sexta-feira, maio 27, 2016

Ciao!!!


Outro livro sobre as confusões da vida dos universitários? Sim.
Você já leu vários assim? Sim.
Você vai gostar deste? Vai.

O acordo – Elle Kennedy – Paralela (Amores Improváveis #1)
(The Deal - 2015)
Personagens: Hannah Wellis e Garrett Graham

Hannah foi uma das poucas alunas a conseguir nota boa – muito boa no caso dela – na prova de ética filosófica. E justamente por causa disso, Garrett, o capitão do time de hóquei no gelo da faculdade Briar começou a implorar para que ela desse aula particular para ele melhorar a média e não ter a posição no time ameaçada. Da falta de simpatia, à amizade improvável, à confiança inesperada, Hannah e Garrett vão realmente mudar a vida um do outro.

Comentários:

- É um daqueles casos de amor à terceira vista depois de uma amizade que começou mais pela necessidade de ambos se aturarem em prol de objetivos específicos. Garrett precisava gabaritar a segunda chamada da prova de ética filosófica para não perder o lugar no time de hóquei no gelo. Hannah queria ser notada por Justin Kohl. O jogador de futebol americano era o primeiro rapaz a despertar a atenção dela em muito, muito, muito tempo.

- Começa com gato-e-rato, porque Hannah não queria lidar com mais um compromisso em um momento crítico da faculdade, onde precisava se focar nos ensaios para o festival de inverno. O evento rendia uma bolsa de estudos para os alunos veteranos, mas o ensaio provava que, com Cass como parceiro, o dueto estava galopando sem freio para o brejo. Só que Garrett foi tão insistente, mas tão insistente que ela aceitou para ter sossego.

- E então ambos se surpreendem ao perceber o quanto eram além das primeiras impressões. Garrett não era um atleta sem nada na cabeça. Ele era inteligente, só enfrentava dificuldade em uma matéria onde a maioria também estava perdida. Hannah tinha motivos de sobra para não se sentir confortável ao lado de rapazes que ela não conhecia. Eles vão desenvolvendo uma camaradagem, a ponto de confiarem segredos e traumas para o outro. 
Nunca esperei por ela. Às vezes as pessoas entram na sua vida e, de repente, você não sabe como foi capaz de viver sem elas antes. E já não consegue entender como vivia a vida, saía com os amigos e dormia sem ter essa pessoa importante na sua vida” (p.234)
- A sensação que tive foi que foi fulminante a relação entre eles – em cerca de 1 mês, a situação evolui do preciso “salvar minha nota” e “que Justin me note” para o sentimento inesperado que os unia. Apesar de que devo dar o mérito à autora de que a evolução faz sentido, porque neste período ocorrem muitas coisas que os aproximam, os tornam aliados, cúmplices e empáticos aos seus dramas e às suas fragilidades.

- Sim, teremos os temas comuns aos YA: violência doméstica, violência sexual, a culpa atribuída à vítima (porque os homens podem tudo – em uma sociedade machista e quando tem família poderosa que transforma o culpado em vítima), ostracismo social, sexualidade, laços de amizade verdadeiros, ambição desmedida, recuperação de autoestima perdida, relações familiares, (aquilo que pressupomos ser a) rotina de estudos e trabalho em uma universidade americana e os esportes. Aliás, ponto para a autora por explorar o hóquei no gelo, um esporte que escapa do nosso estereótipo padrão (afinal de contas, o que a gente imagina são os times de futebol americano – também citado no livro – e o de basquete). E as tradicionais cenas de camaradagem entre amigos que se encontram e algumas cenas engraçadas (a do vestiário, por exemplo).

- Na jornada de Hannah e Garrett, mais importante que os dois juntos é quanto ambos amadureceram emocional e pessoalmente, lidando, enfrentando e solucionando aqueles fantasmas que os assombravam  – o que contribuiu para a gente acreditar na felicidade que eles vão encontrar como casal. 
E as pessoas sabem quando vão se apaixonar por alguém? Acho que é algo que simplesmente acontece”. (p.338)
- Além disso, claro, é o primeiro de uma série. Óbvio que apresenta os próximos protagonistas e faz isso tão bem que você quer logo saber o que vai rolar com eles. Ainda bem que o próximo será o Logan, que é um dos amigos mais próximos de Garrett no time.

Série Off-Campus/Amores Improváveis
1 – The Deal – O acordo - Hannah Wellis e Garrett Graham
2 - The MistakeO erro - Grace Ivers e John Logan
3 - The Score - ainda não lançado em Português - Allie Hayes e Dean di Laurentis
4 - The Goal - será lançado em 2016 - Sabrina James e John Tucker


Bacci!!!

Beta

- ps.: Toda vez que eu lia “hóquei no gelo”, me lembrava deste filme de 1992 que teve sequência em 1994 e em 1996. E principalmente disso aqui:

Ah, saudades de ver a Disneylândia *.*

Reações:

Um comentário :

  1. Ah, eu terminei de ler esse livro ontem e estava justamente fazendo a resenha dele pro blog. Estava doida pra ler esse livro, mas o inimaginável aconteceu pra mim: por 3 vezes pensei em abandonar a leitura. Não era bem o que eu esperava, por isso me decepcionei um pouco. Não que o livro seja de todo ruim. Só não funcionou tanto assim comigo.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir