sábado, janeiro 31, 2009

Pela data, vocês percebem quando eu li essa notícia no site e há quanto tempo ela está guardada para ser colocada aqui...

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL725799-5603,00.html

18/08/2008 - 06h30

Leitura dá mesma emoção que cinema, afirmam médicos

Área ativada ao ler é a mesma que entra em ação ao ver imagens filmadas.Região também é a mesma que é ligada quando a própria pessoa passapela experiência.

Do G1, em São Paulo

Os amantes da literatura não cansam de afirmar que um bom livro pode ser tão emocionante quanto um filme, ou mesmo quanto a vida real. E eles estão certos, segundo um estudo holandês. De acordo com a pesquisa, a área do cérebro ativada quando uma pessoa lê e imagina uma cena é a mesma que é ligada quando a imagem está em uma tela de cinema.

Os cientistas já sabiam que a mesma região cerebral era ativada quando sentimos uma emoção e quando vemos alguém sentindo a mesma emoção. Agora, em um artigo na revista científica "PLoS", a equipe da Universidade Groningen confirmou que o mesmo acontece quando lemos a respeito.

Para obter os resultados, o grupo contou com a ajuda de voluntários. Em um primeiro momento, eles tiveram seus cérebros monitorados enquanto viam cenas de três segundos de duração de um ator tomando uma bebida e fazendo cara feia por causa do gosto. Depois, o mesmo grupo teve que ler e imaginar cenas nada agradáveis: por exemplo, andar pela rua, trombar com um bêbado que vomita e depois perceber que o vômito caiu na própria boca do voluntário.

Em ambos os casos, a mesma área do cérebro entrou em ação, aquela que é ativada quando sentimos nojo e náuseas. Pessoas com algum problema nessa área são capazes de beber leite estragado como se fosse refrigerante.É por isso que ver um filme ou ler um livro nos faz sentir como se estivéssemos experimentando aquilo em primeira pessoa. Para um dos autores do estudo, Christian Keysers, a notícia é excelente e deve servir de estímulo para que as pessoas leiam mais em um mundo dominado pela mídia visual.
Reações:

Um comentário :

  1. Eu adoro os dois - leitura e cinema.

    Confesso que tem alguns diretores que precisam ser caçados por praticar crime contra a humanidade e alguns escritores precisam voltar à escola. MAs é isso mesmo rs

    Apesar de tudo, minha paixão por livros é maior (eu queria estudar cinema, mas deixei a idéia de lado depois de fazer uma boa redação no ENEM xD).

    ResponderExcluir