domingo, setembro 24, 2006

Ciao!!!





Não é Chicklit, mas aposto que, quem não leu, já ouviu falar. O livro causou uma grande polêmica que se estende até hoje. Até que ponto ele é verdadeiro? Até que ponto pode ser considerado desrespeito à Igreja Católica.

Eu confesso que só fiquei empolgada para ler para descobrir a relação com Leonardo da Vinci. É uma das personalidades que eu mais admiro. Já vi textos que garantem que da Vinci foi o homem mais inteligente que passou pela Terra. E num período histórico e numa cidade - Florença - onde a genialidade fervilhava.
Melhor parar por aqui - eu tenho um outro livro que conta a história do Leonardo da Vinci, um dia escrevo sobre ele.

Então vamos ao que interessa:

O Código da Vinci - Dan Brown - Editora Sextante
(The da Vinci Code - 2003)
personagens: professor Robert Langdon e Sophie Neveu

Um crime no Museu do Louvre transforma o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon, no principal suspeito. No entanto, ele poderia ser a única pessoa a desvendar a morte do curador do Museu. E à medida que se envolve junto com a criptógrafa francesa Sophie Neveu na solução do crime, vai encontrando as peças de um mistério que pode mudar a história da humanidade e tudo que foi ensinado por milênios pela Igreja Católica...

Curiosidade:

- Enfim, resumo bem resumido porque quem não leu, mas viu o filme e sabe o que acontece. A teoria conspiratória de Dan Brown ganhou o mundo, causou polêmica, tem lugares onde o livro - e por tabela - o filme foram proibidos. Se é verdade? Enfim, difícil saber. Mas não deixa de ser uma teoria que prende a sua atenção, mesmo que você não acredite nela...

- Na segunda aventura de Robert Langdon (sim, foi a que explodiu primeiro, mas é a segunda. E há um parágrafo em um dos primeiros capítulos que deixa claro que ele ainda está "de ressaca" por causa da primeira aventura), ele está em Paris, para uma palestra sobre o Simbolismo Pagão. Era apenas para isso, mas tudo mudou com o assassinato do curador do Museu do Louvre, Jacques Saunière. O que era para ser um pedido de ajuda "usem o conhecimento de Robert Langdon" para a polícia soou como "Robert Langdon me matou". Com o apoio da criptógrafa Sophie Neveu, ele foge da Polícia francesa e se mete em outro pique-pega mortal, onde descobrir quem matou Jacques para provar a inocência é apenas o ponto de partida para uma trama com detalhes que podem revolucionar muitas crenças que a humanidade dá como certezas inabaláveis. E para isso, ele precisa decifrar as pistas que encontra em obras de Leonardo da Vinci - rompendo esse código poderá impedir o mal maior. O problema é não saber quem é amigo ou inimigo, porque ninguém aparece de graça nessa história - todos têm algum tipo de interesse.

- Porque o livro me interessou? Justamente por usar as obras e a vida de Leonardo da Vinci. Eu sou maluca com esse tema desde meus tenros 12 anos (sim, fui uma criança/pré-adolescente com gostos incomuns), pesquisei bastante em livros (qual é, sempre havia forma de pesquisar antes do Google, tá?), reuni revistas, livros, artigos. Ele foi o estopim para eu me encantar com o Renascimento Italiano e ser totalmente apaixonada por Florença. E quando li o livro, pude buscar meu arsenal "da Vinciano" para tentar entender a parte do Código referente à Última Ceia. Contei até com apoio especializado - minha irmã é formada em Artes - para tentar achar sentido na teoria. Conclusão a que chegamos: larga a lógica pra lá e se divirta.

- E, sim, eu me apaixonei pelo professor Robert Langdon. Tanto que só animei a ler Anjos e Demônios por causa dele. Embora ele seja descrito como um homem atraente, o que mais me atraiu foi o conhecimento dele. Não sei como cabem tantas informações em um cérebro só. Ok, é ficção. Mas tem gente inteligente assim - sem ser pedante e arrogante - na vida real. E não li nenhum outro livro do Dan Brown...

- E pra quem viu o filme, mas não leu o livro: a Sophie é muito mais ativa no livro que no filme (onde escalaram a Audrey Tatou para ser enfeite de luxo). E o Langdon é muito mais vivaz e não tem aquele ar de dopado que o Tom Hanks deu a ele (e quem está dizendo isso é uma pessoa que geralmente ama os trabalhos do Tom Hanks, antes que reclamem). A melhor coisa do filme é Sir Ian McKellen (ele me lembrou um gato ronronando - o bichano só faz isso quando está satisfeito com algo), eis que vemos Magneto se divertindo e botando o filme no bolso, já que o resto está com narcolepsia...

- Para outras informações, separei uma série de links. Vamos em etapas sobre o livro/filme: no site da Editora; uma resenha de quem detestou o livro; resenhas do site Omelete - livro e filme: 1, 2 e 3; Cinema em Cena. Sobre Leonardo da Vinci, podem ser consultados os seguintes links: 1, 2, 3, 4, 5, 6 (está escrito errado, não é Vince, é Vinci) e 7.

- Lembrando que a ordem dos livros com Robert Landgon é:



4. Inferno

Bacci!!!

Beta
Reações:

3 comentários :

  1. dannyzinharj10:15 PM

    Oi Beta, cá estou eu de novo! Fã deste blog com meus comentárioslongos, já q falo muito mesmo(rs). Vou tentar ser + curta desta vez. Lí os 4 livros do Dan Brown, minha preferência por eles ficou assim:
    1º Anjos e demônios
    2º o Código
    3º A fortaleza digital
    4º Ponto de Impacto - q confesso, tive q fazer força p/ ler, só me animei um pouquinho, do meio em diante!
    Fiquei profundamente chateada quando fui ver o filme, e tb c um ator q até então, nunca havia me decepcionado (Tom Hanks), ñ sei explicar...só sei q achei tudo muito sem sal e sem gosto!!!Assassinaram a história!

    ResponderExcluir
  2. Aff, escrevi um texto enorme e perdi o post =P

    Mas bem, resumindo: dise que seu blog tá bem legal; sempre dou uma passada por aqui, mas quase nunca consigo deixar coments.

    Também falei a respeito d'O Código da Vinci e que meu livro preferido do Dan Brown é Anjos e Demônios, que parece que também vai virar filme.

    Ah!, fale sobre a Margo Maguire. Eu tou doida pra saber sobre a(s) série(s) dela, mas não encontro em lugar algum! Acho que comprei livros a mais dela O.o

    Beijo =*

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:16 AM

    малолетнее порно галерея онлайн http://free-3x.com/ студенческое видео фото free-3x.com/ молоденькие трахаются [url=http://free-3x.com/]free-3x.com[/url]

    ResponderExcluir