sexta-feira, março 19, 2010

Bem, acho que a maioria das pessoas sabe que eu sou jornalista. E amo ser jornalista! Por isso, fico feliz quando encontro livros que, de alguma forma, abordam a minha profissão. No entanto, algumas vezes, ficam aquém ou além da realidade. Mas recomendo que vocês leiam e tirem suas conclusões. E, calma, não temos nenhum Clark Kent aqui... Jornalista super-herói só em histórias em quadrinhos (ou esticando o valor que vem no contra-cheque por mais de 30 dias kkk)

Casamento em risco - Anne Avery - Clássicos Históricos Especial 163
(The bride´s revenge - 2002 - Silhouette)
personagens: Caroline Rhodes Abbot e J. Randolph Abbott III

Caroline não queria ser mais uma dama bem casada da sociedade de Denver. Mas parece que esta é a única vida que o marido - o famoso jornalista Abbott - imaginava para ela - e ainda queria que o agradecesse e ficasse feliz por isso!!! No entanto, ela tinha outros planos em mente... E todos foram colocados em prática quando a Abbott foi flagrado em um bordel, mas todos foram solidários à pobre esposa, que o expulsou de casa. Não contente, ela procurou o jornal concorrente e se ofereceu para trabalhar como repórter. Por coincidência, eles foram cobrir o mesmo caso: o assassinato de um homem influente numa cidade do interior do Colorado. E só assim, numa situação adversa, com a inteligência e esperteza de Caroline mostrando que havia mais do que aparências naquele caso, que os dois perceberam que ainda poderiam continuar juntos... desde que aprendessem a se respeitar.
Comentário:
- Ah, claro, vocês vão reparar que Caroline sofre, mas mantém o bom humor, o temperamento difícil, exerce a inteligência e é quem resolve o caso! Ou seja, girl power!!!

Vamos fazer de conta? - Gail Martin - Sabrina 1265
(Let's pretend - 2002 - Silhouette)
personagens: Jessamy "Jess" Cosette e Derek Randolph

Caso duplo de baixa auto estima. Na adolescência, garota magra e sem atrativos, Jess, sofreu com a perseguição e implicância do irmão mais novo, Derek, da melhor amiga. No entanto, ele também não tinha sido nenhum modelo de perfeição: grande, gordo e desajeitado. Nada que os anos possam mudar e melhorar. Dez anos depois, Jess voltou para a festa de centenário da escola. Ela agora era a dona de um bufê em Cincinatti e Derek, o repórter de TV mais popular de Royal Oak. Ambos lindos e inseguros, os dois se viram envolvidos em uma farsa. Para conseguir uma promoção e escapar do assédio da filha do chefe, Derek precisava parecer que era comprometido e Jess aceitou ajudá-lo. O problema era que o repórter bonitão queria que o compromisso fosse real.
Comentário:
- Gostei da forma como o jornalismo foi tratado neste livro. O sofrimento do repórter diante de um assunto triste, a dedicação, a falta de horário e até de cuidado consigo mesmo e a dificuldade para escrever um texto são coisas que podem acontecer no dia a dia de qualquer redação - seja TV, jornal, rádio ou internet... *Sei disso por experiência própria*

Corações em conflito - Charlotte Lamb - Julia 727
(Surrender - 1992 - Silhouette)
personagens: Gina Tyrrel e Nick Caspian

Gina não aceitava que a família tivesse perdido o controle do Sentinel para o milionário dono de um império do jornalismo Nick Caspian. Por isso, ela era considerada peça chave numa conspiração interna para tirá-lo do poder. O problema era que ela se sentia terrivelmente atraída por ele e não queria misturar as situações... Apesar de rechaçar as tentativas dele de seduzi-la, ela não tem certeza de que essa seja a melhor decisão... Por isso, quando uma quase tragédia abala toda a empresa, ela vê que a possibilidade de reconsiderar algumas atitudes poderia deixar a vida dela melhor... e levá-la para os braços do determinado e autoconfiante Nick.

