quarta-feira, abril 05, 2017

Ciao!!!  


Conhecendo outros blogs, visitei o Leitora Descontrolada que participa de um projeto muito legal neste ano: chama Escrevendo sem Medo – #ESM.

A cada mês, os participantes são incentivados a escrever sobre um tema. Não consegui me comprometer, mas o tema deste mês foi tentador demais: “Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim”.

Por ser o Abril Imperdível, a celebração do aniversário de 12 anos do Literatura de Mulherzinha, não podia perder a chance, né?

Então estes são os 12 fatos sobre o Literatura de Mulherzinha:

1 – Nascimento: 16 de abril de 2005. Queria fazer um blog, mas nada que fosse um diário da minha vida. Então acabei fazendo outro diário, mas das minhas leituras. Nunca imaginava que encontraria tantas pessoas com experiências semelhantes, tantos amigos, tantas aventuras e que chegaria tão longe.



2 – banca, sim senhor: A maior parte do meu acervo é de “livro de banca”: seja Harlequin ou Nova Cultural. O motivo é comecei por eles – peguei emprestado na estante da minha prima – quando saí da fase infantil/infanto-juvenil. Primeiro foram os históricos, que eu comprava ou trocava no sebo, depois vieram os contemporâneos. Portanto, amando ou me estapeando com algumas coisas e autoras, eles sempre estarão aqui, porque ainda não escrevi sobre todos que li e nem li todos que tenho.


3 – MAU/BOM HUMOR: Desde o início, só queria compartilhar minhas opiniões. Em alguns casos, os livros despertaram meu lado pessimamente humorado. Por incrível que pareça, são os favoritos de muitos leitores. Quanto pior meu humor, mais amam. Quer um exemplo disso?

4 – “PATINHO FEIO”: De tão recorrente, ganhou até tag no blog. O conto de fadas é um dos meus favoritos. Nos romances, adoro histórias onde as pessoas descobrem a verdadeira beleza delas. Especialmente quando isso é contado sem se limitar ao “troque os óculos por lente/ aprenda a se maquiar e mude suas roupas”. Beleza é atitude. O resto é aparência.

5 – #MADREHOOLIGAN: É minha mãe (encontrei o apelido em uma fanfic sobre jogadores de futebol. Descrevia a mãe de um deles, que ficava da arquibancada discutindo com os juízes). Ela sempre gostou de ler, ficou um tempo afastada por causa de catarata. Após a cirurgia, voltou a ler com força total (fiz até um post sobre isso). Adora romances históricos ou que se passam em universidades. É especialista em achar autores nacionais nas livrarias, misturar os personagens de séries diferentes, soltar spoilers dos livros que não li e ignorar a pilha dela e atacar a minha. E já tentei convencê-la a escrever para o blog, mas ela não aceitou. Os livros que ela gosta tem um “selo de aprovação” no Literatura de Mulherzinha.

6 – TERROR e SICK-LIT: são estilos de livros que vocês dificilmente vão encontrar no Literatura de Mulherzinha. O motivo é que sou extremamente impressionável, portanto totalmente inadequada para ler e me divertir com Terror seja na literatura ou no cinema. E não gosto de livros tristes, com personagens doentes. Passei por perdas recentes e ainda estou lidando com isso.

7 – SÉRIES: Eu tenho um sensor para livros interligados. Ainda mais se for os de banca: na era antes da internet, nem todas as séries eram identificadas e muitas tinham autoras variadas. Eu lia e pensava: “onde já vi tal personagem/situação antes?”, e acabava achando as ligações. Com a internet ficou mais fácil pesquisar a partir dos nomes originais.

8 – CENÁRIOS: Eu adoro viajar através dos livros. O primeiro romance de banca que li era um histórico que se passava na Índia. Meus favoritos são Itália, Espanha, Grécia, França, Escócia, Inglaterra, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. São cenários mais óbvios. Estou atenta a tramas que se passam na África e na Ásia, para ampliar meu “passaporte literário”.

9 – esportes: Eu gosto de esportes. Embora reconheço que já estive mais ligada ao vôlei, ao futebol e à Fórmula 1, especialmente. Portanto, muitas vezes, livros que tenham esportes nas tramas me atraem muito (o caso mais recente é a série Amores Improváveis, da Elle Kennedy – ainda não li O Jogo porque mal saiu da loja foi confiscado por #MadreHooligan). E livros que sobre seleções e times que que torço, biografias ou analisam momentos históricos também já estão no acervo e podem aparecer por aqui ;).

