sexta-feira, maio 27, 2016

Ciao!!!


Outro livro sobre as confusões da vida dos universitários? Sim.
Você já leu vários assim? Sim.
Você vai gostar deste? Vai.

O acordo – Elle Kennedy – Paralela (Amores Improváveis #1)
(The Deal - 2015)
Personagens: Hannah Wellis e Garrett Graham

Hannah foi uma das poucas alunas a conseguir nota boa – muito boa no caso dela – na prova de ética filosófica. E justamente por causa disso, Garrett, o capitão do time de hóquei no gelo da faculdade Briar começou a implorar para que ela desse aula particular para ele melhorar a média e não ter a posição no time ameaçada. Da falta de simpatia, à amizade improvável, à confiança inesperada, Hannah e Garrett vão realmente mudar a vida um do outro.

Comentários:

- É um daqueles casos de amor à terceira vista depois de uma amizade que começou mais pela necessidade de ambos se aturarem em prol de objetivos específicos. Garrett precisava gabaritar a segunda chamada da prova de ética filosófica para não perder o lugar no time de hóquei no gelo. Hannah queria ser notada por Justin Kohl. O jogador de futebol americano era o primeiro rapaz a despertar a atenção dela em muito, muito, muito tempo.

- Começa com gato-e-rato, porque Hannah não queria lidar com mais um compromisso em um momento crítico da faculdade, onde precisava se focar nos ensaios para o festival de inverno. O evento rendia uma bolsa de estudos para os alunos veteranos, mas o ensaio provava que, com Cass como parceiro, o dueto estava galopando sem freio para o brejo. Só que Garrett foi tão insistente, mas tão insistente que ela aceitou para ter sossego.

- E então ambos se surpreendem ao perceber o quanto eram além das primeiras impressões. Garrett não era um atleta sem nada na cabeça. Ele era inteligente, só enfrentava dificuldade em uma matéria onde a maioria também estava perdida. Hannah tinha motivos de sobra para não se sentir confortável ao lado de rapazes que ela não conhecia. Eles vão desenvolvendo uma camaradagem, a ponto de confiarem segredos e traumas para o outro. 
Nunca esperei por ela. Às vezes as pessoas entram na sua vida e, de repente, você não sabe como foi capaz de viver sem elas antes. E já não consegue entender como vivia a vida, saía com os amigos e dormia sem ter essa pessoa importante na sua vida” (p.234)
- A sensação que tive foi que foi fulminante a relação entre eles – em cerca de 1 mês, a situação evolui do preciso “salvar minha nota” e “que Justin me note” para o sentimento inesperado que os unia. Apesar de que devo dar o mérito à autora de que a evolução faz sentido, porque neste período ocorrem muitas coisas que os aproximam, os tornam aliados, cúmplices e empáticos aos seus dramas e às suas fragilidades.

- Sim, teremos os temas comuns aos YA: violência doméstica, violência sexual, a culpa atribuída à vítima (porque os homens podem tudo – em uma sociedade machista e quando tem família poderosa que transforma o culpado em vítima), ostracismo social, sexualidade, laços de amizade verdadeiros, ambição desmedida, recuperação de autoestima perdida, relações familiares, (aquilo que pressupomos ser a) rotina de estudos e trabalho em uma universidade americana e os esportes. Aliás, ponto para a autora por explorar o hóquei no gelo, um esporte que escapa do nosso estereótipo padrão (afinal de contas, o que a gente imagina são os times de futebol americano – também citado no livro – e o de basquete). E as tradicionais cenas de camaradagem entre amigos que se encontram e algumas cenas engraçadas (a do vestiário, por exemplo).

- Na jornada de Hannah e Garrett, mais importante que os dois juntos é quanto ambos amadureceram emocional e pessoalmente, lidando, enfrentando e solucionando aqueles fantasmas que os assombravam  – o que contribuiu para a gente acreditar na felicidade que eles vão encontrar como casal. 
E as pessoas sabem quando vão se apaixonar por alguém? Acho que é algo que simplesmente acontece”. (p.338)
- Além disso, claro, é o primeiro de uma série. Óbvio que apresenta os próximos protagonistas e faz isso tão bem que você quer logo saber o que vai rolar com eles. Ainda bem que o próximo será o Logan, que é um dos amigos mais próximos de Garrett no time.

Série Off-Campus/Amores Improváveis
1 – The Deal – O acordo - Hannah Wellis e Garrett Graham
2 - The MistakeO erro - Grace Ivers e John Logan
3 - The Score - O jogo - Allie Hayes e Dean di Laurentis
4 - The Goal - será lançado em 2016 - Sabrina James e John Tucker


Bacci!!!

Beta

- ps.: Toda vez que eu lia “hóquei no gelo”, me lembrava deste filme de 1992 que teve sequência em 1994 e em 1996. E principalmente disso aqui:

Ah, saudades de ver a Disneylândia *.*

Reações:

2 comentários :

  1. Ah, eu terminei de ler esse livro ontem e estava justamente fazendo a resenha dele pro blog. Estava doida pra ler esse livro, mas o inimaginável aconteceu pra mim: por 3 vezes pensei em abandonar a leitura. Não era bem o que eu esperava, por isso me decepcionei um pouco. Não que o livro seja de todo ruim. Só não funcionou tanto assim comigo.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Você tem mesmo dom de cutucar curiosidade alheia, menininha. Uma forma ótima de começar um relacionamento sério realmente: calmamente, sem intenção, sem pretensão, com ambos olhando para outros lados, em direção aos seus umbigos. Uma colocação comovente sobre como teria sido possível viver sem ter aquela pessoa em sua vida antes !!! Ora, todos deveriam ter um amor à terceira vista em suas vidas para saúde de suas almas !!!

    ResponderExcluir