Estranha magia - Sally Heywood - Julia 538
(Fantasy lover - 1988 - Mills & Boon)
personagens: Merrill Park e Azur

Merrill era uma jovem jornalista que vivia de heróis perfeitos. Tanto que seguira a profissão do pai, famoso correspondente internacional. No entanto, durante uma cobertura no Oriente Médio, ela foi salva por um homem misterioso, que a ajudou a conseguir a matéria de sua vida. E ao voltar para a Inglaterra, nada era o mesmo. Ela ficou sonhando com o herói corajoso e valoroso da rebelião, até ser confrontada por Torrin Anthony, que representava tudo aquilo que ela odiava e menosprezava... Mesmo assim, ele a perseguia. Até provar que ela estava errada...
Curiosidade:
- O pensamento Oba! Livro com jornalistas! durou até a hora que eu comecei a perder paciência com tantos pré-conceitos (alguns sobre a profissão, outros nas atitudes das personagens) que comprometiam um relacionamento...

Casa e Carinho - Joan Hohl - Sabrina 453
(Someone waiting - 1987 - Silhouette)
personagens: Stacy Ernshaw e Royke Larson

Stacy era jornalista de uma revista arrojada e liberada, com a pauta de entrevistar uma mulher que optou em ser dona de casa e mãe de família. Ela passou mal na viagem e foi socorrida por um homem gentil. O problema é que, ao conhecer Sandi, o homem gentil, Royke, ficou pior que um ouriço. Ele se tornou um machista, grosseiro, disposto a tudo para humilhá-la e fazer bater em retirada. Eles só não contavam que a atração entre os dois fosse colocar os dois projetos a perder...
Curiosidade:
- a página de informações diz que o livro se chama Casa, amor e carinho. Mas não é isso que está na capa.
- sim, você não enlouqueceu: é um Joan Hohl da fase Nova Cultural-Harlequin...

De repente, o amor - Alexandra Sellers - Momentos Íntimos 4
(The real man - 1984 - Silhouette)
personagens: Jade Sweet e Barney McNab

Jade estava arrasada com o desaparecimento do namorado - o correspondente de guerra Leo Charteris. Para piorar, descobriu que estava grávida e para não perder o emprego, aceitou se casar com Barney, amigo e chefe de jornalismo do canal onde Leo trabalhava. Apesar de ainda apaixonada pelo namorado, ela aceita a ajuda. Mas as coisas desandam quando ela ouve o boato de que Barney mandou Leo de propósito para a zona de conflito porque a queria. Por considerar que existem evidências que fazem o boato ser verdadeiro, Jade decide usar a atração que Barney sente por ela para se vingar...
Curiosidade:
- Apesar de ter os bastidores da rotina de uma empresa de jornalismo, o foco principal da história é o triângulo amoroso Barney-Jade-Leo. E, meu Deus, se a Jade apura as matérias como condena Barney, melhor continuar só como apresentadora do jornal da emissora de Ottawa.
- E a curiosidade pessoal, a história contada no livro começa no dia 13 de novembro (aliás, isso é repetido à exaustão no primeiro capítulo) - dia do meu aniversário :o)

Beijos

Beta

*** Atualizado em 15/10/06:

E mexendo no arquivo pessoal e na prateleira do sebo, olha o que encontrei!!!

Promessas do amanhã - Sandra Brown - Bestseller 36(Tomorrow's promise - 1983 - Mira Books)
personagens: Keely Preston e Dax Devereaux

O marido de Keely era de um batalhão que desapareceu durante a guerra do Vietnã. Por isso, ela fazia parte de uma fundação que amparou e cobrava resposta das autoridades para as famílias. Doze anos de luta se passaram, Keely era repórter de uma rádio em Nova Orleans. Numa viagem, conheceu um homem lindo, charmoso e encantador - o deputado Dax Devereaux, que também acompanhava o caso dos desaparecidos no Vietnã. Só que ela hesitou em ter algum relacionamento com ele. Mas Dax era charmoso e não aceitaria hesitação para sempre... nem que a arma para libertá-la - a verdade - fosse a mesma que poderia separá-los.