10 – AINDA QUERO ESCREVER SOBRE...: a série Harry Potter e livros da Agatha Christie. Como disse antes, sou tão apaixonada pelo universo criado pela JK Rowling, que ainda não encontrei uma forma de expressar minha admiração e meus comentários pela obra mais famosa dela. Por isso, tem pouca coisa sobre HP aqui. Agatha Christie foi uma das primeiras autoras estrangeiras que li, bem antes de pensar em ter um blog. Quebrei muito a cabeça tentando desvendar os mistérios escritos por ela. Sei que preciso

11 – TEXTOS “DELIRANTES”, “ESBRAVEJANTES” & afins: Tem uma tag que me acompanha desde o início: “Palavra da Mulherzinha”. É onde escrevo sobre temas ligados ou não à literatura. Vem desde as listas de melhores do ano, reclamações (a última foi a ideia da Harlequin de suspender os Históricos), celebrando uma recomendação da Julia Quinn, a defesa e a aprovação no Mestrado, fim da saga do mestrado, a Bienal do Rio de 2013 e a Bienal de Juiz de Fora, os temas “polêmicos”, Ayrton Senna e a melhor banda fictícia de todos os tempos da blogosfera: “Rhage’s Lollipops”, Lollies para os fãs e os textos com “participações especiais” de vários amores (sim, sou marmota a este ponto). Até samba-enredo já rolou por aqui em 2012, 2013 e 2014.

12 – “...Mas você lê isso?!”: Sim, leio. Leio quando estou alegre. Leio quando estou triste. (Se não estou lendo, alerta de problema sério). Leio o que chama a minha atenção. O que me dá na telha. O novo ou o velho livro de alguém que sei que amo. O mesmo livro de novo e de novo. O que comprei na banca. O que comprei no sebo. O que comprei na livraria. O que troquei com alguém. O que ganhei de alguém. O que me dei de presente. O que comprei pra #MadreHooligan. 
Entendeu a lição do episódio de hoje: simplesmente leia. Simples assim.

Foi isso! Espero que vocês conheçam mais o projeto #ESM no Blog Historiar .

E permanece o convite para conhecer o #AbrilImperdível do #LdM12!

Bacci!!!


Beta
Reações:

16 comentários :

  1. Adorei essa lista. Acho bacana quando as pessoas falam mais delas e de suas experiências, como ou porque o blog surgiu, como foi no inicio e etc.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana! Parabéns pelos 12 anos de blog! Projetos que incentivam a gente escrever cada vez mais são muito legais! Acho que quanto mais escrevemos melhor vai ficando nossa escrita! Bjos e se comprometa com o projeto! Será muito bom para a gente acompanhar!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua lista, muito legal saber essas curiosidades do blog!
    E parabéns pelos 12 anos ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro listas e gostei muito da sua. Bem legal saber um pouco mais sobre o Literatura de Mulherzinha.
    Apesar de fazer tempo que não leio, adoro romances de bancas, sempre tive boas experiências com essas leituras. Lendo seu post deu até vontade de ler. rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Ahhh legal demais esse projeto!
    Nossa, seu blog tem mto tempo, parabens pelo trabalho e dedicação.
    Muito bom te conhecer mais e desejo sucesso.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Eu já disse uma vez e digo de novo! Parabéns pela dedicação com o blog. Gostei de ler seus tópicos e te conhecer um pouco mais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Só tenho uma coisa a dizer.
    UAU!!!!!!!!!
    12 anos é muita coisa. PARABÉNS
    Adorei os 12 fatos. Também lembro de começar a ler livros de banca da Harlequin ahahaha
    Espero que meu blog também chegue aos 12 haha.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Gostei bastante dos fatos, embora não tenha me identificado em quase nada. kkkk Nunca li um livro de banca, mas também não tenho vontade nenhuma. Nem sei o motivo. :(
    12 anos de blog, NOSSA! Um tempão já... Parabéns! haha
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Eu já conhecia o projeto, uma amiga blogueira também participa. Muito bacana e criativa essa ideia.
    Gostei do tema da sua lista, já li muito romance de banca, e você fechou com chave de ouro sua lista, a mensagem é perfeita: leia leia leia.
    Parabéns pela postagem.

    Até mais!!
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  10. Ai que bacana esse projeto, estou adorando conhecer melhor o blog, eu nunca li nenhum tipo desses livrinhos que tu mostrou acima, mas sempre quando vejo para comprar fico em dúvida, parecem ser bem atraentes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? ADOREI conhecer mais o blog <3 Team também das bancas e que várias resenhas minhas sofreram influência do meu humor negro HAHAHAHAAH gente 2005 que te veio a ideia do blog? Então é das experientes da blogosfera <3 Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Legal esse projeto, mas a minha lista seria enorme nossa teria que pensar em 40 itens rsrsrs.
    Nossa o blog é bastante experiente já, que legal que você seguiu sempre com o seu projeto isso incentiva nós que temos blog novinho ainda.
    Quem não leu romance de banca, eu li bastante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Achei o projeto muito interessante e sem dúvidas um incentivo a escrever. Eu só não estou participando, justamente porque já estou com um livro em andamento, mas desejo boa sorte a você e aos demais participantes.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua lista...

    e poxa que projeto legal, não conhecia ele mas vou me informar melhor sobre....

    ResponderExcluir
  15. Ola lindona ótimo projeto e tema, assim como você amo romances de banca, lembro que ia a feira troca-los. Muito bom conhecer um pouco mais do blog e você. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  16. Que ideia legal a desse questionário, é interessante conhecer mais sobre quem está por trás das opiniões sobre os livros. Concordo com o que você disse sobre os cenários, e é exatamente assim que eu também me sinto: com um passaporte literário! Já viajei o mundo todo através dos livros, ahahahah!

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir