sábado, maio 18, 2019

Ciao!!!




  
Foi uma leitura que me marcou pela sororidade entre as protagonistas, que se conheceram como sogra e nora e se tornaram além de família por casamento.

Procura-se um novo amor – Debbie Macomber – Harlequin
(A girl’s guide to moving on - 2016)
Personagens: Leanne e Nichole seguindo em frente

Ao saber que foi traída pelo marido, Nichole colocou fim ao casamento. E inspirou a sogra, Leanne, a fzer o mesmo. Agora elas estavam no processo de superar os matrimônios fracassados, os traumas deixados por estas relações e redescobrirem si mesmas, seus talentos e suas prioridades como seres humanos independentes.

Comentários: 
“- Eu não preciso de um homem. Na verdade, um relacionamento nem está na minha lista de prioridades. Se aprendi alguma coisa nos últimos dois anos é que a minha vida é boa exatamente como está” (Leanne, página 91) 
- Leanne e Nichole eram sogra e nora, passaram pelo trauma do fim do relacionamento em que depositavam os sonhos e a parceria de toda uma vida. Leanne soube dos casos de Sean e optou por ignorar por vários anos. Ao descobrir que o filho Jake imitava o comportamento do pai, contou a verdade para a nora, Nichole, que pediu o divórcio. E isso foi a inspiração para que ela fizesse o mesmo.

- O livro começa mostrando as consequências dois anos depois destas decisões. Enquanto Sean facilitou o divórcio a Leanne, mas a magoou até o fim, Jake protelou o quanto pode porque estava certo de que Nichole não teria coragem de seguir em frente. Ao perceber que sim, fez o possível para ter a esposa e o filho de volta e não admitiu que não tinha conserto.

- Para se ajudarem nesta fase de adaptação à nova realidade, Nichole e Leanne estabeleceram algumas regras – o “Guia para seguir em frente” que é o título original: 
  1. Não se permita afundar na dor. Procure ajuda. Seja voluntária. Faça algo que você ama ou para ajudar os outros.
  2. Cultive novas amizades.
  3. Desapegar para receber.
  4. Ame a si mesma 

- Elas sabiam que não seria um período fácil, precisariam de tempo para absorverem o que houve, entenderem os sentimentos diante do fim do casamento, se perdoarem (porque a culpa sempre surge) e voltarem a ser emocionalmente saudáveis.

- O ponto mais positivo do livro para mim é o apoio que Leanne e Nichole se dão nos bons e maus momentos – e recebem de algumas outras personagens. Deveria haver mais disso na vida real. Essa sororidade de ovir oferecer um ombro amigo e um ponto de vida sem ser julgando, faz muita diferença.

- Geralmente o que ocorre é o sentimento de exclusão, a vergonha social, o “coitada dela, todos sabiam” e os interessados em ouvir para compartilhar fofocas. E neste caso nem Sean nem Jake agem com a consciência de que erraram, mas sim como quem descartou algo velho e/ou não entende porque ela não “colaborou” e terminou com o casamento.

- E justamente quando não estavam procurando, aparecem Nikolai e Rocco. Homens com passados bem distintos, vida diferente das que elas tiveram e reconstruíram. Algo surge. Elas terão que encarar as decisões que tomaram, o medo diante do desconhecido e a própria vida. Não será fácil, mas a vida continua e a gente precisa aprender a seguir em frente. Há momentos em que a gente entende, se irrita, sofre, ri e aprende com as decisões de Leanne e Nichole. Por este aspecto humano, saber que nem sempre as coisas são perfeitas, este livro é totalmente recomendado.

Série Novos Começos


Bacci!!!

Beta

Reações:

0 comentários :

Postar um comentário