Comentários:

- Keely é aquilo que chamamos de "repórter de unidade móvel", no caso, ela sobrevoa a cidade num helicóptero passando as informações sobre o trânsito.
- Não, nunca fui repórter de unidade móvel - e tenho calafrios só de pensar em ficar trancada num helicóptero... (e o livro acaba citando um dos motivos...)

Esposa por acaso - Helen Bianchin - Paixão 22(The spaniard's baby bargain - 2004 - Harlequin)
personagens: Ariane Celeste e Manolo del Guardo

Ariane foi à casa de Manolo para fazer um documentário sobre a história do bilionário para um programa da TV de Sidney. Mas acabou se envolvendo com os problemas dele: nenhuma babá conseguiu cuidar da filhinha dele. No entanto, Christina se apegou à jornalista, que por não poder ter filhos, também não resistiu ao bebê. Sem alternativa, Manolo propõe primeiro que Ariane quebre um galho cuidando da filha. Depois percebe que só o casamento poderia resolver de vez os problemas. No entanto, as ameaças do ex-marido violento de Ariane podem causar um grande problema.

Curiosidade:

- Ok, vamos nós ao momento "pés no chão": bilionário pedir jornalista em casamento??? Onde??? Só aconteceu com a - agora princesa - Letizia, na Espanha. Na vida real, nem milionário, nem bilionário, nem príncipe, nem sheik... dificil, muito dificil... Mas estou esperando meu Italiano!

Beijos

Beta

*** Atualizado em 07/01/07

Outras dicas aqui, envolvendo a minha amada e enlouquecida profissão:

Na redação de um jornal - Debrah Morris - Momentos Íntimos 148(That Maddening Man - 2002 - Silhouette)
persongens: Ellin Bennett e Jack Madden

Ellin tinha grandes sonhos e uma ambição sobre a carreira - se tornar uma jornalista conhecida e respeitadas. No entanto, um casamento mal sucedido e uma filha para criar a obrigaram a mudar os planos. Agora ela estava no interior do estado de Washington, tentando liderar o jornal de uma cidade pequena e não cair em tentação com um companheiro de trabalho. Jack Madden não queria uma família - mas o que fazer diante de uma mulher tão atraente que também era a sua chefe e tinha uma filha encantadora? E trabalhar ao lado dela ia ser uma aventura, que ele não queria mais que fosse temporária.

A força da inocência - Cathy Williams - Jessica 31(At the italian's command - 2005 - Harlequin)
personagens: Sophie Frey e Rafael Loro

Sophie foi incumbida de escrever um perfil sobre o milionário executivo Rafael Loro. Era a forma de salvar a empresa onde ia começar a trabalhar. Rafael não gostou da idéia, mas não conseguiu recusar o pedido da mãe. E ele se encantou com Sophie, que havia conhecido anos antes e de quem não guardava uma boa impressão. Sophie sabia que estava "salva" por ser distinta do típico perfil de mulher com quem ele saía. No entanto, foi justamente essa ingenuidade e sinceridade que fez Rafael ficar cada vez mais louco pra levar Sophie pra cama!

Beijos

Beta

*** Atualizado em 29/04/07:

E como nasceu hoje a segunda filha da princesa Letizia e do príncipe Felipe, Sofia, esse post merecia atualização obrigatória...

Elo eterno - Sharon Kendrick - Jessica 36
(The italian's love-child - 2003 - Harlequin)
personagens: Eve Peters e Luca Cardelli

Eve se encantara pelo turista italiano bonitão que aportara onde ela trabalhava como garçonete, mas terminara sabendo que ele nunca prestaria atenção numa adolescente. Dez anos depois, conhecida apresentadora da televisão regional, Eve o reencontrou, mas ele não se lembrava dela... E ela o dispensou! Óbvio que Luca não estava acostumado a ser tratado assim e isso o instigou a descobrir quem era aquela garota. Daí para um relacionamento mais íntimo foi um passo, administrando as circunstâncias de um casal que vive na ponte aérea Hamble-Roma. E depois quando surgiu um bebê no meio do caminho... Eve e Luca perceberam que teriam que discutir mesmo a relação para encontrar um futuro comum.
Comentários:
- Milionário italiano apaixonado por apresentadora de TV local? Ok, isso não existe, isso não existe, isso não existe na vida real (só nos contos de fadas ou na Espanha)...

