quinta-feira, junho 13, 2013

Ciao!!!



Peraí, com Espanha, Itália e Uruguai no Brasil, o LdM começa a falar sobre a Copa das Confederações mencionando o Taiti?
Sim, é verdade. Posso dizer que, nos últimos dias, desenvolvi um carinho especial pelos azarões do torneio. Vou resumir:

- Eles são os campeões da Oceania* após vencerem a Nova Caledônia na final.

- A equipe tem UM jogador profissional. Os demais não são profissionais. Nesta semana, o Globo Esporte mostrou uma matéria onde o jogador que fez o gol do título não foi reconhecido por ninguém nas ruas. Nem a chefe dele sabia da façanha do moço. O surfe e a canoa polinésia são os esportes mais conhecidos por lá.

- Eles estão felizes por estar no Brasil. Tiraram fotos dos jornalistas que estão acompanhando a equipe. E, ao assistir a uma partida do Atlético MG, pelo Brasileiro ficaram abismados com o público de 5 mil pessoas (o jogo foi em Sete Lagoas, porque o Independência já estava cedido à FIFA) porque lá, o público nunca passa de 100 pessoas. Eles vão jogar no Mineirão (contra a Nigéria), Maracanã (contra a Espanha) e na Arena Pernambuco (em Recife).

- Ou seja, eles sabem que não têm a menor chance contra os outros - a menos que aconteça a maior zebra de todos os tempos. Mas como jogam por amor, estão se divertindo e aproveitando a chance. Cá entre nós, a modalidade está cheia de gente arrogante, que se acha o último bote do Titanic, de vários pseudotalentos empurrados com a força do marketing. Ver uma história assim é curioso e tocante. Por isso, o Taiti ganhou minha simpatia.

E agora vou torcer para que eles tenham motivos para dançar o Haka**, como nesta matéria do UOL sobre a vitória deles na Copa da Oceania.


Bacci!!!

Beta

Outras informações sobre o Taiti - no Globoesporte.com.

* O pensamento óbvio: cadê a Austrália? Por uma decisão da FIFA, a Austrália disputa as Eliminatórias da Ásia.

** O Haka é uma dança de origem Maori, realizada por em vários países da região. Existem coreografias diferentes (fico pensando quando que eles treinam - cada tapa daqueles deve doer numa pessoa normal. Eles parecem que nem sentem). A primeira vez que a vi foi em uma Olimpíada, quando o time de basquete da Nova Zelândia dançou antes do jogo contra os EUA. Mas a associação mais imediata do Haka é aos All Blacks, o campeoníssimo time de rugby da Nova Zelândia, porque eles sempre dançam antes dos jogos - confiram: contra a Irlanda em 2007; duelo dos Haka - Nova Zelândia x Samoa; contra a França em 2011. Esta matéria explica o significado do Haka (basicamente: você foi desafiado a lutar. E vamos te matar.)
Reações:

Um comentário :