefan começou a se deixar seduzir... e quando isso acontecia, não sossegava enquanto não obtinha o que queria. Lisaveta estava longe do padrão social imposto às mulheres da aristocracia: era uma intelectual, estudiosa das obras de Hafiz e não seguia o padrão das mulheres vistas com o príncipe libertino, amigo do czar e general branco com fama de invencível. No entanto, o encontro deles não foi obra do acaso e o início de uma paixão que mudaria as suas vidas para sempre.

Curiosidades:

- Salvo as liberdades literárias, o livro é uma aula sobre a situação da Rússia em 1877. Czar, conflitos com a Turquia, corrupção na aristocracia que tomava as decisões de comando...

- Para quem gosta de histórias sobre a Rússia, é um prato cheio!!!

- Para quem gosta de sentir livros onde a paixão é forte, muito forte, mas tão forte, é totalmente recomendado... A intensidade do sentimento entre Lisaveta e Stefan é de contagiar!!!

- Aqui tem uma das declarações de amor mais lindas que já li: para convencer Lisaveta de que ela era diferente das outras mulheres, Stefan a leva a um lugar onde nenhuma amante esteve: o seu quarto de infância. É o sonho de qualquer contos de fadas: teto de lápis-lazuli com diamantes porque o pequeno Orbeliani-Bariatinsky queria dormir sob as estrelas...

- Lisaveta é inteligente, articulada, estudiosa... Não ligava para as jóias, mas quase se derreteu quando recebeu uma edição rara das obras de Hafiz! - é o tipo de heroina que demonstra que existe vida inteligente dentro de um corpo bonito - ou seja, as minhas favoritas!!!

E, uma das coisas que não me esqueci desta história, foi de uma citação que você vai encontrar lá pro meio do livro... Singela, simples e profunda:

"Avaliei a influência da razão sobre o amor e descobri que era como uma gota de chuva no Oceano."
Hafiz - o poeta favorito de Lisaveta e Stefan.

- Links: Goodreads autora, livro, série; site da autora, com página do livro.

Bacci!!!
Beta
Reações:

3 comentários :

  1. Li este livro faz muuito tempo. Vendo a resenha deu vontade de reler, vou baixar em e-book.
    Pelo que lembro a cena do quanto infantil é uma das mais lindas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo ,para as que realmente gostam de ler um bom livro de romance, esse principe e simplismente inesquecivel !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso . A narrativa é bem construída ,os personagens não são rasos e nos encantam e o período retratado ,Rússia na época dos Ksar, enche a história de opulência sem mal gosto .

    ResponderExcluir