Bandido apaixonado - Beverly Terry - Julia 655
(The love bandit - 1988 - Silhouette)
personagens: Hester Arlen e Joe Back

Era revoltante! Hester não acreditava quando ouvia mais uma vítima glorificar o "Ladrão de Corações": o homem envolvia mulheres solteiras, as seduzia e as roubava! E ninguém fazia nada. Pois bem, ela decidiu investigar por conta própria e desmascarar o larápio. Era uma forma de provar à chefe que poderia fazer pautas melhores. Além de distrai-la das tramóias casamenteiras da irmã mais velha. Só que Polly conseguiu atrapalhar a primeira tentativa de se aproximar do ladrão, enviando outro homem no lugar... Da revolta inicial, Hester encontrou em Joe uma pessoa interessada em ajudá-la. E não é que ela poderia perder o coração para o aliado, na busca pelo larápio?

Bacci!!!

Beta

*** Atualizado em 17/06/07:

Outros três livrinhos para esta lista!!!

Risco de paixão - Susanne McCarthy - Bianca 804
(Her personal bodyguard - 2002 - Silhouette)
personagens: Lynne Slater e Rhys Gillian-Fox

A jornalista inglesa Lynne tinha viajado à América do Sul para entrevistar o vice-presidente de um governo ditatorial. Mas se desentendeu com o segurança dele e o clima ficou ainda pior quando aconteceu um golpe de estado e todos são obrigados a sair às pressas do país. Meses depois, um tanto desiludida com a profissão e pensando em mudar de vida, Lynne vai à mais um jantar minha-irmã-quer-me-casar-com-alguém e acaba encontrando Rhys, o militar eu-odeio-essa-jornalista-abelhuda. E os dois voltam a se estranhar... Como o acaso não existe, eles se reencontram de novo em outra circunstância desfavorável e aí é hora deles perceberem que tanta irritação escondia algo mais profundo... e como resolver isso???
Curiosidade:
- jornalismo à parte, adorei a utilidade de uma singela gravata de seda para a condução de um interrogatório...

O casamento ideal - Lynda Simons - Sabrina 977
(Marrying well - 1997 - Silhouette)
personagens: Jeannie Renamo e Kyle Hunter

Jeannie mal podia acreditar: mais uma vez Kyle duvidava do potencial da personagem Victoria Boulderbottom, que era o tema da coluna que ela escrevia para a revista Aspects. E se atreveu a tomar decisões sem consultá-la. Para provar que estava certa, aceitou a aposta com o editor-chefe, só pra vê-lo mais uma vez quebrar a cara, porque desde o início ele não acreditava em Victoria. Agora, a briga era pessoal - mostrar que ela e Victoria seriam capazes de conseguir o marido perfeito. Mesmo que, no caso de Jeannie, ele parecesse estar tão perto... na cadeira do chefe!
Comentário:
- Muito humor e uma jornalista determinada e com bom senso. Mesmo quando não é possível raciocinar com clareza e com a chance de perder algo muito mais valioso do que um carro de família e a sociedade na empresa...

O mundo dos ricos - Carol Marinelli - Paixão 45(In the rich man's world - 2005 - Mills & Boon)
personagens: Amelia Jacobs e Vaughan Mason

Vaughan era o playboy insensível assunto-quase-eterno-do-momento nos jornais australianos. E havia prometido melhorar a imagem se tivesse uma chance. Talvez conceder uma entrevista à Amelia, especialista em arrancar confidências das celebridades. Após um início desastrado, ele a convida para acompanhá-lo por uns dias. Amelia estava decidida a não perder a chance de escrever sobre um homem de negócios. Só não sabia que isso poderia mudar a vida dela para sempre - mesmo que ela não tivesse preparada para as conseqüências do que pudesse acontecer...
Comentários:
- garota que se sente pressionada em corresponder às expectativas paternas - ainda bem que ela resolve esse sentimento constante de decepção. E encontra um empresário condenado pelo comportamento de playboy insensível, provando que é mais do que parece...
- e apesar de Vaughan não acreditar (e ter motivo para isso), existem sim jornalistas com integridade
- mas playboy milionário regenerado porque se apaixonou por jornalista só existe mesmo em livro kkk

Bacci!

Beta

*** Atualizado em 30/12/08

Um histórico e um contemporâneo. Para agradar a todos... ;)

Ninguém foge do destino - Laurie Grant - Clássicos Históricos 165(Maggie and the Maverick - 1999 - Harlequin)
personagens: Margaret "Maggie" Harper e Garrick Devlin

Definitivamente, Garrick não tinha sorte com as mulheres. Foi abandonado pela esposa, quando voltou mutilado após a guerra. Três anos depois, a esposa lhe enviou o filho dele de 3 anos. Aí ele tenta recomeçar a vida, trabalhando como editor do jornal de Gillespie Springs e espera M.L.Harper para ajudá-lo... Só para descobrir que o jornalista era uma mulher!!! Mais uma, que mentia para ele. Maggie precisava deixar o passado para trás, queria recomeçar e tinha experiência por ter trabalhado no jornal do pai. E sabia que poderia ajudar Garrick, desde que ele a aceitasse... Mas até isso acontecer havia muito a ser superado.
Comentários:
- livro com jornalista!!!!!!! OBA!!! E com uma que sabe o que quer da vida... UHUUUUUUUUU!!!

Noites de Moscou - Alexandra Sellers - Supersabrina 09(Captive of desire - 1982 - Harlequin)
personagens: Lucy Penreith e Mikhail Busnetsky

Lucy era uma jornalista e queria aquela matéria, embora soubesse que não era a sua editoria. Mas Misha tinha feito parte da sua vida e ela queria noticiar que, agora, ele estava livre, depois de anos de prisão na URSS. Ele era um escritor contrário ao regime comunista e, por suas atividades, tinha sido preso e agora seria mais um exilado na Inglaterra. Ela queria reencontrá-lo, queria quem sabe viver o amor que sentiu por ele tanto tempo atrás. No entanto, Misha parecia mais duro, menos suave e mais disposto a tomar e exigir do que receber livremente. E pelos pecados antigos, pelos erros novos e por alguns desentendimentos, seria muito difícil que Lucy e Misha fossem livres o suficiente para se amarem.

Comentários:

- Fiquei muito feliz quando vi que o livro falava sobre jornalismo. Gostei de ver a rotina - mesmo que fictícia - de uma repórter especial. No entanto, em um determinado momento, Lucy pisa na bola, na jaca, na melancia ou onde mais que você puder imaginar.
- Num mundo ideal, o jornalismo é uma profissão para ser exercida de forma nobre: você trabalha não por interesses pessoais, mas pelo bem coletivo. Mostrando, cobrando, denunciando, clamando, retratando. Lucy se esquece disso. Mas como disse, é sonho de um mundo ideal. Às vezes, nem nos livrinhos água-com-açúcar ele existe...
- É legal saber que Alexandra Sellers escreveu sobre jornalistas e pela segunda vez!!!

Bacci

Beta

*** Atualizado em 19/03/2010:


E achei mais três livrinhos para quem gosta de histórias com esta categoria insana, estressada e maluca: jornalistas!

Manual da Conquista - Nancy Warren - Harlequin Desejo Fuego!1
(By the book - 2003 - Harlequin Blaze)
personagens: Shari Wilson e Luke Lawson

Se for para apontar um culpado nesta história, com certeza, era o carteiro. Ele confundiu os números dos apartamentos de Shari e Luke. Não que Shari reclamasse: ela adorava ter desculpas para paquerar o vizinho bonitão. No entanto, na última entrega, surpresa!: ele havia comprado o livro "Sexo para idiotas completos". Como assim??? O bonitão era um amante lastimável?! O livro não poderia ter chegado em pior hora! A última coisa que Luke queria era deixar de ser a fantasia de Shari. Por isso, criou uma estratégia para reverter o mal feito: pediria a ajuda de sua vizinha para aprender a satisfazer uma mulher. E, para o bem da população feminina do planeta, Shari aceitou a missão de transformar o vizinho jornalista no melhor amante de todos os tempos. O preço: ser a companhia dele para bancar a convidada-esnobe-última-coca-zero-no-deserto-do-Saara em um casamento de uma conhecida...

Perigosa Sedução - Penny Jordan - Paixão 76 (Amores Estrangeiros)
(Mistress of convenience - 2004 - Mills & Boom)
personagens: Suzy Roberts e Lucas Soames

Suzy era uma repórter de um tablóide de qualidade discutível, a equipe era obrigada a caçar sempre a notícia mais chamativa, pouco importasse a qualidade e o compromisso com a verdade. Numa dessas missões, Suzy se esqueceu da realidade e embarcou no conto de fadas: havia encontrado sua alma gêmea, seu príncipe encantado na armadura brilhante... Apenas um contratempo: Luke não captou a mensagem e o amor à primeira vista teve que esperar um pouco. Meses depois, o reencontro agravou a situação: ele tinha certeza de que ela o espionava, em busca de notícias em primeira mão. E não estava disposto a falhar de novo, por isso, arrastou Suzy dizendo que ela era sua amante e não desgrudou um só instante dela... E a permanência naquela villa italiana prometia ser um pesadelo para a convicção apaixonada de Suzy e o espírito justiceiro de Luke.

Poderosa Atração - Carole Mortimer - Jessica 57
(Prince's pleasure - 2005 - Mills & Boom)
personagens: Tyler Wood e Zakary "Zak" Prince

Como compensação por ter protegido o segredo de Nik e Jinx, a jornalista Tyler ganhou a chance de acompanhar o renomado ator Zak Prince, o Príncipe dos Prince, na semana que ele passaria em Londres, para o lançamento de seu mais novo filme. Só que ela precisava descobrir o maior número de escândalos sobre ele, que interessassem ao tablóide onde ela trabalhava, se quisesse manter o cargo. No início, não parecia impossível que ele não tivesse algo bombástico para esconder, mas diante de tanta má vontade e mau humor, seria difícil ficar por perto para descobrir. Zak desconfiava dela o tempo todo, apesar da inequívoca atração que crescia a cada segundo entre eles. No final das contas, Tyler e Zak terão que decidir entre a paixão e o orgulho para ganhar ou perder o amor.

Bacci!!!
 
Beta
Reações:

3 comentários :

  1. dannyzinharjj10:11 AM

    Oi Beta, tb sou jornalista de formação...mas adm de profissão! rs
    Isso ñ significa q tb ñ ame ser jornalista, mas ñ pintou oportunidade para trabalhar na área de minha formação, já q estou na mesma companhia desde antes a fal.Bem...mas o q me levou escrever foi o fato de q eu (é lógico: lerei os livros recomendados aqui neste blog rs)tb lí uma história q gostei muito sobre uma jornalista, embora fazem tantos anos q nem lembro-me direito, mas chamava-se Uma esposa independente (Linda Howard)Bianca duplo 582. Vc leu? Conhece a história? Na época, há de 10 anos, eu gostei...embora ñ sei qual seria minha impressão hoje!
    Gostaria de conhecer a sua impressão sobre este historinha em particular. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:38 AM

    Oi Beta.
    No início dos anos 90 li um livro da série júlia e amei,(nº606,autora katryn Ross,título:não me chame de traidora)Ajude-me a reencontrá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Beta,
    Gostaria de fazer dois pedido.
    O Primeiro e a respeito do livro "Vamos Fazer de conta?". Você teria ele em e-book?
    Se tivesse, poderia me mandar?
    O segundo é o livro "uma esposa para Nathan".
    Se você puder me mandar vou agradecer muito.
    Obrigada,
    Ana

    ResponderExcluir